ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 17 de abril de 2020

MORRE NO RIO O PROF HERMOGENES. 

MORRE NO RIO O PROFESSOR HERMÓGENES

(Veja outros textos de minha autoria sobre Yoga e o prof HERMÓGENES.)

Recebi a notícia do falecimento do professor José Hermógenes de Andrade enquanto participava do REGONNE - Reunião de Governadores do Rotary, do norte e nordeste do Brasil.
Morreu no dia 13 de março de 2015 no Rio de Janeiro aos 94 anos de idade completados dia nove. A causa da morte não foi divulgada mas a partir do momento em que completou 90 anos de idade, ele entrou num processo degenerativo acentuado culminando no desenlace.
 Hermórgenes é considerado o pai da Yoga no Brasil. Autor de mais de 30 livros dentre eles Yoga para Nervosos e Auto Perfeição com Hata Yoga, a primeira obra em língua portuguesa, lançada no país em 1960.
Nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Seguiu a carreira militar chegando ao posto de tenente-coronel da ativa.
Aos 35 anos de idade foi diagnosticado portador de tuberculose avançada que quase lhe tirou a vida.
Foi aí que descobriu os ensinamentos da Hata Yoga cujos posturas e respirações passou a praticar escondido no banheiro de casa. Hermórgenes dizia que a Yoga salvou a sua vida. A transformação foi tamanha que resolveu dedicar o resto da sua vida a mostrar-las aos outros.
Começou a dar aulas na garagem de sua residência. Seu trabalho de divulgação o fez ser tratado como mestre.
Ele tinha duas filhas. Foi cremado às 15h00 do dia 15 de março no Rio.
Ele obteve reconhecimentos e títulos como o de doutor em Yoga Terapia pelo Word Development .... da Índia. Em 1998 foi escolhido cidadão da Paz do Rio de Janeiro e em 2000 recebeu a Medalha Tiradentes maior honraria oferecida pela Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro.
Hermógines era oficial do Exército da arma de Infantaria. Sua vocação humanística o distanciou de armas mais técnicas como a Engenharia. Confessava que teve grandes dificuldades com a tal da Descritiva. Viu se logo também incompatibilizado com os afazeres naturais da arma de infantaria: "logo eu que tenho alergia a poeira fui ser infante." Os soldados de infantaria são apelidados de "pé de poeira".
No posto de capitão prestou concurso para o magistério do Exército e foi ser professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro onde lecionou Educação Moral e Cívica e outras ciências humanas além de Filosofia e Historia.
Eu o conheci no ano de 1953 nos meus 11 anos de idade, quando cursei o curso de admissão - CAD, do Colégio Militar do Rio de Janeiro que preparava os alunos para a difícil competição que era o concurso de admissão, onde cerca de 4000 candidatos disputavam 300 vagas. O capitão Hermógenes ensinava História.

Nenhum comentário: