ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 6 de janeiro de 2018

YOGA - UM ESTILO DE VIDA

YOGA – UM ESTILO DE VIDA
Alberto Bittencourt







Eu e o meu Mestre Prof. Hermógenes no ano 2000



A - INTRODUÇÃO


Moro no Recife. Fui aluno do prof. José Hermógenes de Andrade desde a infância, nos cursos de Admissão, Ginasial e Científico do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Ele me ensinou Matemática, História e Filosofia. A partir daí, sigo seus passos, mesmo à distância.
Em 1952, aos 10 anos, pela mão de meu pai, visitei o prof. Hermógenes no leito do hospital. Ele padecia de uma enfermidade pulmonar grave e falou da prática da Yoga como restauradora da saúde. "A Yoga salvou a minha vida", disse posteriomente.



Em 1956, comecei a praticar Yoga, através de um livro indicado pelo professor: "Sport et Yoga", edição francesa, de Selvajarah Yesudian e Elisabeth Haich, editado depois no Brasil pela ed. Cultrix, sob o título "Ioga e Saúde". Naquele tempo, praticamente, não havia livros em português. 
Tornei-me aluno da Academia Hermógenes, na rua Uruguaiana, 118, centro do Rio, onde ainda hoje funciona.






Em 1962, ganhei a primeira edição, autografada de "Autoperfeição com Hatha Yoga".

ano 2000 - Este cara sou eu!
Na prática de Nauli











Pratico Yoga durante toda a minha vida e tenho pelo prof Hermógenes a veneração de um discípulo por seu mestre.






B - DESENVOLVIMENTO




YOGA é um estilo de vida. É um sistema integrado de educação do corpo, mente e espírito. Tem por objetivo o desenvolvimento do potencial humano, baseado no conceito de auto-ajuda ou do mérito próprio e da não competitividade.

Yoga é a exploração do potencial do corpo, trabalhando em harmonia com a mente, a fim de reconhecer o eu superior.

Esta arte de viver corretamente é praticada na Índia há milhares de anos, mas desde que a Yoga trata das verdades universais, seus ensinamentos são tão válidos hoje, quanto o foram nos tempos antigos.

A YOGA é uma ciência aplicável a todos, independente de idade ou sexo, casta ou crença, religião ou seita. A Yoga é uma prática, não uma religião e suas técnicas podem ser praticadas por budistas, judeus, cristãos, muçulmanos, hindus, assim como por ateus, que não têm religião nenhuma.

A palavra Yoga provém da raiz "yuj" do Sânscrito, que significa _ unir, conectar, ligar _ mais o sufixo "ghyan" que significa completar.

Yoga é uma palavra em sânscrito que significa a união do corpo, mente e espírito. Pode ser traduzido como uma união espiritual da sua alma com Deus ou Verdade Eterna. 

O praticante de Yoga aspira três estágios: união consigo mesmo, união com os demais seres e união com o absoluto. 

De acordo com esses princípios, observamos que a Yoga tem como finalidade dar ao ser humano um completo bem estar consigo mesmo e com os demais seres do universo, resultando em plena saúde global. 

No mundo de hoje, conturbado e caótico, o homem é sujeito a uma série de distúrbios e de desequilíbrios psicossomáticos, frutos do stress e da tensão. A Yoga ajuda a união do corpo com a mente, numa harmoniosa busca da saúde e da eficiência, transcendendo o ego individual através da conscientização da natureza essencial, espiritual de cada um. 

O professor Hermógenes que, há mais de 50 anos, ensina Yoga no Brasil, afirma: "Yoga é uma ciência pragmática que ajuda o homem a adquirir uma personalidade bem integrada em todos os níveis, físico, mental, emocional, intelectual e espiritual". Diz mais o professor: "A Yoga em termos modernos pode corretamente ser designada como um trabalho holístico por excelência, pois integra energia, emoções, pensamentos e filosofia de vida".

O sábio Patânjali, que viveu 300 anos antes de Cristo, autor dos oito caminhos da Yoga (ashtanga Yoga), um compreensível e sistemático método para o desenvolvimento do espírito, disse: "Yoga é o controle das ondas mentais".

Restringir ou controlar a mente se alcança pela prática do não envolvimento. Destacar a mente dos aspectos materialistas do mundo e guiá-la para uma clara, boa e racional direção é um dos objetivos da Yoga.

A Yoga utiliza o poder pessoal, melhora nosso intelecto, nos ensina a controlar as emoções e a colocar concentração e eficiência em nossas ações e trabalho.

A Yoga é um remédio preventivo e eficaz para todos os males da chamada vida moderna. A prática da Yoga aumenta nossa capacidade pulmonar e respiratória, melhora nossa habilidade de resistir ao stress, de reduzir o peso corporal e nossas medidas físicas, diminui o colesterol e o nível de açúcar no sangue e estabiliza, renova e vitaliza todos os sistemas orgânicos naturais. 

A prática da Yoga envolve paciência, perseverança e uma acurada observação de si mesmo. 

A prática consistente das posturas de Yoga desenvolve e cultiva a habilidade de observar o que está ocorrendo no presente momento. Focando sua atenção nos movimentos sutis, tanto da mente quanto do corpo, você ganhará uma nova visão, voltada para dentro (insight) da natureza das coisas como elas verdadeiramente são. 

Esse conhecimento é o estado de consciência pura ao qual se seguem a felicidade, liberdade e paz.

Nas palavras de Shri Iyengar, a Yoga é educação, isto é, visa desenvolver o potencial máximo no homem. Ela também é construtora do caráter, já que assegura unidade e harmonia de corpo, mente e alma, além de uma bem integrada personalidade, que está em paz consigo e com a sociedade.

Osho define Yoga como o despertar do estado de consciência pura.

Shri Krishnamurti define Yoga como ponte que liga o consciente ao inconsciente.

O Bhagawad Gita diz: "Yoga é a clareza em ação, Yoga é a divindade interior, o eu superior". O Gita, além disso, retrata a Yoga como o poder da criação e que acalma o poder da mente.


C - CONCLUSÃO

Então a Yoga não é apenas um processo que leva o homem em direção à sua maravilhosa e oculta personalidade, trazendo maestria ao corpo, mente, intelecto e faculdades emocionais, mas também um poderoso instrumento para manifestar o potencial interior poderoso e oculto. Ele começa manifestando a sua divindade interior no seu comportamento, trazendo bênçãos à sua vida e ao seu entorno.

A Yoga é um instrumento vital para o desenvolvimento do homem, mais relevante que nunca, nesta era moderna, científica. 

Na verdade, Yoga é a arte da vida em sintonia com o próximo.

Yoga então é sinônimo de viver a verdade na sua plenitude.

Nenhum comentário: