ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A ÁGUIA E A GALINHA


A ÁGUIA E A GALINHA
(Parábola sobre as Novas Gerações)
Alberto Bittencourt - setembro de 2012







Leonardo Boff no livro “A Águia e a Galinha” relata uma das parábolas mais bonitas de autoria de James Aggrey:


"Um fazendeiro encontrou na floresta um filhote de águia. Recolheu, levou e colocou no galinheiro, junto com as galinhas, e começou a alimentar com milho e ração de galinha. O filhote foi crescendo no meio das galinhas, adquirindo seus hábitos, ciscando a terra como se fosse galinha, embora a águia fosse o rei/ rainha de todos os pássaros.

Cinco anos depois, ela tinha o comportamento de galinha, vivia como galinha, comia como galinha, inclusive cacarejava como galinha.

Um dia um naturalista passou pela fazenda e observando o galinheiro, disse: Esse pássaro aí não é uma galinha, é uma águia.

De fato, disse o fazendeiro, ela nasceu águia, mas hoje é uma galinha. Foi criada como galinha, vive como galinha e se comporta como galinha. Tem os hábitos de uma galinha.

Não, retrucou o naturalista. Ela é e sempre será  uma águia, pois tem o coração de águia e ninguém pode contrariar a sua natureza. Esse coração a fará um dia voar às alturas. Eu vou provar a você que ela é uma águia.

Não, não, insistiu o fazendeiro. Não é possível. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a  águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a, disse: Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia viu as galinhas no chão, pulou para junto delas e voltou a ciscar os grãos.

O fazendeiro comentou: eu não falei que era uma galinha? Ela não é mais águia, ela virou uma simples galinha!

Mas o naturalista tornou a insistir: Não, ela tem no coração a natureza da águia. Vamos leva-la para cima de casa e você vai ver que ela vai se tornar águia novamente.

Ele a levou para o telhado da casa e sussurrou-lhe: Águia, abra suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá em baixo as galinhas no chão, pulou e voltou a ciscar no meio delas. 

O fazendeiro disse: Tá vendo só o que eu disse? Ela é e sempre será uma galinha.

Mas o naturalista não se conformou. Não, afirmou. Amanhã nós vamos lá no alto daquela montanha e você vai ver que ela não é uma galinha, é uma águia.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: Águia, já que você é  uma águia, já que você pertence  ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia tremia feito vara verde, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Você é uma águia, voe! E a lançou contra o sol. Nesse momento a águia abriu as suas asas de quase três metros de envergadura, grasnou como as águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou...voou... até confundir-se com o azul do firmamento."





Esta parábola  ilustra que nós temos o dever como rotarianos de resgatar nos homens a águia que existe dentro de cada um, para que eles não fiquem o resto de suas vidas a ciscar a terra feito galinhas, para que eles possam exercer a sua natureza divina e rica e desempenhem o seu verdadeiro papel na Terra.



Um jovem normal pode crescer num ambiente deturpado pela miséria, pela violência, pela marginalidade. É nosso dever, como rotarianos, trabalhar para libertar a águia que habita o coração desse jovem, para que ele possa ser liberto, atender ao chamado das alturas, voar em busca do sol, em lugar de passar a vida a ciscar a terra como as galinhas.





10 comentários:

MARCELO VENANCIO BARROS disse...

Colegas, paz e bem!
Mais uma vez, o companheiro rotariano Alberto Bittencourt, do Recife/PE, nos brinda com seus belos textos (comentários).
Hoje, ele nos apresenta o texto A águia e a galinha (Parábola sobre as Novas Gerações), de James Aggrey, cujo comentário é muito cabido para a juventude dos dias atuais.
Visitem o seu blog e façam os seus comentários.
Abraço forte,
Marcelo V. BARROS
João Pessoa/PB, Brasil

HATERAS disse...

Meu Caro EGD, Alberto Bittencourt, Seu diário, mostra muito bem a
disciplina e paciência de que você é possuidor na busca de seus
objetivos Stop A Águia e a Galinha (Parábola sobre as Novas Gerações) foi bem coloacada, bem comparada. Parabéns.
Um Grande Abraço Háteras
EGD 99/00 D. 4490

OSVALDO FAUSTINO NOBREGA disse...

O companheiro Alberto Bittencout descreve, abaixo, a lição tirada da Parábola A Águia e a Galinha , de autoria de James Aggrey, divugada (in totum) no seu Blog “Feixe de Varas”.

“Esta parábola ilustra que nós temos o dever como rotarianos de resgatar nos homens a águia que existe dentro de cada um, para que eles não fiquem o resto de suas vidas a ciscar a terra feito galinhas, para que eles possam exercer a sua natureza divina e rica e desempenhem o seu verdadeiro papel na Terra.

Um jovem normal pode crescer num ambiente deturpado pela miséria, pela violência, pela marginalidade. É nosso dever, como rotarianos, trabalhar para libertar a águia que habita o coração desse jovem, para que ele possa ser liberto, atender ao chamado das alturas, voar em busca do sol, em lugar de passar a vida a ciscar a terra como as galinhas.”

PEDRO GAUDÊNCIO DE CASTRO disse...

Amigo Bittencourt:
Esta parábola é realmente sensacional. Você é um inspirador. Preciso levá-lo, mais uma vez ao Brum.
Depois falarei.
Um bom feriado.
Pedro Gaudencio

Sirlei e Nascimento disse...

Companheiro, estamos fazendo o voo da águia em nosso club neste ano rotário, ao trabalharmos com nossas comunidades carente.Despertamos e percebemos que podemos voar através de sementes que plantamos nesses dois anos, pois "Dar De Si Antes De Pensar Em SI", é o nosso objetivo maior em Rotary. DEUS tem sido nosso maior parceiro neste voou companheiro.

ANA HERTZ disse...

Muito bom!!!!
Beijos
Ana Hertz

TOINHO PORTELA disse...

Águias e galinhas, meu querido Alberto, temo-nas todas, tantas, a indecidir-se em seus voos.
Também há a toupeira, "que esburaca, que esburaca".
Nem tanto ao céu, nem tanto à lápide.
Mas sua mensagem é, no fundo, edificante.
Seu sempre amigo
Toinho Portela

SUZETE SERODIO disse...

Dr Alberto
Que parábola linda e seu comentário é muito pertinente. Parabens aos rotarianos por estarem sempre libertando essas águias que ainda permanecem presas e não aprenderam a voar.
Suzete Seródio

ENY HERTZ CUNHA disse...

Gosto muito desta parábola.
bjs
EnyHz

SIMONE LUCENA DE ARAUJO disse...

Adorei a fábula da Águia e a Galinha!!! Quantas vezes precisei despertar a "águia" que existe dentro de mim! Passado algum tempo, ou em determinados momentos pego-me pensando e agindo como "galinha",(de novo) em detrimento de coisas e pessoas que não merecem. É sempre assim......Espero não esquecer nunca mais essa fábula e ser águia para sempre....kkkkkkkkkkkkkkkk
Meu Pai também é rotaryano e já foi presidente do Boa Vista, em meado dos anos 80, já tem muito tempo! O nome dele é Euler Lucena.