ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 20 de junho de 2020

LOCALIZACAO ABSOLUTA E RELATIVA



LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA
                                                                           Alberto Bittencourt  -  abril 2013
         




Localização – Aí está uma palavra que podemos chamar de chave da felicidade. Acredito ser esta a mais importante palavra na vida de uma pessoa. Apenas uma palavra, simples, mas de alcance e significado inimagináveis.
Estar localizado tem, para qualquer um, enorme importância. (compreendam aqui que o corpo toma o espaço físico, enquanto a mente vagueia por outras dimensões).
Para sermos eficientes, para bem aproveitarmos o tempo sem desperdícios, para sermos objetivos, para sermos práticos, é preciso estarmos com corpo e mente localizados.
Na minha juventude, enquanto estudava Cientologia (ver nota do rodapé), nas práticas coletivas de estudo dos livros do fundador L. Ron Hubard, o grupo fazia um exercício preliminar de meditação que começava pelo trabalho de  localização. O exercício se iniciava a partir das palavras de um facilitador que nos convocava a trazermos a mente para dentro do corpo, em outras palavras, a estarmos todos ali, localizados. Começava mais ou menos assim:

Olhe para o chão. O chão é duro? Pode bater nele com os pés! Não é nuvem não? É chão mesmo?
Sinta a cadeira em que você está sentado. Ela é real?
Olhe para a parede à sua direita. É parede mesmo? Observe os detalhes, a cor, a textura, o encontro com o chão, com o teto, com as outras paredes. Agora olhe para a parede do outro lado. Veja a porta, a janela, o estado em que se encontram. Veja a parede à sua frente, Ela está lá mesmo? Não é miragem?  
E o teto? Observe as lâmpadas, examine cada detalhe minuciosamente.
Agora, olhe para as outras pessoas, para o ambiente, sinta o peso do ambiente, está leve? Está pesado? Como está o clima? Quente? Frio? Morno?
Olhe para quem está sentado do seu lado. Olhe nos olhos. É gente mesmo? É real ou é sonho?
Agora procure se situar dentro do ambiente. Você está aqui mesmo ou está lá fora? Sinta-se no momento presente, aqui e agora. Você está aqui ou em outro lugar? Noutro tempo? Noutra época? Sinta a sua posição em relação às outras pessoas, ao ambiente, às paredes, ao piso e ao teto.

Depois desse exercício de localização, vinha a prática da meditação, após o quê, iniciávamos a leitura dos livros.  
O primeiro objetivo da localização era trazer a mente para o tempo e local presente. A isso eu chamo de localização absoluta.
Entretanto, como não vivemos isolados, mas em sociedade, o mais importante é a localização relativa. Isso significa saber qual a sua posição em relação ao mundo. Saber onde você se situa no meio de tudo e de todos.  A localização relativa significa você ter plena consciência do que faz e do que os outros fazem e isso inclui o ambiente e as coisas que o cercam.
Para melhor perceber a diferença entre localização absoluta e  localização relativa, imagine-se no trânsito, dirigindo seu carro. Você e o carro são um só.  Você é uno com o seu carro. A localização absoluta é o que você está fazendo naquele momento, importando apenas você e o seu carro. Só interessa o que está dentro de você. Não interessa, por exemplo, o que se passa em relação às outras pessoas, nem em relação às ruas, nem em relação ao itinerário. Isso é localização relativa. Na localização relativa você sabe as posições e o que acontece com todos os elementos dentro e fora do sistema em que está inserido.  Ter a localização relativa é situar-se em relação às outras pessoas, em relação ao ambiente, ao mundo e ao universo.
Então, se você está assim localizado, pode-se dizer que você tem a consciência universal, domina o mundo, ou que,  na filosofia budista, - você é um iluminado.

                                                                    
                                            x-x-x-x-x-x

NOTA:           
 Copie e cole o link abaixo e veja o artigo: 
  MEU ENCONTRO COM A CIENTOLOGIA.


http://albertobittencourt.blogspot.com.br/2012/12/meu-encontro-com-cientologia.html 

  

8 comentários:

Unknown disse...

Meu estimado amigo Bittencourt.
Estou de pleno acordo quanto a tua magnífica reflexão sobre LOCALIZAÇÂO Absoluta e Relativa.
Somos o que somos, porque sabemos exatamente onde estamos.Se estamos
relativamente em algum lugar é porque somos (existimos.
Um abraço do amigo e Colega de CMRJ.
CARAMURÚ

Anônimo disse...

Prezado Alberto:
Mais um bela lição para avaliarmos o conhecimento de nós mesmos.
De como eu absorvi : Localização absoluta = concentração no espaço e reações racionais do momento.
Localização relativa= Ter plena consciência do seu eu e dos objetivos e metas da sua vida.
Obrigada Amigo !
Dora Sodré

JOÃO PASSOS NOGUEIRA disse...

Joao Passos Nogueira
Muito bom! Isto é a verdadeira Atenção Plena. Quando o ser humano age assim evita os conflitos...obrigado pelo post. _/\_

SIMONE LUCENA ARAUJO disse...

Boa Noite!!!
Querido Amigo de Infância

Como é de hábito, parabéns pelo bom gosto na escolha de mais um tema observado e bem descrito.
Esta "reflexão" me fez parar e pensar em quantas vezes ao dia eu consigo esta sintonia com a localização absoluta. Sem querer tocou no meu calcanhar de Aquiles...kkkkkkkk é tão raramente, por segundos apenas, que nem contabilizo. Sabia da importância e da diferença que isso faz na vida, mas não tinha esta noção tão clara como agora.
Consigo perceber que após o meu despertar, parece que fui ligada a uma tomada e daí, entro num automático e vou sem me dar conta, faço tudo com extrema atenção, mas quase sem pensar.
Estou vendo que a relação absoluta merece uma atenção muito especial, uma vez que esta interligação entre a mente e o presente, esse momento que conduz a meditação em busca do auto conhecimento, tem como consequência nos levar de forma mais consciente e atenta, ponderando e avaliando para uma "melhor forma" de atingirmos a localização relativa.
Penso que a maioria das pessoas vivem esta "localização relativa", por exigência da própria necessidade que a vida, nos impõe e nem por isso são pessoas que fazem bem, são solidárias, ou que pelo menos, não fazem mal a seu próximo (já é grande coisa pra quem não sabe, ou não quer fazer o bem)
Só os eremitas podem viver a localização absoluta em sua forma plena. Eu por exemplo, apesar de ter uma boa relação com a localização relativa, para me tronar melhor gostaria muito de me conhecer ainda mais, através de alguma prática, como por exemplo a meditação. Já fiz inúmeras tentativas, todas frustradas...kkkkkkkkkkkkkkkk essa minha cabeça, não me deixa pensar um pouco apenas em mim. Vivo muito mais atenta a tudo e todos ao meu redor, sempre com cuidados para não magoar pessoas, chegando a ser, reconheço um tanto exagerado estes cuidados. Tendo em vista que as pessoas se importam muito pouco com isso, e quando querem fazer não pensam duas vezes. Sofro com o descaso e descompromisso dessas atitudes, principalmente quando acontece comigo que tanto zelo por isso.

Pela falta de condição de aprender a meditar (comprei CD's, livros, entrei em aulas, tentei yoga.... enfim, sinto em dizer, dói-me até, mas desisti) Fiz terapia na tentativa de chegar e descobrir o por quê de algumas reações minhas perante determinados fatos ou situações (que não estão no meu controle), vejo a maioria das pessoas parecer sempre encarar melhor que eu. A terapia foi muito bom, mas não suficiente para me fortalecer e proteger como gostaria.
Por tudo isso meu Amigo é que repito: sei que estou situada na localização relativa, mas longe de ser uma iluminada....kkkkkkk Preciso correr atrás de aprender um pouco sobre a minha localização absoluta, onde ela anda???. Acredito que ambas são necessárias e complementares.
Agora posso ver em suas palavras o quanto é privilegiado em poder desfrutar conscientemente, dessas duas distintas realidades.
Como foi (é) bom lhe conhecer, mesmo que virtualmente, tem feito-me rever algumas coisas que estavam adormecidas.

Um Grande Abraço dessa leitora que tanto o admira,
Simone

Unknown disse...

Meu companheiro Alberto li entusiasmado que você escreveu sobre a Violência Urbana no Brasil já estava acompanhado o mapa da violência, mas você colocou com muita propriedade a matéria.
Moro na cidade Bandeirantes, Norte do Paraná sul do país, e tem 33.000.mil que temos tema sobre “Segurança Publica” Projeto Bom Vizinho, que e coordenado pelo Rotary Club de Bandeirantes,e temos muita dificuldade na implantação por não termos tantas pessoas comprometida no processo para não me alongar se puder de uma olhada no WWW.projetobomvizinho.org.br aqui também tem violência mas estamos conseguindo conter veja no link matéria.

Paulo Roberto Balla
Rotariano

ALEXANDRE INOJOSA disse...

Alberto, como sempre muito bom o artigo.

Sergio Levy disse...

Como sempre mais uma pérola de aprendizado que serve para Todos!
Parabéns!

Ana Maria disse...

Como sempre companheiro Alberto nos fazendo refletir, e sempre aprendo um pouco mais com você. Difícil este negócio de localização. Nem sempre estamos onde queríamos estar. Nossa mente vagueia, Gostei desta forma de se preparar para uma meditação.
Muito obrigada pelo belíssimo aprendizado.
Ana Maria Horta
Divinópolis MG