ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 17 de junho de 2013

AS DEZ PALAVRAS DE ORDEM DO ROTARY DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE




AS DEZ PALAVRAS DE ORDEM DO ROTARY,
 ONTEM, HOJE E SEMPRE.

Alberto Bittencourt






Desde 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu três amigos e fundou em Chicago, EUA, uma associação chamada ROTARY, nascia naquele dia algo de poderoso, verdadeiro e concreto. A nova instituição cresceu, multiplicou-se, ultrapassou o primeiro século de existência e prossegue no século XXI, na grande missão de Construir o Homem e o Mundo.
Podemos expressar de forma simples a sua atuação através de dez palavras de ordem. Tais palavras de ordem, antes de serem uma rotulação ou identificação, são muito mais um chamamento, uma convocação, uma devoção a uma causa.
Sobre dez palavras de ordem edificou-se a grande obra. Elas constituem a base firme e sólida, sustentáculo dos pilares da ação do Rotary através dos tempos, nos quatro cantos do mundo.
Na dinâmica da evolução humana, há novas palavras de ordem que foram sendo incorporadas, mas as anteriores nunca perderam a força, nunca deixaram de existir.
Sei que outras palavras de ordem podem caracterizar a ação do Rotary, mas elenco aqui as que considero mais importantes:

   1.  AMIZADE
Palavra de ordem existente desde o início da trajetória do Rotary. Trouxe, de forma implícita, a expressão Mútua Ajuda Profissional. Consolidou-se ao longo dos anos, adquiriu cada vez mais força. Tornou-se Companheirismo, ou seja, a união de pessoas para ajudar o próximo.   Assumiu ares de modernidade com o nome Relacionamento, mais abrangente. Passou a incluir a Família Rotária, os beneficiários das ações, os colegas, o público externo.

   2.  SERVIÇO
Tendo por base a amizade e o companheirismo, a Prestação de Serviço logo passou a ser o objetivo número um do Rotary. De ação limitada e pontual, o "Serviço" evoluiu para o "Servir", sem limite de tempo nem de espaço, significando uma ação contínua e permanente, muito mais um estado de espírito, uma atitude de vida.

   3.  CRESCIMENTO
De Chicago, USA, onde foi fundada, a nova Associação rompeu fronteiras, abriu-se para o mundo. A despeito de ter sido o século XX, marcado por duas Guerras Mundiais, pela Grande Depressão, pela Guerra Fria, por um sem número de conflitos que produziram mais de 60 milhões de mortos, mesmo sendo um século em que a humanidade mergulhou como nunca na destruição do homem pelo próprio homem, o Rotary experimentou um Crescimento contínuo e constante, até chegar ao terceiro milênio com mais de 1,2 milhões de associados, unidos sob o mesmo ideal, de "Fazer o Bem no Mundo".

   4.  CREDIBILIDADE
O Rotary International, através da Fundação Rotária, seu braço financeiro, pautado na penetração e capilaridade das ações de Rotary Clubs que chegam às mais recônditas regiões do planeta, na seriedade das gestões financeiras, na transparência dos programas e, sobretudo, baseado na imensa confiança que lhe é depositada por rotarianos do mundo inteiro, adquiriu imensa Credibilidade entre governos e instituições. Tal fato lhe rende parcerias as mais importantes para a consecução de suas metas e objetivos. A Credibilidade é cúmplice da Ética.

   5.  VISIBILIDADE
Ante as turbulências e dificuldades do mundo moderno e a concorrência com centenas de milhares de ONGs, o Rotary sentiu necessidade de dar maior divulgação às suas ações. Para mostrar ao mundo o que fez e o que faz, a palavra de ordem passou a ser Visibilidade, Imagem Pública, ou Relações Públicas.
  
   6.  INTEGRAÇÃO
Integração dentro e fora do Rotary, entre os membros da Família Rotária, entre os Rotary Clubs, Integração com órgãos do governo, com outros clubes de serviço, com empresas privadas, passou a ser uma palavra de ordem das mais importantes para a realização dos seus objetivos. Integração também no sentido de União.

   7.  COMPROMETIMENTO
Comprometimento vem na esteira da Mobilização do Quadro Associativo. É a participação proativa do rotariano em todas as ações. É o envolvimento e a cumplicidade com as metas e objetivos rotários, o que acarreta regozijo na vitória e tristeza no fracasso. O Rotary mobiliza a humanidade para a paz, para a defesa do meio ambiente, para o desenvolvimento do homem, para a Compreensão Mundial.

   8.  CAPACITAÇÃO
A instituição do PLC e do PLD deu ênfase aos treinamentos. Inúmeros seminários de Capacitação foram instituídos em todos os níveis do Rotary. Capacitar significa, não apenas tornar capaz o incapaz, mas, sobretudo, tornar o capaz mais capaz.

     9.  CONTINUIDADE
Sem Continuidade nenhuma ação subsiste. Principalmente numa instituição como o Rotary, que troca de presidentes, de diretores, de administradores todos os anos, o que a faz ser única no mundo, nesse aspecto. A Continuidade é que faz o sucesso dos programas e ações do Rotary. A Continuidade é a garantia do futuro do movimento rotário.

   10.               SUSTENTABILIDADE
A perenidade das ações e programas do Rotary depende da Sustentabilidade dos mesmos. A Sustentabilidade de um projeto é a garantia de que as ações ou os efeitos decorrentes não vão parar quando terminarem os recursos humanos, financeiros e materiais disponibilizados para tal fim. A Sustentabilidade é o que define a permanência do programa e o que o faz ser sempre útil e necessário.

Estas são as dez palavras de ordem do Rotary.
Representam o Rotary conservador e inovador 
ao mesmo tempo. 
Representam o Rotary fiel aos princípios
 de seu criador, Paul Harris. 
Representam o Rotary que se renova, 
que permanece sempre jovem, que evolui 
e acompanha as mudanças da sociedade.
Estas são as dez palavras de ordem do Rotary, 
ontem, hoje e  sempre.

x-x-x-x-x-x


   

Nenhum comentário: