ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O FEIXE DE VARAS




O FEIXE DE VARAS

 

Baseado na fábula de la Fontaine, “o Velho e seus Três Filhos.


“Um ancião, no leito de morte, chamou os três filhos que não se entendiam e viviam brigando entre si. Deu a eles um FEIXE DE VARAS, e disse: 

- Aquele de vocês que conseguir quebrar este feixe de varas, herdará toda a minha fortuna.

Os três tentaram e nenhum conseguiu. Pacientemente, o ancião desatou o laço que unia as varas e as foi quebrando, uma a uma. Disse-lhes: 

- Se vocês se mantiverem unidos, como este feixe de varas, serão invencíveis, ninguém poderá derrotá-los. Porém, se derem lugar às desavenças, aos desentendimentos e vierem um dia a se separar, vocês se tornarão frágeis como as varas que foram quebradas.

Ele morreu e os irmãos permaneceram unidos. Enquanto estiveram unidos, foram fortes, ninguém conseguiu derrotá-los. Mas, em pouco tempo, as desavenças, os desentendimentos, começaram a aparecer. Chegaram a tal monta que eles acharam melhor dividir os bens herdados e cada um seguir o seu rumo.

Não demorou muito, o primeiro irmão foi vencido pelos concorrentes. Logo em seguida o segundo irmão foi derrotado pelos inimigos. Mais tarde, o terceiro irmão acabou sucumbindo ante os mais fortes e faliu.

Nesse momento, eles se deram conta que o velho pai tinha razão.”

A simbologia do Feixe de Varas, representa a força da união. Separados somos frágeis. Porém unidos, somos invencíveis.

Se a Família Rotária for partícipe das reuniões e eventos rotários e se mantiver unida como um Feixe de Varas, ela será forte, o clube será forte, terá um Quadro Social forte. Porém se ficar isolada, cada um por si, o clube será fraco e não fará nem a metade do seu trabalho.

Adotamos o mote do FEIXE DE VARAS, como um grito de entusiasmo pela força de união e do companheirismo da Família Rotária.


Não pretendemos ser o maior,
tampouco queremos ser o melhor,
mas a Família Rotária , creiam todos
é forte e unida como um...
FEIXE DE VARAS!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigos, para mim que nasci em uma fazendinha, numa casa com paredes de "Varas" (QUE SE JUNTAVAM AO BARRO)entendo bem quão fortes são quando entrelaçadas. Veio a chuva, o sol, o vento...Varas unidas: Sobrevivi!Hoje, mesmo morando nesta cidade de concreto, continuo fazendo "FEIXE" de vigas de ferro...Que mesmo sendo ferro, se a viga é sozinha, não há fortaleza!
Caro Alberto, a leitura de "FEIXE DE VARAS" é privilégio!

Anônimo disse...

Amei o FEIXE DE VARAS, DESDE O PRIMEIRO DIA QUE LI....
E USO, E REPASSO TB....
VALEU MEU PREZADO!!!