CALENDÁRIO para uns, FOLHINHA para outros.
De meu diário, em
23 de janeiro de 2009
Natal |
Ganhei do Reverendo Salomão Azulay, sogro de minha filha Cris e pai do meu genro Solano, um desses calendários de mesa, não muito grandes, em que cada folha destacável corresponde a uma semana. No verso, há mensagens inspiradoras, que nos convidam à reflexão.
A desta semana, caiu como uma luva nas minhas carências e vicissitudes. No momento, não me lembro aonde a coloquei, mas dizia, mais ou menos o seguinte:
Se você tem uma tarefa para fazer em uma data pré determinada, não deixe para fazer tudo na última hora. Comece agora, mesmo que seja com muita antecedência, a tomar as providências necessárias, de modo a chegar com calma e precisão ao que você se propôs. Verá que você ficará muito mais tranquilo e chegará com muito mais eficiência ao resultado final.
É isso aí! A mensagem era tudo o que eu precisava. Parece que foi escrita para mim.
Tenho algumas palestras já agendadas para fevereiro e maio. Devo começar a preparar os audiovisuais, os slides em Powerpoint, pesquisar o que há de bom na internet, procurar filminhos motivadores, escrever os textos, para não improvisar na hora.
Invariavelmente, eu sempre deixo tudo para o momento final, para resolver às pressas, madrugadas a dentro. O resultado, modéstia à parte, sempre sai bom, mas poderia ser muito melhor. Vou começar agora mesmo a preparar a palestra do Rio, para os governadores assistentes de Rotary.
Segue abaixo o texto da folhinha, na íntegra:
Administrando a energia acumulada
Descobrir seu objetivo na vida e retirar dela
os elementos que roubam sua energia vital.
A tendência natural é deixar para a última hora.
A excelência acontece quando começamos bem cedo
a andar em direção ao nosso chamado individual.
Começando cedo, há tempo suficiente para
ajuntar recursos, montar estruturas de apoio, contatar pessoas.
Se tiver que dar uma aula,
comece a se preparar no mesmo dia em que foi convidado.
Leia, medite, crie seus recursos audiovisuais,
invente novas e diferentes maneiras de cativar a atenção dos alunos.
Calcule o tempo que falta,
aquele que você dispõe para esta preparação e
divida seu trabalho em pequenas tarefas diárias,
que possam ser feitas com calma e concentração.
Pequenas atitudes como essa,
nos levam a uma vida de excelência.
E, a excelência, nos leva a Deus.
E mais:
Procuro a verdade humildemente, mas com toda a seriedade e, no caminho dessa busca, confio totalmente nos meus companheiros de jornada, de maneira que eu possa conhecer os meus erros e corrigi-los.
GHANDI
Modelar uma estátua e dar-lhe vida, é belo;
modelar uma inteligência e dar-lhe verdade, é sublime.
VICTOR HUGO
3 comentários:
Apreciado Comp.Alberto, GRAÇA, PAZ, BEM, ALEGRIA e AMOR ! .
Parabéns pela sua dedicação ao 'melhoramento' das pessoas. Registro ainda que desfruto da amizade de meu conterrâneo Salomão Azulay. Um grande abraço. FELIZ PÁSCOA a você e a todos os seus.Djalma Bentes.
Eu gosto de organizar com anteceência... bjs
Prezado Companheiro Alberto... na minha experiencia precisamos fazer as duas coisas: Preparar com antecedencia, sim, mas tambem "queimar o oleo da meia-noite". Depois de muitos anos fazendo palestras em todo o mundo, e tambem lecionando para anfiteatros com 300, 400 estudantes nas Universidades de Michigan e Delaware nos USA, sei que a preparacao com antecedencia razoavel e fundamental, mas sei tambem que aqueles detalhes que adicionam o "brilho", que diferenciam a palestra ou a aula como "sua", na grande maioria das vezes sao adicionados na decima-primeira hora... madrugada a dentro, como voce diz. Como em tudo na vida, IN MEDIO VIRTUS... PARABENS pelo texto, e uma Feliz Pascoa a voce e aos seus.
Postar um comentário