ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O ROTARY E A MOBILIZAÇÃO SOCIAL

 O ROTARY E A MOBILIZAÇÃO  SOCIAL

Alberto Bittencourt.   Fev de 2019. 



Através do Rotary, há cerca de 35 anos venho militando nas áreas sociais.

Em 1996-97, como presidente do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, realizei três projetos de Subsídios Equivalentes, em favor de uma creche denominada Lar de Cáritas, no valor total de 60 mil dólares.

Antes mesmo de ser governador do Distrito 4500, presidi durante seis anos, de 1997 a 2003, a Comissão Distrital da Fundação Rotária. Nessa função, ajudei os clubes de meu Distrito a concretizarem mais de 105 projetos de Subsídios Equivalentes, no valor aproximado de 2 milhões de dólares.

Posteriormente, tendo exercido o cargo de governador do Distrito 4500, no ano do centenário, 2004-05, exerci, por mais três anos, outro período de chairman da CDFR, de 2013 a 2016. Ao todo foram nove anos à frente da Comissão Distrital da FR.


O Distrito 4500 era o maior do Brasil, quiçá da Américas Central e do Sul. Compreendia 90 Rotary Clubs nos estados de PE, PB, e RN, e cerca de 2400 rotarianos.

Como governador do distrito 4500, inspirei presidentes e rotarianos a prestarem serviços para as comunidades mais carentes.

Nas minhas visitas oficiais, tive oportunidade de conhecer mais de 100 projetos sociais que desempenhavam um papel relevante em favor de crianças, idosos, enfermos, deficientes, dependentes químicos...


Conheci também as Escolas Rotary do nosso Distrito, em número de 25. Foram construídas pelo esforço e dedicação de rotarianos, há mais de 40 anos, em terrenos grandes e bem localizados, distribuídas nos três estados: PE, PB e RN. Os prédios, de excelente qualidade, as salas de aulas e outras dependências, amplas, bem ventiladas, o mobiliário ainda em excelente estado de conservação. Mantidas pelo Rotary, as Escolas Rotary cumpriram o seu papel durante muitos anos. Hoje funcionam conveniadas com as secretarias municipais ou estaduais de educação e continuam a prestar excelentes serviços.


Existem mais de 500 ONGs no Recife, empenhadas no mais valoroso trabalho humanitário. Convivi com iniciativas de empresas grandes e pequenos, de todo porte, voltadas para o empreendedorismo social, interessadas no que se chama o balanço social das empresas.

Todas têm a ciência de que não adianta apenas o lucro financeiro, se não promoverem também a transformação social.

O balanço social é focado no resultado obtido da transformação das pessoas, das comunidades, das cidades.


Conheci ONGs internacionais interessadas em fazer o bem para nossas crianças, em melhorar suas vidas e mudar o seu futuro. 

Uma dessas é a AEB- Association Enfants du Brésil. Fundada em 1988, há mais de 30 anos portanto. Com sede na cidade de Neuchâtel, Suíça é constituída pelos pais adotivos de crianças brasileiras, numa época em que a adoção internacional no Brasil era mais fácil.

Todos os anos a diretoria e alguns associados vêm ao Brasil, pagando as despesas do próprio bolso.

Geralmente nos meses de setembro ou outubro, chegando para visitar creches, escolas, comunidades e famílias carentes, centros de recuperação de drogados, principalmente nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Trazem ajuda financeira, gêneros, brinquedos, objetos de primeira necessidade.

Não hesitam em pagar excesso de peso nas companhias aéreas, resultado de mais de 20 volumes de doações para as crianças.  


É o exemplo dessas pessoas, abnegadas, motivadas, mobilizadas, que me faz manter acesa a chama do ideal de servir e a esperança de que um dia, unidos, veremos o sorriso dessas crianças, num presente radioso, transformado pelas ações de rotarianos do mundo inteiro. 

Obrigado ao Rotary, por me dar a chance de ser partícipe dessa transformação. 

Nenhum comentário: