ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 3 de junho de 2021

HIGIENE MENTAL


HIGIENE MENTAL

Alberto Bittencourt - Recife, agosto de 2012



Certa noite, em minha costumeira dificuldade de dormir, após ter dado mil voltas, para um lado e para o outro, tanto na cama como nos pensamentos, inquieto de corpo e alma, com a garganta ressequida, resolvo levantar para beber um gole d’água. Ao chegar à cozinha, lá estava ele, sentado à mesa, absorto na leitura de um livro. Sem mover a cabeça, levanta o olhar por cima dos óculos:

_ Que se passa com você, meu amigo?

_ Não consigo dormir. Não sei mais o que fazer.

O homem balança a cabeça para um lado e para o outro. Meu pensamento voa para o berço de minhas lembranças. Transporto-me de volta aos bancos escolares, Colégio Militar do Rio de Janeiro, 1954, primeira série ginasial, onze anos de idade. Estou diante do Professor. Ele usa sempre uma bata branca, de óculos, nem gordo nem magro, andar e fala mansa. Era um dos poucos professores civis daquele educandário.


Carlos Juliano Torres Pastorino foi meu professor de latim, por três anos consecutivos, da primeira à terceira série. Foi um dos que mais marcou minha personalidade em formação. Desde logo tornou-se um substituto da imagem de meu pai, precocemente falecido.


Nasceu no Rio de Janeiro em 1910 e faleceu em Brasília, em 1980. Ordenou-se padre em Roma no ano de 1937, mas abandonou a batina diante da recusa do Papa Pio XII em receber o Mahatma Gandhi em seu traje habitual, raciocinando que o célebre pacifista indiano vestia-se como Jesus Cristo. Poliglota, lecionou latim, grego, espanhol e esperanto. Passou a estudar e praticar a religião espírita após receber de um colega professor do Colégio Pedro II, um exemplar de “O Livro dos Espíritos".


Foi um dos idealizadores e fundadores, em 1958, do Lar Fabiano de Cristo, entidade beneficente da CAPEMI – Caixa de Pecúlio dos Militares, que atende a mais de 8 mil crianças e suas famílias absolutamente carentes em diversos estados do Brasil.

No Recife, o Lar Fabiano de Cristo mantém, além da escola Rodolfo Aureliano, na Várzea, o Lar de Cáritas, situada no Jardim Piedade, municipio de Jaboatão dos Guararapes, creche que abriga mais de 300 crianças, à qual meu clube, o Rotary Club do Recife-Boa Viagem, assistiu com seis projetos de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária (*).

Naquela noite indormida, o Professor volta-se para mim e diz, quase num sussurro:

_ Meu amigo, você sabe para o que serve a noite?

_ Para dormir, respondi.

_ Sim, mas existem dois modos de dormir. Dormir, para se recuperar das fadigas do dia, para repor as energias gastas, e dormir para enriquecer o espírito. A maior parte das pessoas conhece apenas as noites vazias do bem merecido repouso. São raros aqueles que usam a noite como fonte de inspiração. Ah, meu caro, se você soubesse os tesouros que a noite encerra...

Meu espírito se encanta: _Como assim?

Ele fecha o livro e me olha firmemente:

_ Sabe qual é a parte do corpo mais suja ao fim do dia? Não são as mãos, não são os pés. Não, não! É dentro das nossas cabeças que nós estamos mais sujos. Sabe por quê? Porque nós passamos todos os dias em permanente julgamento de nós mesmos. A todo instante nos anulamos, nos apequenamos, nos violentamos. Vivemos sob constante pressão, em permanente estado de culpa. Isso é o que nos suja, pois sabe quem é o autor de tudo isso? Nossa própria mente.

_Como então, prossegue o Professor, podemos dormir com serenidade, tendo tanta sujeira na mente? Meu caro aluno, para passar uma noite calma e bem dormida, é preciso antes fazer uma limpeza da mente, lavar a sujeira acumulada.

_Mas, Professor, como se faz essa limpeza?

_Ora, é simples. Assim como fazemos a higiene corporal, tomamos banho, limpamos e lavamos o corpo, devemos praticar a Higiene Mental, cuidar da mente, lavar a sujeira acumulada em nossos pensamentos.

_De que modo? Perguntei.

_Basta que, antes de dormir, você faça um balanço de seu dia, desde o instante em que acordou, pela manhã. Procure reviver os momentos mais agradáveis. Pense no que lhe fez mais feliz. Desse modo, você aliviará seu espírito da carga dos autojulgamentos e você, então, terá a alegria de saber o que você é e o que poderá ser realmente, em lugar de ficar se reprovando pelo que você não foi. Com o espírito mais leve, você dormirá a noite toda, como uma criança. Ah, a noite, se você soubesse como a vida interior é mais bela, mais fácil de ser vivida, justamente porque nela não há o medo nem a angustia da vida exterior. Para usufruir, basta praticar a Higiene Mental.

Era o professor Torres Pastorino, de volta das salas de aula.

No tempo de estudante, ele me indicou dois livros, considerados precursores da Higiene Mental. Ainda hoje os tenho, como preciosidades em minha biblioteca:

1. “Um Espírito que se Encontrou a si Mesmo” de Clifford W. Bars (1876-1943), escrito em 1908, ainda adotado em cursos de psicologia. Nele, o autor conta, em autobiografia, os sintomas que sentia até chegar à loucura, que o levou a ser internado por três anos em hospício, numa época em que os tratamentos eram irracionais e desumanos. Num surto, o autor atirou-se pela janela do terceiro andar. Machucou-se bastante, mas a recuperação física foi acompanhada pela recuperação mental. Curado, relatou no livro a experiência, dando origem à ciência da Higiene Mental. Clifford foi o fundador e presidente da Sociedade Americana de Higiene Mental.

2. “Roteiro da Saúde Mental” do prof. Emilio Mira y Lopes (1896-1964) editora José Olympio, escrito em 1956. Psicólogo e psiquiatra, escritor e conferencista, o autor lecionou em várias universidades pelo mundo e terminou no Brasil, onde faleceu.

Dono de voz clara, pausada e límpida, o Professor Pastorino, além de escritor e professor, era também radialista, jornalista, teatrólogo, escritor, historiador, filólogo, filósofo, poeta e compositor. Ele adotava o nome artístico de Carlos Juliano em seu programa na rádio Copacabana, no Rio de Janeiro, intitulado “Higiene Mental”, que eu ouvia diariamente.

Assim conduzia os pensamentos dos ouvintes:

_Pense num lugar tranquilo, à beira de um lago de águas claras e transparentes... ou,
_Pense numa época em que realmente você era feliz...  ou ainda:
_Mentalize uma onda de luz e amor, que vai crescendo e lhe envolvendo, transborda para seus parentes, amigos, e até para os dirigentes das nações, trazendo a paz e a harmonia...




Ainda hoje, nas reuniões semanais do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, eu encontro com o professor Torres Pastorino. Por ocasião da Oração Rotária, é feita a leitura de uma mensagem, tirada ao acaso, de seu pequeno livro “Minutos de Sabedoria”. São mensagens de fé, esperança e amor, que nos enlevam o espírito, servem para nossa reflexão e crescimento que, durante anos foram apresentadas, nas diversas horas do dia, através do microfone da Rádio Copacabana. O livrinho pode ser encontrado junto aos caixas da maioria das livrarias do país, editado pela editora Vozes em 1960. Já vendeu mais de dez milhões de exemplares e continua vendendo.

Agradecido ao Professor, voltei para a cama e dormi feliz, até o dia amanhecer.



(*) Veja no link UMA HISTÓRIA DE AMOR, abaixo, o trabalho do Rotary Club do Recife_Boa Viagem com o Lar de Cáritas:

http://albertobittencourt.blogspot.com.br/2012/02/uma-historia-de-amor.html

















9 comentários:

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Professor Pastorino de belas épocas, me parece lhe ter trazido o ápice da célebre Pirâmide de Maslow, demonstrando a chegada da coerência.Ao alcançá-la, seu mestre mostrou-lhe em espírito, a beleza de saber-se o que se é. Meditar sobre isto não é tarefa tão fácil. Mas, alcançavel sempre. Desde que sobre isto nos debruçemos e, de alma limpa nos encaminhemos ao altar dos justos. Até em nossos sonhos. Parabéns, amigo Bittencourt.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

dandomaispalpites disse...

Importantes ensinamentos... Que bom que os trouxe para que possamos aplicar em nossas vidas.

PAULO ROBERTO MAGALHÃES disse...

Alberto,
Também me reportei aos bancos escolares e me vieram as lembranças das aulas agradáveis do prof. Pastorino. Também o admirava muito e gostei muito das suas palavras. Bonita homenagem à êle.
Abraços
Paulo Roberto.

Ana de La Fontaine disse...

O artigo me tocou muito. Eu tenho o livrinho de MINUTOS DE SABEDORIA. Vou voltar a lê-lo.
Um abraco, Ana

Vicente Herculano da Silva disse...

Meu carissimo comp. ALBERTO...obrigado pela mensagem Higiene Mental; Prof.C.TORRES PASTORINO me acompanha há décadas, atraves do seu minusculo livro MINUTOS DE SABEDORIA...a grande surpresa, foi a sua biografia a que eu desconhecia completamente....muito obrigado ....um grande abraço VICENTE HERCULANO DA SILVA

LENI RAFAEL PEIXOTO disse...

Companheiro Alberto Bittencourt,
Gosto muito de ler os seus escritos. Eles fluem com leveza, racionalidade e sobretudo são muito tocantes e inspiradores.
Saudações,
Leni Rafael Peixoto.

Marcia Jaci - RC Frei Caneca disse...

Compaheiro Alberto Bittencourt
Fiquei emocionada com o seu depoimento, historias com essa nos deixa acreditar mais ainda na vida espiritual.Hoje vou tentar fazer uma higiene mental, pois sofro desta isonia da madrugada.
Parabens-Marcia Jaci RC Frei Caneca

HERMES PEREIRA DA SILVA disse...

Estimado Companheiro Gov. Alberto Bittencourt,
Acessei seu Blog, onde tive a grata satisfação de ler sobre dois importantes assuntos: Higiene Mental e as Realizações de Seu Rotary Club.
Certamente foram agradáveis assuntos: o primeiro, uma verdadeira receita para curar a insônia, principalmente por que se relaciona muito de perto com a importância da espiritualidade, com quem tenho grande afinidade, pois, sou médium espírita há quarenta anos; o segundo, pelas grandiosas realizações do seu Rotary Club, numa demonstração de que quando se quer fazer, basta ter boa vontade, imaginação, arregaçar as mangas e, dessa forma, por mãos a obra.
Nossas comunidades quando vem obras concretizadas, nos dão crédito, nos acompanham e nos ajudam de forma decisiva, nos possibilitando grandes feitos.
Foi muito bom lê-lo. Parabéns.
Seja feliz e que o Feixe de Varas, o qual você faz questão de usar como exemplo de capacidade e competência, seja cada vez mais forte, proporcionando-lhe, assim, inúmeras oportunidades de grandes realizações. Na minha gestão como governador, este foi um dos meus pontos de apoio.
Forte abraço, com votos de muito sucesso.
Hermes Pereira da Silva
Governador 2001/2002 - Distrito 4680
R.C. de São Lourenço do Sul - RS.

MESSIAS NEVES DOS SANTOS disse...

Bom dia Alberto,
Meu irmão é muito bom receber as suas mensagens sou um aprendiz e encontro em sua sabedoria muito AMOR e PAZ, e tem me ajudado a melhorar meus pensamentos organizando-os para o amor.
Certa vez li seu artigo li o artigo do HIGIENE MENTAL, que enfatiza a sua amizade com o Carlos Pastorino que hoje devido aos seus ensinamentos estou fazendo um trabalho de enviair diariamente uma mensagem através das mídias sociais ou até via email aos amigos.
Por contato dessa mudança de vida e pois tento todos os dias emitir mensagens amor, muitas copiadas do belo livrinho, um senhor inclusive de Boa Viagem me procurou pois havia recebido a licença para uma rádio comunitária que está em fase final de montagem de equipamentos,
Acho que seria uma imensa oportunidade de levarmos um amensagem de amor as mais pessoas, e nisso vossa senhoria com sabedoria sabe mais do que ninguém, assim peço um horário em vossa agenda para que juntos possamos avançar mais nessa idéia.

Messias Neves dos Santos
messiascba@gmail.com
081-30384523
081-99210322