ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 6 de janeiro de 2018

PALAVRAS DO INSTRUTOR DISTRITAL


PALAVRAS DO INSTRUTOR DISTRITAL
                                              ALBERTO BITTENCOURT - maio, 2015


Convidou-me o governador Eduardo Mota para dizer-lhes algumas palavras na condição de Instrutor Distrital, cargo que exerço pela terceira vez neste Distrito, tendo-o sido antes dos governadores Aluísio de Freitas em 2007-08 e Luiz Mário em 2013-14
A função do Instrutor Distrital foi criada com o PLD – Plano de Liderança Distrital, no ano de 1993, com o objetivo de fortalecer clubes e distritos. Junto com o Instrutor Distrital, foram estruturados as funções de Governadores Assistentes, reestruturadas as Comissões Distritais, definido o papel consultivo do Colégio de Governadores e estabelecidos os programas de treinamento e capacitação distrital. 
A atuação do Instrutor Distrital começa já na fase de governador eleito. Ele é o responsável pela  Comissão de Capacitação do Distrito, designando o presidente e cada um de seus integrantes.
Os eventos sob sua responsabilidade são:
• Seminários de treinamento da equipe distrital, presidentes eleitos (PETS), governadores assistentes (GATS).
• Assembleia distrital
• Seminários distritais sobre Desenvolvimento do  Rotary, Imagem Pública e Fundação Rotária
• Programas de capacitação de líderes de Rotary, Rotaract e Interact Clubs.
• Outros treinamentos no distrito, conforme necessário.
Em síntese, podemos afirmar, sem medo de errar que:
O Instrutor Distrital é o cérebro dos programas de capacitação do Distrito. 
Os Seminários de Treinamento mais importantes são, sem dúvida, o PETS, para os Presidentes Eleitos, cuja participação presencial é obrigatória e o GATS, para os Governadores Assistentes, que precisam ter consciência de sua missão e dos desdobramentos da mesma.
Há governadores assistentes excelentes, muito bons, e esses são a maioria. Mas, infelizmente, como em toda coletividade, há também uns poucos que não correspondem. Os governadores assistentes constituem um elo fundamental na administração do distrito. Eles são a ponte que une o distrito aos clubes. Costumo dizer que:
"o governador assistente é a chave mestra da administração distrital. Existem outras chaves, mas a chave mestra é a que abre todas as portas".
Ao assumir o cargo de governador do Distrito 4.500, com 90 Rotary Clubs, 2300 associados, distribuídos nos três estados da federação: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Eduardo Mota escolheu sua equipe distrital, sintonizada com as metas e objetivos do presidente Gary Huang, inspirado pelo lema "Faça o Rotary Brilhar", que se constitui num  chamamento especial para todos os rotarianos. 

Para fazer o Rotary Brilhar, é preciso que cada rotariano mantenha uma  chama acesa, brilhando dentro do seu coração. Isso  significa pensar sempre na grande obra e nos objetivos de Rotary. Significa sentir emoções, alegrias, compartilhando Rotary, e sobretudo, significa criar e agir a favor  da vida na compaixão e ajuda aos semelhantes.
Nosso Distrito tem um Quadro Associativo estabilizado com 2300 rotarianos em 90 Rotary Clubs, há mais de dez anos, com uma rotatividade anual de cerca de 10%.
O Rotary tem investido em pesquisas, estudos, programas pilotos e tudo desemboca numa única questão: a retenção do quadro associativo. Como reter é o xis do problema.
Eu creio que tudo é reflexo de apenas uma coisa que se chama relacionamento. Com as dificuldades do mundo moderno os relacionamentos empobreceram, de um modo geral. Antigamente as famílias se visitavam. Paul Harris em "ESSA ERA ROTÁRIA", escrito em 1935, já pregava as vantagens de fazer uma visita a um amigo. Ele dizia que melhor do que visitar é receber  a visita. Hoje em dia as pessoas se fecham em seus círculos familiares, premidos pela violência urbana, pela falta de segurança, pelos afazeres multiplicados do dia a dia. Para se ter um bom relacionamento, é preciso convivência e para isso é necessária a frequência em Rotary. Não somente do rotariano, mas de toda a Família Rotária.
Com o convívio, se desenvolve a mútua confiança. Confiança é a cola que une os relacionamentos, disse James Hunter, autor do Best Seller "O Monge e o Executivo". As mulheres são mais eficientes por que investem mais nos relacionamentos do que os homens. Enquanto que estes só pensam nas tarefas, nos objetivos, elas se preocupam com as pessoas. Por isso devemos atrair as mulheres para o nosso Quadro Social. O RC ideal é aquele que tem 50% de homens e 50% de mulheres.
Qualquer organização que trocasse seus dirigentes todos os anos, certamente estaria fadada ao fracasso. Porém tal não ocorre com o Rotary, graças a cinco conceitos modernos da administração organizacional.
O primeiro conceito é Continuidade.
A primeira tarefa do governador Eduardo Mota, em 2014-15, foi dar continuidade aos programas dos governadores que o antecederam, Alexandre Inojosa e demais.
Continuidade é uma palavra de ordem, usada no Rotary há algum tempo. Todos os  rotarianos e líderes rotários são elos de uma corrente. O sucesso do todo não pode ser medido pela força isolada de qualquer elo. Já se disse que uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.  Para garantir a continuidade dos serviços, os clubes devem ter seu planejamento estratégico com objetivos e metas traçados para os próximos três anos e a participação dos presidentes eleito e indicado. A continuidade nas prioridades estratégicas dos clubes certamente os levará a prestar 
serviços mais eficientes.
Antes, ouvia-se dizer que o sucesso de um clube dependia do presidente. Dizia-se: quando o presidente é bom, o clube é bom, quando o presidente é fraco, o clube é fraco.
Depois, eu passei a ter convicção de que o sucesso de um clube não depende do presidente, mas sim dos rotarianos. O clube é o reflexo de seus associados, concluí na época. Rotarianos conscientes, devotados ao ideal de servir fazem um clube forte. Um clube nunca será forte se a maioria for desmotivada, desinteressada, acomodada, por melhores intenções que possa ter o presidente.
Hoje eu vejo diferente. Vejo que o que falta nos Rotary Clubs são presidentes que liderem. A maioria dos presidentes assume sem ter tido um treinamento adequado, com pouco tempo de rotariano, e vai empurrando com a barriga, esperando o tempo passar para entregar a presidência ao presidente seguinte.
Um presidente ao assumir, precisa ter consciência de três coisas:
1.     Os companheiros querem que o presidente lidere, que tome as iniciativas, que assuma de fato o comando dos destinos do clube.
2.    O presidente tem que agir pelo exemplo. Tem que sair na frente, chamar a todos para a ação. Distribuir tarefas, cobrar resultados, avaliar, criticar e elogiar, conforme o caso.
3.     O presidente tem que ter a consciência de que jamais terá unanimidade. Sempre haverá quem critique, quem diga que a outra solução era a melhor.
Outra coisa. Um Rotary Club não pode ficar isolado entre quatro paredes. O isolamento é o atalho mais rápido para o fechamento definitivo. É papel do governador do distrito incentivar os Rotary Clubs a manter uma integração forte.
O segundo conceito é integração. 

Integração é outra palavra de ordem, significa estabelecer parcerias. Integração entre associados e familiares, dentro e fora do clube. Integração entre clubes, dos clubes com a equipe distrital, com o terceiro setor, com empresas públicas e privadas, com as pessoas nas comunidades. Quanto maior for a integração de um clube, maior será o brilho da chama do Rotary.
O terceiro conceito é  visibilidade. 

Visibilidade para o público interno, nossos companheiros rotarianos. Visibilidade para o público externo, que nos observa, para que mostremos nossa imagem, nossa força. Visibilidade para o público alvo, beneficiário de nossas ações, para que eles saibam e entendam quem somos, quais os nossos ideais e objetivos. Quanto maior for a visibilidade de um clube, maior será a sua força. Maior será a Imagem Pública do Rotary.
O quarto conceito é sustentabilidade. 

Esta é uma palavra da qual só ouvimos falar recentemente. 
A sustentabilidade, em sua essência, significa que o trabalho não terminará quando acabarem os recursos de nossos projetos. Na verdade, projetos sustentáveis exigirão um pouco mais de esforço e de recursos, mas a sustentabilidade é essencial para o sucesso.
Quando falamos de sustentabilidade no Rotary, não estamos falando somente em garantir
que nossos serviços durem; queremos garantir que os Rotary Clubs durem. E isso significa garantir que eles permanecerão fortes depois de termos deixado de ser presidentes.
Finalmente, chegamos ao quinto conceito que é mobilização. 

Mobilizar o quadro associativo para a prestação de serviços. Mobilizar o associado veterano, fazer reacender em seu coração a chama que Faz o Rotary Brilhar.
Mobilizar os jovens profissionais para que se interessem pelo Rotary. Essa parece ser a tarefa mais difícil.
A sociedade mudou muito nestes últimos 50 anos. O jovem profissional de hoje tem interesses muito diferentes. Como atraí-los é uma tarefa que cabe a cada presidente de clube.
É por isso que peço para que cada um de vocês utilizem as ferramentas que o RI lançou no ano passado, no site do Rotary, no My Rotary, o Portal do Associado. 
o Rotary Club Central, é uma ferramenta que foi criada para ajudar os clubes e distritos a melhor compreender e captar objetivos e conquistas passadas, e a planejar estrategicamente para o futuro. Essa é uma excelente ferramenta e peço que a explorem, aprendam mais a respeito dela, e comecem a utilizá-la em seus clubes.
Traçar metas ambiciosas, porém realistas, e acompanhar nosso progresso no alcance delas são essenciais para manter os clubes e distritos alinhados em seu serviço rotário. A meta não é apenas fazer o bem no mundo, é fazer o melhor trabalho que pudermos; trabalho este que terá um impacto maior, mais positivo e duradouro.
Para mobilizar o jovem profissional,  é preciso que todo clube tenha uma presença na internet, para que os associados mais jovens possam nos encontrar quando nos procurarem.
A internet é o meio mais fácil de um possível novo associado encontrar informações sobre o clube, e o meio mais fácil e melhor de um clube mostrar o que tem a oferecer. Os melhores sites de clube são como uma janela sobre a vida do clube, com seus detalhes de projetos e oradores, e calendários de reuniões e eventos. É a melhor forma que há de mostrar às pessoas que não conhecem o Rotary o que é ser rotariano.
Peço também que pensem na internet como parte de sua caixa de ferramentas para dar visibilidade ao Rotary. Usem as mídias sociais, o Facebook, o Twitter, o Whatsapp, o Skype, o Instagram, para falar e mostrar o que seus clubes
e distritos estão fazendo. Isso não apenas ajuda o Rotary a ganhar novos associados, mas também ajuda os rotarianos a se comunicarem, com ideias e inspiração, e o potencial para novas parcerias ao redor do mundo.
 Peço a cada um de vocês que postem seus projetos no Rotary Showcase, para que possamos utilizar a força das mídias sociais para mostrar ao mundo as coisas fantásticas que o Rotary faz.
Finalmente, não podemos deixar de reconhecer  o trabalho do Rotary  especialmente na erradicação da pólio. 

Eu não tenho a menor dúvida, que no ano de 2017, ao comemorarmos o centenário da Fundação Rotária, estaremos muito perto de erradicar definitivamente esse grande mal que afeta a humanidade. O Rotary vencerá a grande batalha, na maior campanha de saúde pública já exercida no mundo. A erradicação total do vírus da paralisia infantil da face da terra.
Nós rotarianos somos todos campanhistas nessa luta, e eu, juntamente com Marcelo Haick, somos coordenadores zonais dessa campanha, para manter a vigilância e as campanhas de vacinação que possam garantir que o vírus não volte nunca mais.
Mas o mundo continua cada vez mais conturbado. O que se vê hoje são rios contaminados, poluídos, secando pelo desmatamento irregular das fontes e nascentes; Doenças como a dengue, a hanseníase, antes erradicadas, que estão voltando, com força e devastação total. Cidades que acumulam lixo em todos os cantos. Escolas que nao alfabetizam. A endemia da violência entre a juventude que não estuda e nem trabalha, presa fácil do tráfico e o consumo de drogas entorpecentes. A Falta de ética profissional, A Falta de respeito humano, a escassez de transporte urbano, de saúde pública, de moradias dignas. A disseminação das fraudes, da enganação, da corrupção desde as menores prefeituras até as maiores instituições nacionais como a Petrobras.
Nos dias atuais, quando o obscurantismo tomou conta da humanidade, quando o homem parece ter voltado ao estado pré-histórico de barbárie, quando ignorância, a violência, a selvageria imperam, numa época em que a intolerância e o fanatismo escravizam mentes e corações, quando a ausência de sentimentos e de amor se evidenciam a todo instante, o mundo parece cada vez mais mergulhado numa obscuridade plena, densa, total. 
Então, o brilho do Rotary nunca foi tão necessário. Esse brilho, nada mais é do que o reflexo da luz do rotariano. É o brilho do rotariano, refletido no Rotary, que faz mudar o curso da história.
Em face dos horrores que o homem impõe ao planeta, só há um caminho. É metamorfosear toda essa negatividade em uma nova e inédita criatividade. Vocês poderão  dizer que isso é impossível. Eu  responderei que sim, é possível e sempre será possível. Basta ver o que de formidável já foi feito pela mão do homem, pelos rotarianos, nesses 110 anos de existência.
Estão aí as nossas Empresas Cidadãs, os programas de Seguro Solidário, as campanhas destinados a angariar recursos para a FR.  

Para encerrar, quero recomendar a  todos que não deixem de assistir o documentário brasileiro indicado para o Oscar, o filme SAL DA TERRA e que conheçam INSTITUTO TERRA SEBASTIÃO SALGADO. Verão que nem tudo está perdido nesse mundo.



Nenhum comentário: