ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

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ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

COMPETITIVIDADE X SOLIDARIEDADE


Competitividade x Solidariedade

Alberto Bittencourt - out 2008


Dois caçadores, um americano e um japonês, se perdem na savana. Exaustos, sentam-se em um tronco e com os pés doloridos pelo cansaço tiram os sapatos. Nisso, ouvem apavorados o rugido de um leão, certamente faminto.
O caçador japonês imediatamente começa a vestir o sapato e é interpelado pelo americano:
-É inútil calçar o sapato, companheiro. Você acredita que pode correr mais rápido que um leão faminto?
Resposta do japonês:
- Que leão que nada. Estou pensando que posso correr mais rápido que você...

A anedota ilustra, de forma singela, o que no mundo das empresas é chamado de competitividade, ou concorrência, hoje cada vez mais acirrada. Uma empresa, ao chegar ao mercado, não chega apenas para competir, para disputar clientes, chega para destruir a concorrência.
Para as empresas a concorrência virou questão de vida ou morte. Todos têm de estar preparados. Para disputar um mercado há que ser o melhor, oferecer melhor produto, pelo menor preço, com maior qualidade.
Já no Rotary é diferente. Aqui a competitividade, que divide e separa, dá lugar à mutua cooperação, que soma e une, à solidariedade, ao amor.
Enquanto as empresas, por seu turno, trabalham em função de três objetivos principais: produto, cliente e lucro, no Rotary as metas visam atingir: pessoas, pessoas e pessoas.
1.  As pessoas à que ajudamos, as beneficiárias de nossos projetos e de nossas ações são nossos clientes finais, ou público alvo. A elas dedicamos nossa solidariedade e amor.
2.  As pessoas que ombreiam conosco, comungam nossos objetivos e metas, os companheiros membros da Família Rotária, são nossos clientes internos, ou público interno. A esses devemos oferecer um ambiente saudável de companheirismo e amizade.
3.  As pessoas que nos observam, são nossos clientes externos ou público externo. Cabe-nos fazer com que conheçam nossas ações, divulgar Rotary, dar-lhe visibilidade.
Segundo pesquisas, três coisas motivam um empregado a não sair de uma empresa: Em primeiro lugar as perspectivas de futuro; em seguida vem o ambiente de trabalho; por último, o salário.
No Rotary, não há perspectivas de futuro, ninguém espera fazer carreira, obter promoções, receber maior fatia de poder ou de autoridade. Tampouco no Rotary existe salário. O rotariano é antes de tudo um voluntário. Ele paga para trabalhar.
Duas coisas apenas mantêm o rotariano em seu clube: o ambiente de companheirismo e a prestação de serviço.
O ambiente deve ser o mais agradável possível. Um ambiente que dê prazer somente pelo simples prazer de estar lá, entre os companheiros. Um ambiente que envolva as famílias, do qual todos participem com a maior alegria.
Outro fator que prende o rotariano, que o faz ficar ligado ao seu clube é o envolvimento nos serviços. Quanto mais engajado estiver alguém nos trabalhos do clube, quanto mais ele permanecer ligado, atuante, mais rotariano ele será, maior nível de responsabilidades ele assumirá.
A maior recompensa é justamente a satisfação do dever cumprido, a consciência tranqüila de haver feito a sua parte, a consciência de haver trabalhado para mudar o Brasil, para mudar o mundo.












3 comentários:

SERGIO LEVY disse...

De fato, meu estimado amigo Governador Alberto Bittencourt, este "Feixe" estabelecendo um balanço entre a competitividade e a solidariedade cabe, como uma luva, a Prova Quádrupla.
Penso que o "encantamento" que tanto pretendemos envolva o associado (especialmente quando do seu ingresso é que as ações que empreendemos em favor da humanidade é fundada no binômio dignidade e integridade.
O ex- Presidente de RI Carlo Ravizza pontuava em favor da "Quantidade de Qualidade". Antes dele, PPRI Paulo Viriato Corrêa da Costa nos motivava com o lema "Valorize o Rotary com Fé e Entusiasmo".
Lamentavelmente de uns tempos para cá, o afã em aumentar o quadro associativo me parece contribuiu, nalguns Distritos, na vulgarização do Rotarismo.
Estamos trabalhando em associar o companheirismo à prestação de serviço fundamentada ma Ética como sendo a essência da Prova Quádrupla. Os beneficiários das ações em favor das áreas de enfoque do Rotary com o "traço" da Prova Quádrupla, permitirá uma demonstrar uma "Imagem" desconhecida. Isso provocará "transformar o Rotary em objeto de desejo".
Pretendemos gerar um ambiente em que a partir da exibição da "Marca Rotary" as pessoas cujo perfil se enquadre nos nossos clubes perguntem: _"Como posso me tornar Rotariano?"
Vamos precisar da sua lidernça para tornar real a proposta de reconhecimento do
"Ethics & The Four Way-Test Action Group" Afetuoso e Ético Abraço

JAmaral disse...

O exercício primaz da fraternidade. Fazer o bem. Seleção dos que exercitam as práticas beneficas no seu cotidiano.

Ana Maria disse...

Meu amigo Gov. Alberto excelente o seu texto e vou ler para os companheiros em reunião. Muito obrigada!