ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

PRINCIPAIS REQUISITOS DA LIDERANÇA

PRINCIPAIS REQUISITOS DA LIDERANÇA
Alberto Bittencourt - 24 set 2010



1_ Saber delegar:


Implica em saber instruir, supervisionar, avaliar, reconhecer.

Há uma estória que ilustra a forma errada de delegar:
O capitão de um navio chamou um menino e pediu que tomasse o leme. Apontando para a Estrela do Norte, instruiu-o a rumar em direção a ela. Com orgulho e segurança, o menor assumiu sua posição. Por alguns minutos, o navio seguiu seu curso e depois, imperceptivelmente, mudou de rota. Em breve, a estrela podia ser vista ao lado da embarcação, e no fim de uma hora, posicionava-se diretamente à popa. Nesse momento o capitão voltou e foi recebido pelos brados entusiasmados da criança: “Capitão, aponte outra estrela, pois já passamos aquela.

2_ Saber correr riscos

Líderes deverão ser não só corajosos, mas também audaciosos. Audácia difere de coragem. Coragem é a capacidade de enfrentar o perigo, as adversidades e o sofrimento de forma resoluta. Audácia, por outro lado, e a disposição de correr riscos, de engajar-se no desconhecido, de embarcar nas aventuras e não temer o fracasso na busca do sucesso.

É célebre a expressão cunhada por Theodore Roosevelt: “É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem na penumbra obscura dos que não conhecem nem vitoria nem derrota”.

Há também a estória do Jacó: Jacó todas as noites rezava a Deus: Senhor, fazer Jacó ganhar loteria. Jacó promete ajudar muita gente. Senhor, fazer Jacó ganhar Megasena. E todos os dias Jacó repetia a mesma oração. Até que uma noite ouviu uma voz: Jacó! Jacó! Pelo menos joga, Jacó. Eu quero te ajudar, mas pelo menos, joga, Jacó.

3_ Pensar grande

Não custa nada pensar grande. Pensar grande significa pensar além do próprio tempo, no tempo dos outros. Não com arrogância, mas com humildade. Vale a pena pensar grande.

4_ Agir com velocidade e simplicidade.

Só assim o líder poderá vencer a concorrência, hoje acirrada e selvagem. 
Aplicar a Prova Quadrupla Rotária em suas tomadas de decisão é a certeza de não errar. 
 A Prova Quádrupla é um simples questionamento, são apenas quatro perguntas,  diferente dos complexos códigos de ética. Tem a simplicidade de uma jangada, nunca afunda. Já os grandes transatlânticos, como o Titanic...

5_ Atuar sempre pelo exemplo.

As palavras motivam, mas o exemplo arrasta. Gandhi foi o líder maior a agir pelo exemplo. Ele arrastava multidões. Contam que o Vice Rei da Índia lançou um imposto sobre o sal. Ora, o sal na Índia é colhido naturalmente nas praias. Gandhi procurou o Vice Rei e disse:_Vou iniciar um movimento contra o imposto sobre o sal. Ele foi numa praia com uma tijela, encheu de sal e começou uma marcha em direção ao palácio. As pessoas começaram a segui-lo. Quando chegou no palácio, uma enorme multidão estava com ele. Foi o suficiente para o VR mandar revogar o imposto.

6_ Proatividade
O líder pode ser um líder reativo ou proativo.
O líder reativo é aquele que toma as providências depois que o incêndio começa a arder. É chamado líder bombeiro ou circunstancial.
O líder proativo toma as providências para evitar que o incêndio ocorra, toma as medidas preventivas. Este é o verdadeiro líder, o que toma as providências antes dos fatos acontecerem, se antecipa.

7_ Saber que jamais terá unanimidade.

Sempre haverá alguém que tenha uma crítica, alguém que diga que existe algum modo de fazer melhor, alguém que diga que não está certo. Mas isso é o normal. Um dos ensinamentos que o líder deve ter ao assumir qualquer posição de liderança, é que ele deve ter jogo de cintura e deve aprender a engolir sapos.

8_ Conhecer a diferença entre eficácia e eficiência.

Um líder-empreendedor tem que ser eficaz. Um bom gerente pode ser apenas eficiente.
O líder-empreendedor ensina o melhor caminho para o êxito. O gerente faz o melhor trabalho para seguir o caminho indicado.
Nem sempre o gerente é líder, mas o líder deve procurar ser um bom gerente.

Um bom exemplo é a Universidade do Hambúrguer da rede fast food, McDonald’s: todo empreendedor ao adquirir a franquia tem que passar 3 meses nos Estados Unidos, aprendendo a fazer sanduíches, batatas fritas, estudando a composição de cada ingrediente, aprendendo a contabilidade, até como deve ser feita a limpeza, enfim, todo o processo. Eles têm a consciência de que, para poder exigir dos funcionários, o empreendedor precisa conhecer o grau de dificuldade de cada tarefa.

9_ Destemor

Um grande líder é aquele que nada teme, nem mesmo uma ideia nova.

10_ Escolha metas mensuráveis e factíveis. 

O General Patton dizia:_ Para não ser desmoralizado, jamais dê uma ordem que não possa ser cumprida. 

11_ Saber impor limites

Saber dizer não e impor limites, é um dos requisitos da liderança responsável. 
O presidente John Kennedy disse: Eu não conheço o segredo do sucesso, mas o segredo do insucesso é, com certeza, tentar agradar a todo mundo.

12_ Sanidade

Einstein disse:_ O cúmulo da insanidade é procurar obter resultados diferentes e continuar a fazer a mesma coisa, do mesmo jeito, sempre. 

Nenhum comentário: