ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ANIVERSÁRIO DE 108 ANOS DO ROTARY INTERNATIONAL











 ANIVERSÁRIO DE 108 ANOS DO ROTARY INTERNATIONAL
Alberto Bittencourt

O Rotary International celebra no sábado, 23 de fevereiro de 2013, 108 anos de fundação. O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América no ano de 1905.
Nada melhor do que transcrever as palavras do idealizador e fundador do Rotary, o advogado norte-americano, Paul Percy Harris, de seu livro autobiográfico, intitulado Meu Caminho para o Rotary.

Uma noite – conta ele – fui com um amigo profissional até sua casa nos arrabaldes (de Chicago). Depois do jantar, enquanto passeávamos pela vizinhança, o meu amigo saudava pelo nome vários comerciantes que estavam nos seus estabelecimentos. Isto  fez-me lembrar a minha aldeia da Nova Inglaterra. Ocorreu-me então: por que não arranjar em Chicago uma roda de companheiros de diferentes ocupações, sem restrições de política ou religião, com ampla tolerância pelas opiniões uns dos outros? Não poderia vir a existir nesse companheirismo um mútuo auxílio?”
“Não agi imediatamente segundo o meu impulso. Meses e até anos se passaram. Caminhei sozinho, mas por fim, em fevereiro de 1905, convidei três jovens homens de negócios para se reunirem comigo e expus-lhes um plano muito simples de mútua cooperação e amizade, sem constrangimentos, tal como havíamos outrora conhecido em nossas aldeias. Concordaram com meu plano, Sylvester Schiele, comerciante de carvão, o meu amigo mais íntimo de Chicago e um dos três que primeiro se reuniram comigo. Foi escolhido como nosso primeiro presidente, e tem sido um membro permanente do clube. Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiran Shorey, dono de alfaiataria, eram os outros dois, mas, não continuaram. Porém outros que rapidamente se juntaram ao grupo com entusiasmo, ajudaram a desenvolver o projeto.”
“Crescemos em número, em companheirismo, no espírito de auxílio à nossa cidade. Aprendemos o quanto tínhamos em comum. Sentíamos prazer em podermos ajudar-nos uns aos outros.”
“Na terceira reunião do grupo, apresentei várias sugestões quanto ao nome a dar ao clube, entre elas o de Rotary, e esse foi o nome escolhido, visto que nos reuníamos nessa altura, em rotação, nos nossos escritórios e locais de negócios. Mais tarde, ainda em rotação, reuníamo-nos em hotéis e restaurantes. Assim, começamos como “rotarianos” e como tal continuamos a ser.”
“No terceiro ano fui eleito presidente e as minhas ambições então eram primeiro, desenvolver o clube de Chicago, segundo, estender o movimento a outras cidades, terceiro, intensificar o serviço à comunidade como um dos objetivos do clube.”

Até aqui foram palavras do próprio Paul Harris ao contar como foi o início do Rotary em seu livro autobiográfico.
O crescimento do Rotary foi incrivelmente rápido. Em 1908 foi fundado o segundo clube na cidade de São Francisco, longe, na costa oeste dos Estados Unidos. Logo no ano seguinte, o terceiro, no outro lado da baía de São Francisco, na cidade de Oakland. O quarto clube foi em Seattle e o quinto em Los Angeles. Em 1910 já havia 15 Rotary Clubs no país. Foi nesse ano que se realizou a primeira convenção rotária em Chicago, onde foi criada a Associação Nacional do Rotary Clubs. Estiveram presentes cerca de 1.500 rotarianos.
Nesse ano de 1910, o Rotary cruzou a fronteira do Canadá, com a fundação do clube de Winnipeg. E em 1911 cruzou o Atlântico e chegou à Irlanda e Grã-Bretanha. Em 1912 a organização passou a denominar-se “Associação Internacional dos Rotary Clubs”. A designação “Rotary International” só foi adotada a partir da convenção de 1922, em Los Angeles.

A primeira convenção realizada fora dos Estados Unidos foi a de Edinburgo, na Escócia, e essa convenção teve uma importância extraordinária para os destinos do Rotary. É que os delegados decidiram criar uma comissão especial para estudar a estruturação de um estatuto único, bastante flexível, para todos os Rotary Clubs.
O presidente dessa comissão declarou: “A razão pela qual fomos convocados, decorreu do tremendo crescimento do Rotary. Estávamos tratando de tornar um grande sucesso em um sucesso ainda maior.”
Foi o resultado do trabalho dessa comissão, e de outras que se seguiram, que foi discutido e aprovado o estatuto único do Rotary International.

Na verdade, o Rotary caminhava rapidamente em direção a outros países e outros continentes. A partir de certo momento, era o próprio Rotary International que enviava emissários a determinados países para realizarem a tarefa de fundar novos clubes. Em muitos casos financiava as despesas de abnegados construtores de clubes, como fez com o casal Davidson, um rotariano canadense, que passou cerca de dois anos fundando clubes no sul da Europa, no Egito, no Sião, na Índia e no Japão. Outro construtor de clubes foi o Secretário Geral do RI na época, Cheley Perry. Entre as dezenas de clubes que fundou, está o Rotary Club do Rio de Janeiro, em 1923, o primeiro do Brasil, às vésperas de completar seus 90 anos.

Antes de falecer, em 27 de janeiro de 1947, Paul Harris pode ver o Rotary em volta do mundo. Ele nunca exerceu o cargo de presidente da Associação Internacional dos Rotary Clubs, ou do Rotary International. Mas a sua influência e os seus ideais, estavam sempre presentes na expansão do movimento. Ele tinha o título vitalício de “Presidente Emérito do Rotary International.
É o momento de voltarmos ao relato que fez o próprio Paul Harris no seu livro autobiográfico já referido. São palavras de Paul Harris:

Conquanto o enorme desenvolvimento expansional do Rotary constitua um dos mais interessantes capítulos da sua história, também o desenvolvimento de seus ideais e práticas tem caminhado rapidamente. As ações precederam a palavra escrita. Depois de terem prestado serviços sob múltiplas formas, a palavra “servir”, com todas as suas conotações e acepções foi introduzida no movimento rotário. O Rotary deixou de ser aquele grupo local reunido na cidade de Chicago, para benefício próprio e mútua ajuda, para se expandir em uma organização de visão internacional e inegável nobreza de fins”.
“Muitos rotarianos, continua ele, especialmente os do Brasil, afirmam que há na realidade um único objetivo no Rotary, e que esse é o conceito de servir. O Secretário Geral do RI, Cheley Perry, considera o servir como a via suprema do Rotary.”

A opinião de Paul Harris sobre a sadia influência dos ideais rotários no mundo, tinha uma dimensão que precisa ser cultivada, sobretudo nesses momentos em que vivemos.
“O Rotary, escreveu ele, é uma força de integração, num mundo em que as forças de desintegração são demasiado preponderantes. O Rotary é um microcosmo de um mundo em paz, um modelo que as nações fariam bem em seguir.”
“A influência do Rotary na opinião pública dos 60 países onde estão localizados os nossos mais de 5 mil clubes, tem sido mais eficiente do que muitas pessoas supõem. É certo que o número dos nossos sócios é pequeno, comparado com a população do mundo, mas o caráter dos rotarianos, de uma maneira geral, e as posições que eles ocupam, justifica, parece-me, a afirmação que fiz.”

Que diria hoje o fundador do Rotary, quando somos hoje mais de 1 milhão e 214 mil rotarianos espalhados em 34.431 clubes agrupados em 532 distritos rotários em 215 países?
A entrada do Rotary International no Brasil, ocorreu com a admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro no Rotary International em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.
A semente plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com 2.394 unidades rotárias, das quais fazem parte 56.894 rotarianos.
No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Além disso, duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, e outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes. Está programada uma terceira convenção internacional para 2015, na cidade de São Paulo. Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidentes de Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Correa da Costa (1990-91), todos já falecidos.

Temos, é certo, o dever de nos mantermos fiéis aos ideais pelos quais lutou Paul Harris. E não podemos perder de vista a advertência que ele nos deixou, na última mensagem que em vida pronunciou, por ocasião do aniversário do Rotary. Disse ele:
“Acredito que os dias pioneiros do Rotary apenas começaram. Há ainda tantas coisas novas a serem feitas hoje como em qualquer outra época da história. O Rotary deve certamente continuar a ser pioneiro ou se verá abandonado na retaguarda do progresso”.

Na verdade surgiram coisas novas no Rotary. A Fundação Rotária criada como um fundo de dotações em 1917, por Arch Klumph, para fazer o bem no mundo, e que recebeu o nome pelo qual é conhecida, na convenção rotária de 1928, foi uma delas. Iniciou um programa de Bolsas de Estudo de Pós Graduação no ano rotário de 1947-48, como um tributo à memória do fundador, Paul Harris.
As ações da Fundação Rotária multiplicaram-se no correr dos tempos e abrangem hoje muitos campos, sempre coerente com a MISSÃO, constante de seus Estatutos:
“A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz, compreensão mundial, por meio do apoio à iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.”

Entre os programas da Fundação Rotária, destaca-se o da Pólio Plus, que todos nós conhecemos e para o qual muitos de nós colaboram.
Com sua rede mundial de contatos, o Rotary é uma autoridade em serviços voluntários e primeiro contribuinte do setor privado a participar da parceria global dedicada à erradicação da pólio. Desde seu lançamento em 1988, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio – liderada pela OMS, Rotary International, CDC e Unicef – diminuiu em mais de 99,81 % os casos de pólio em todo o mundo. Na época, a pólio era endêmica em mais de 125 países e mais de 350.000 crianças ficavam paralisadas anualmente por causa dessa doença.  Mais de 2 bilhões de crianças foram imunizadas, prevenindo 5 milhões de casos de paralisia e 250.000 mortes.  .
Grande progresso foi feito: apenas 650 casos foram reportados no mundo em 2011. Já fazem dois anos desde que o último caso de pólio foi diagnosticado na Índia. Para que esse país seja declarado pela OMS oficialmente livre da pólio, deve ficar três anos sem nenhuma ocorrência. Atualmente apenas três países são endêmicos: Afganistão, Nigéria e Paquistão.
O Rotary recebeu recentemente mais um subsídio de US$ 50 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates, totalizando US$405 milhões e ultrapassou em janeiro de 2012 o desafio de arrecadar US$200 milhões adicionais. Estas verbas são utilizadas para fornecer vacina antipólio, apoio operacional, equipe médica, equipamento de laboratório e materiais educacionais para agentes de saúde e pais das crianças. Além disso, o Rotary tem desempenhado um importante papel junto a governos doadores, resultando em mais de US$8 bilhões em contribuições para o esforço. 
Embora mais visível, a Pólio Plus não empana o brilho de outros programas dos setores da educação, da saúde pública, do desenvolvimento comunitário no mundo. As bolsas de estudo têm sido concedidas todos os anos, desde a sua criação em 1947. Os Centro Rotary de Estudos Internacionais na Área da Paz e Resolução de Conflitos já formaram, desde a primeira turma em 2002-04, mais de 500 pacifistas que hoje militam em órgãos de governos, empresas privadas e ONGs muitas de sua própria criação.
Os recursos financeiros para a realização de serviços e compra de equipamentos em projetos que emparceiram clubes rotários em todo o mundo, realizam verdadeiros milagres, sobretudo porque os projetos são formulados com finalidades humanitárias.
A Fundação Rotária está bem posicionada para Fazer o Bem no Mundo com seu Plano Visão de Futuro, que lhe dará mais agilidade, eficácia e vantagem estratégica. Os 100 distritos pilotos, entre os quais se encontra o D.4500, testaram e aprimoraram o plano durante 3 anos, com vistas ao seu grande lançamento mundial, a partir de 01/07/2013. Na Assembleia Internacional de San Diego, em Janeiro deste ano, governadores e presidentes das 532 CDFR do mundo inteiro foram treinados para esse lançamento.

Pode-se dizer que a Fundação Rotária é o braço forte do Rotary na realização do objetivo de SERVIR. Não há rotariano que não se sinta feliz por sua contribuição financeira espontânea, voluntária.
Paul Harris teria ficado orgulhoso com o Projeto Pólio Plus e outros programas voltados para a Paz Mundial.
Para encerrar, deixamos esta bela reflexão de Paul Harris, que consta de sua autobiografia:
“Certa vez, durante os primeiros anos do movimento, o secretário Chess Perry veio ao meu escritório para apresentar os ótimos rotarianos canadenses que tinham sido encarregados de fundar clubes na Austrália e na Nova Zelândia. Eles haviam expressado o desejo de me conhecer, designando-me como “O Fundador do Rotary”. Agradeci e aceitei a honra, mas sugeri que meu papel tivesse sido posto demasiadamente em relevo. Perry respondeu pelos meus visitantes e disse: Suponho que os visitantes vão ver, Paul, mais ou menos com o mesmo espírito com que vão visitar a nascente de um grande rio. 
“Tenho muitas vezes pensado naquelas palavras: constituíram um grande cumprimento feito na forma de uma bela analogia. Aceitei o cumprimento segundo a sua intenção, mas pergunto: Será verdade que a corrente de um grande rio provém somente de uma nascente especial? Não, o grande rio é a soma total da contribuição de centenas, talvez de milhares de pequenos ribeiros e riachos, que vêm montanha abaixo, cantando enquanto correm, ansiosos por se lançarem no canal do grande rio. Pois é tal o crescimento do Rotary. Tornou-se grande em virtude das contribuições desinteressadas de milhares de rotarianos de muitas nações.

F  I  M




13 comentários:

ELCIMAR MARINHO disse...

Companheiro Alberto Bittencourt,
Muito obrigado por me transmitir tão importante momento Rotário no aconchego do meu lar, confesso que o material hora recebido me motivou e sencibilisou meu ego de Governador Eleito, vou fazer o melhor uso possivel em meus treinamentos, GATS, PETS E ASSEMBLÉIA DISTRITAL, TREINAMENTO DA EQUIPE DISTRITAL.
Obrigado por me dar esta oportunidade de levar tanto conhecimento a nossos Governadores Assistentes, nossos Presidentes, e conselhos diretores, aos socios do meu distrito.
Preciso de um motivador e conhecedor de Rotary como você para Ministrar palestra de motivação na minha Conferência, que será realisa em 26/27/28 de Maio de 2014. Caso afirmativo estou a disposição para programarmos este momento da sua presença em meu distrito que para mim será unico, tenho cestesa que sera o sucesso de minha gestão!... Sua Presença.
Forte Abraço. Mais uma Vêz muito Obrigado.
Que juntos possamos Viver Rotary e Transformar Vidas.

WALKYRIA TORRES disse...

Meus aplausos pelo seu desempenho
Saudações Walkyria Torres

FRANK DEVLYN disse...

Bravo!

GENESIO VIVANCO SOLANO SOBRINHO disse...

Meu caro companheiro Alberto!

Estarei assumindo, pela segunda vez, a presidencia de meu clube, o RC de São Paulo-Santo Amaro.
Em minha gestão, pretendo introduzir um programa de instrução rotária a partir do conhecimento da história de Rotary.
Por isso, considerando que as reuniões do clube ocorrem as terças-feiras, a partir das 8 horas, e minha posse já está marcada para 02/07, eu indago se vc aceitaria um convite nosso para uma palestra, em oportunidade por vc determinada!
Ansioso pelo retorno,
e desde já grato,
Genesio.

CLAUDIO SPIGUEL disse...

Prezado Comp. Alberto,

Parabens pelo seu blog... eu tambem tenho um blog no blogspot, mas o conteudo nao e so sobre o Rotary, embora tenha alguns artigos la que discorrem sobre o Rotary...

Entrei no seu blog, mas nao vi nenhum link la para fazer o "download" da sua apresentacao sobre os 108 anos do RI... sera que voce poderia me mandar sua palestra em resposta a esta mensagem? Desde ja agradeco.
Um forte abraco, e Saudacoes Rotarias!

Dr. Claudio P. Spiguel
Presidente, Comissão Distrital da Fundação Rotária
Rotary International - Distrito 4560

Lúcia Vasconcelos Lpes disse...

Boa tarde prezado Bittencourt.
Bela forma de expor elementos interessantes e desconhecidos ao público comum sobre a história rotária.
Duas palavras desta Instituição me chamaram atenção. O significado de Rotary e, principlamente seu lema "servir". Interessante e profético o raciocínio de Pual Harris sobre a negação íntima de que não é apenas um rio o elemento capaz de gerar águas caudalosas que possam circundar o mundo. E, vemos aí, em você Bittencourt, a concretização desta profecia. Espalhando sementes do "servir", em rodízios, se assim se pode falar. Em rede virtual o belo tema que, me atreveria dizer, talvez esteja um pouco esquecido pela sociedade atual. Mas, fica ele para as reflexões de seu público, entrenhado em mentes e corações destes privilegiados homens e mulheres que lhe podem acessar. Fico a pensar cá com meus botões, de que forma um simples cidadão comum, pode de forma diversa da rotária, não apenas fazer seu o lema "servir", mas também fazê-lo proliferar. Lógico que logo me surgem algumas idéias. Mas, a fluidez da solidão dos pensamentos se perdem na imaterialidade dos desejos solitários. Apesar de tudo, fica em cada um de nós, componenetes de seu público anônimo, a vontade de fazer mais. De servir mais. E isso, pelo menos no momento,me basta. E, por essa sensação, eu lhe agradeço.
Parabéns mais uma vez Bittencourt. Cntinue nos bindando com pérolas como este necessário recordar do SERVIR.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

SALOMÃO AZULAY disse...

Meu melhor amigo do Recife, Alberto
Li com interesse a história do Rotary que vai completar no dia 23/fev./2013 seus 108 anos.
Que os rotarianos de hoje honrem a tradição de bem servir uma aos outros, especialmente os necessitados.
Abraços
Seu melhor amigo Salomão Azulay

SOUTERLAND TADEU GRANDO disse...

Caro amigo Alberto Bittencourt,
com esta mensagem que acredito achará oportuna, quero dizer que li seu artigo no "Feixe de Veras", sobre a história do Rotary. Tentei colocar um comentário, mas acho que não consegui publicar. Enfim achei muito bom e não poderia (apesar de meu pouquíssimo tempo disponivel) deixar de ler, afinal conheci a filosofia, as pessoas e o resultado de tudo que foi pensado por Paul Harris e que permanece atual e forte graças a pessoas como voce. Este resultado veio na forma de projetos que beneficiaram o HEMOPE e consequentemente a sociedade.
Penso que a inspiração inicial que teve o fundador projetou-se rapidamente e tem a força no mundo, porque captou a essência do lado bom da vida, a solidariedade e o servir.
Um grande abraço
Souterland Tadeu Grando

ANTONIO PORTELA disse...

Caríssimo Alberto.
Foi ótimo conhecer a história do Rotary, que ignorava.
Obrigado.
Abs.
Toinho Portela
P.S.: Só uma pequena dúvida, e em relação a números: o texto diz que o Rotary está em 215 países. Há 215 países no mundo atual?

THALES CASTRO disse...

Obrigado, meu caro Alberto.
Tudo de bom e aquele abraço,
PROF. DR. THALES CASTRO
Cônsul A.H. da República de Malta em Recife
Presidente da Sociedade Consular de Pernambuco - SCP

GIBA disse...

Caro Alberto,
Bom saber que existem pessoas que primam pelo resgate das nossas histórias,...Isto, TU o fazes de forma extraordinária...O Rotary, aqui, notificado pela tua postagem instrutiva...Obrigada por nos repassar INFORMAÇÕES VIVENCIADAS.

Valdir Bruxel disse...

Parabéns pelo texto produzido. Expressa a histório, o Rotary e suas ações.
Respondendo Antonio Portela (12fev) em sua indagação de quantos países tem o mundo, esse nº é relativo (segundo a ONU tem 191) e apenas para completar a informação do Cº Gov. Alberto, o Rotary está presente em 215 diferentes países ou regiões no mundo.
Abraços
Valdir Bruxel
Distrito 4680

RICARDO BECKER disse...

Prezado companheiro e colega Alberto,
Fui convidado, na qualidade de Governador Eleito 2013-14 do Distrito 4550 (Bahia), para proferir palestra sobre o aniversário de 108 anos do Rotary International no RC Salvador - Santo Antonio. Para tanto me utilizarei de vídeos do Yuotube e de material do próprio site rotary.org. Gostaria de lhe pedir licença para também me utilizar de sua palestra do seu blog Feixe de Varas, que é muito bem escrita!
Forte abraço,
Arq. Ricardo Becker
75.36210667•75.36210040
71.96603921•75.91410028
ricardobecker.arquiteto@gmail.com