ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 28 de junho de 2020

DUAS MULHERES E AS NOVAS GERAÇÕES


DUAS MULHERES E AS NOVAS GERAÇÕES

Alberto Bittencourt
Escrito em março de 2006, antes do terremoto
que devastou o Haiti e vitimou nossa Zilda Arns.


O dia 08 de março de cada ano é consagrado como Dia Internacional da Mulher. Gostaria de render uma homenagem à mulher brasileira. Faço-o, na pessoa de duas líderes femininas que estão fazendo a maior diferença em nosso querido Brasil. São duas mulheres merecedoras dos maiores encômios, das maiores reverências. Duas mulheres que, pelo exemplo, pelo comportamento, pelas ações, dão uma prova contundente de que é possível resgatar as crianças da encruzilhada da vida, mostrar-lhes o caminho do bem, dar-lhes a tão sonhada oportunidade de crescer com dignidade, para que, no futuro, possam ganhar a vida de maneira honesta.  
Refiro-me a Viviane Senna e Zilda Arns.
Viviane Senna, a presidente do Instituto Ayrton Senna, está mudando a face do ensino público no Brasil. 
Zilda Arns, organizadora e coordenadora da Pastoral da Criança, já reduziu em mais de 40% os índices de mortalidade infantil no país. 
Em 2004-05, quando fui governador do Centenário, percorri, com Helena, as obras dos 92 Rotary Clubs do nosso Distrito 4500. Testemunhamos nas escolas Rotary do interior nordestino o alcance do trabalho dessas duas mulheres.  
Viviane Senna gerencia e aplica na melhoria do ensino fundamental das Escolas Públicas o legado de Ayrton Senna, nosso tri-campeão mundial de Fórmula 1, o herói que projetou o nome do Brasil para as gerações do mundo inteiro.  
O Instituto Ayrton Senna, com os programas "Se Liga" e   "Acelera Brasil" já beneficiou mais de 3 milhões de crianças, com recursos aplicados de cerca de 36 milhões de dólares em 500 cidades brasileiras, em 24 estados da federação.  
Ayrton Senna, neste 21 de março de 2006, completaria 46 anos de idade. Todo o país chorou naquele trágico 1. de maio de 1994, no circuito de Ímola. Mas o homem que tanto orgulho trouxe a todos nós brasileiros, não nos deixou. Está mais vivo do que nunca, presente no Brasil inteiro. Pouco antes do acidente fatal, ele havia confiado à sua irmã, o desejo de empreender uma obra de longo alcance pelas crianças desfavorecidas.  
Viviane Senna, mãe de três crianças, que, dois anos após a morte do irmão, perdera também tragicamente o marido num acidente de moto, sufocou a depressão. Em lugar de se fechar em seu mundo, resolveu consagrar a vida às crianças carentes, fazer a vontade de seu irmão.  
Dentro do programa "Se Liga", do Instituto Ayrton Senna, crianças em poucos meses aprendem a ler, interpretar textos, escrever, fazer as operações aritméticas básicas. No "Acelera Brasil" as que ficavam marcando passo, defasadas de 2 a 4 anos em relação à idade, em apenas 1 ano se recuperam, passam a ter um progresso rápido.
O Instituto Ayrton Senna já firmou convênio com cinco estados brasileiros, entre eles Pernambuco.   Os resultados obtidos pela atuação inovadora e eficaz são reconhecidos pela UNESCO.
Viviane Senna adquiriu tal competência em matéria de desenvolvimento humano, que o presidente Lula quis fazer dela um de seus ministros, mas Viviane prefere agir fora da burocracia, em total liberdade.
Agora pergunto: Por que a educação funciona com o Instituto Ayrton Senna e não funciona com o chamado Ensino Regular das Escolas Públicas?   Se ambos utilizam os mesmos professores, as mesmas instalações, as mesmas crianças , os mesmos meios, por que o Ensino Público não consegue fazer o mesmo ?  
A receita nós sabemos:
1.     capacitação,adequada,
2.     supervisão permanente,
3.     avaliação constante.
4.     motivação elevada. 
Os ingredientes, nem sempre estão disponíveis:
1.     seriedade,
2.     patriotismo,
3.     amor
4.     dedicação.  
Zilda Arns, com as voluntárias da Pastoral da Criança, já salvou a vida de mais de 2 milhões de crianças. Ela ensina e fornece alimentação alternativa, transmite cuidados essenciais, como o soro caseiro, dá noções de higiene às mães e filhos, promove inúmeras atividades educativas e de recreação. Eu e Helena provamos da multimistura, das maravilhosas receitas, tão simples, nutritivas, saborosas, na base de cascas de melancia e outras frutas.  
Os resultados da Pastoral da Criança tornaram Zilda Arns merecedora de concorrer ao Prêmio Nobel da Paz em 2001, indicada que foi, pelo governo brasileiro.
Uma coisa devemos refletir: o programa de Zilda Arns tem a participação ativa, constante, dedicada, de mais de 250.000 voluntários, a maioria mulheres. Elas estão presentes, trabalhando, ensinando às mães e às crianças a forma correta de se alimentar, de preparar e aplicar o soro caseiro, os cuidados a ter com a higiene pessoal. Elas estão mudando as condições de vida daquelas famílias.
Agora, outra pergunta para reflexão: Como é que Zilda Arns consegue mobilizar mais de 250.000 voluntários para um trabalho permanente e constante e nós, do Rotary Club, temos às vezes a maior dificuldade em conseguir 10 minutos que seja, de um companheiro? Os   250.000 voluntários da Pastoral da Criança estão lá, dando seu tempo, sua energia, sem receber nada em troca. 
O comunicador e motivador, comp César Romão em magnífica palestra-show no Instituto Rotário de Cuiabá, nos deu a resposta: porque Zilda Arns transformou a missão em que acreditava e na qual mergulhou, numa CAUSA.  Ela abraçou, defendeu, lutou por essa CAUSA e com isso ela foi seguida por uma legião de voluntários. Se nós não transformarmos o nosso Rotary numa CAUSA igual a essa, nós vamos permanecer marcando passo, sem sair do lugar, completou César Romão.
Então, companheiros, as luzes se acendem, a esperança está de volta.
Registro assim, nas pessoas de Viviane Senna e Zilda Arns a minha homenagem à mulher brasileira pelo transcurso do seu Dia Internacional da Mulher.




5 comentários:

VICENTE HERCULANO disse...

Carissimo amigo govenador ALBERTO BITTENCOURT...
Primeiramente minhas desculpas em não cumprimenta-lo pessoalmente no Instituto ROTARY em VITÓRIA...
Com referencia ao seu pedido de análise sobre o tema exposto e em seu blog FEIXE DE VARAS, concordo consigo nas suas conclusões, mas acrescentaria um dado: relatório da Unicef, recente, informa que o BRASIL, é o sexto pais do mundo que mais aplica em educão só que a cada 1 dolar aplicado, oitenta cents se perdem no caminho da má gestão e da corrupção, chegando na ponta do sistema apenas vinte cents de dólar...
A referencia à DRA.ZILDA, que já nos deixou, mostra o valor e a participação do voluntário nas grandes questões sociais que afligem o nosso pais...
O ROTARY tem feito a sua parte, porém, ainda predomina em nosso imaginário popular que a medicina é a prevenção secundaria e a terciaria... O próprio governo, como lider do starr não prioriza...
Um grande abraço

VICENTE HERCULANO

JOSE HATERAS disse...

Meu Caro EGD Alberto Bittencourt, Essas duas grandes mulheres: Viviane Senna (Instituto Airton Senna) e Zilda Arns (Coord. da Pastoral da Criança), expressam melhor do que quaisquer outras, o sentimento de solidariedade, amor às crianças, através dos Programas "SE LIGA" e "ACELERA BRASIL".
Parabéns.
Um Grande Abraço
José Háteras EGD 99/00
D. 4490

LUCIA VASCONCELOS LOPES disse...

Caro amigo Bittencourt.
Parabéns pelos destaques a essas duas personalidades femininas. Elas certamente os merecem de sobra. Eu lhe lembraria, diante do que nos colocou como básico, qual seja a CAUSA que motiva multidões de voluntários, os atos involuntários, pois inatos, do amor materno. Sob sua plena aplicação, poderíamos ter e ver como acrésimo as possibilidades das mães brasileiras, quando da posse daquela CAUSA maior em seu labor cotidiano em vivências junto a sua prole. Seria essa a CAUSA de cada uma, na formação de cidadãos a cada um de nossos brasileirinhos. Infelizmente e principalmente, não é o que se vê nos dias atuais. Enxerga-se a perder de vista as mães de meio expediente, mergulhadas no caldeirão dos trabalhos fora do lar. A tão propalada modernidade retirou muito da seiva feminina. Isto pois, deu um "status" grande demais à mãe que, como dizem as moderninhas "eu trabalho fora". Em seu lugar deveria existir intrinsecamente uma CAUSA. Que seria uma formação onde predominasse nos convívios domésticos, as CAUSAS dos direitos e deveres a serem absorvidos por seus filhos. Crianças e adolescentes em sua escalda natural. Você já imaginou que país melhor poderíamos ter? Talvez aqui coubesse uma questão a ser refletida sobre a enorme valoração do individual vista em nossa modernidade, que se confronta com os inestimáveis valores familiares e, consequentemente, gurpais, que os jovens do hoje pudessem perpetuar para terem, em nosso amanhã, algo cidadão a ser igualmente doado.
Parabéns amigo. Mais uma vez nos deleitamos e refletimos sobre o que de fato importa, via suas crônicas, sempre recheiadas de luminar conteúdo. Um abraço fraterno.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

SUZETE SERODIO disse...

Exemplo de fazer o bem sem ver a quem.
Parabens pelo texto
Suzete Seródio

ZURMA CALDAS disse...

Excelente poder compartilhar no seu blog FEIXE DE VARAS, assunto de tal relevância como as obras sociais de Dra. Zilda Arns e Viviane Senna, diretrizes que dignificam a vida humana e servem de exemplo para que outros seguidores as acompanhem.
Parabéns pela iniciativa!
É o momento para que os clubes reflitam no que deve fazer e numa ação pró-ativa partam para fazer, utilizando a vontade férrea
que está dentro de cada um.
Agradece,
Zurma.