ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 4 de junho de 2024

 

TRAMPOLIM DA VITÓRIA

 Alberto Bittencourt -março 2004

 

Natal foi novamente “Trampolim da Vitória”. Assim como na Segunda Grande Guerra em que sediou bases de treinamento  de tropas brasileiras e americanas que partiram em missão de combate ao nazifascismo, Natal foi agora palco de treinamento dos  líderes rotários que irão compor os quadros dirigentes do distrito 4500 no ano do Centenário, 2004-05.

Presidentes Eleitos, Governadores Assistentes, Membros da Equipe Distrital e outros rotarianos estiveram reunidos nos seminários PETS, GATS e PLD, dias 12, 13 e 14 de março de 2004, no hotel Vila do Mar, situado numa das mais belas praias do litoral brasileiro.

A governadora indicada, Aldanira Barreto do Rotary Club de Natal, e seu Luís Sérgio, proprietários do hotel não pouparam esforços no sentido de proporcionar a melhor acolhida aos 212 rotarianos e cônjuges que ali compareceram, em resposta ao chamamento do Governador Eleito Alberto Bittencourt.

O Governador Sebastião Rabelo e Cristina deram início aos trabalhos, seguidos do Governador Eleito Alberto Bittencourt e Helena, que apresentaram o lema, as ênfases e as metas do Presidente Eleito Glenn Estess, Sr. para o ano do Centenário.

As sessões foram de dois tipos: plenária conjunta e grupos de discussão. Vale dizer que os cônjuges participaram ativamente de todos os trabalhos, não tendo havido atividades em separado.

Nas plenárias conjuntas, todos os participantes reunidos no grande salão assistiram aos mais variados temas, apresentados por experientes líderes rotários de nosso distrito:

  •     Conhecendo, Vivendo e Amando Rotary, por Reinaldo Oliveira e Dulcinéa
  •       Notícias da Pólio-Plus, por Eudes de Souza Leão Pint
  •       Desenvolvimento e Retenção do Quadro Social, por Kleber Toscano e Carneiro Braga

·         Fundação Rotária, por Valter Jarocki e Flávio Neves

·         O Centenário do Rotary, por Mário de Oliveira Antonino

·         A Família em Rotary, por Celma Antonino

·         Serviços à Comunidade, por Francisco Perazzo e Aluízio de Freitas

·         Rotary e a Juventude, por Leandro Araújo e Gabriel Cavalcanti

·         Projetos Comunitários do Centenário, por Jones Figueiredo Alves

·        Liderança e Motivação, por Alberto Bittencourt

Os grupos de discussão foram três: o dos Presidentes Eleitos, o dos Governadores Assistentes e o da Equipe Distrital. Reuniram-se em diferentes salas para discussão sob a orientação de líderes escolhidos: Heleno Melo, Emídio Cunha, José Otávio Carvalho, Severino Montenegro, Horácio Mendonça, Naldo Halliday, Roberto Moraes, André Guimarães, Enildo Queiroz e Almir Pires Ferreira.

Helena Bittencourt reuniu todos os cônjuges em um salão para instrução e discussão da visão de que a família rotária deve participar, comparecer, opinar, sugerir, criticar, propor eventos e programas, enfim, estar presente em todos os eventos e atividades de seus clubes.

O nosso querido Boa Viagem compareceu através dos “companheiros que compõem a equipe distrital do centenário, a saber:

·        Jorge Lima e Mônica, Presidente eleito;

·        Corsino Dantas e Gracinha, Governador Assistente;

·        Manoel Florêncio e Terezinha, da Comissão Pró-Família Rotária;

·        Cid Lôbo e Fátima, Solemar Ferragut e Fernanda, tesoureiros;

·        Jones Figueiredo e Socorro, Comissão de Projetos Comunitários;

·        Romildo Sales e Diana, Secretário da Governadoria;

·   Fernando Cerqueira e Zulene, da Comissão de Serviços Internacionais;

·        Sem esquecer a nossa Glorinha Aguiar, hoje no Rotary Club Casa Amarela, da Comissão “Vamos a Chicago”.

·        Os companheiros Hélio Nelson e Antonieta, representando a Ofélia Brindes, ofereceram aos interessados uma ampla e variada gama de artigos rotários: distintivos, broches, canetas, de todos os tipos e tamanhos

Não podemos deixar de ressaltar o trabalho do instrutor distrital adjunto, Frederico Vieira de Melo. Incansável, imbatível, tranqüilo, organizador e planejador emérito, funcionou como protocolo o tempo todo. Dirigiu os trabalhos, distribuiu as equipes, sanou pequenos percalços que sempre aparecem, controlou o tempo, fez as adaptações necessárias, enfim. Fred foi a alma do evento.

No encerramento, Emerson Jatobá, instrutor distrital fez a avaliação do seminário.

A todos os rotarianos que, de um modo ou de outro, estiveram envolvidos, registramos aqui, nossos mais sinceros agradecimentos.

Esse foi sem dúvidas, um final de semana inesquecível.

Que Natal seja realmente o “Trampolim da Vitória”, da nossa vitória em Rotary e que, ao final do ano do Centenário, possamos bradar como bradaram nossos pracinhas ao retornarem vitoriosos da Itália, parodiando Júlio César, o general romano após a conquista da Gália:

 

VENI, VIDI, VICI !

cheguei, vi e venci!

Nenhum comentário: