ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 29 de março de 2013

TRABALHO EM EQUIPE


TRABALHO EM EQUIPE
Alberto Bittencourt

São as pessoas trabalhando em equipe e não isoladamente que fazem de fato a diferença entre organizações bem sucedidas e aglomerados de talentos vaidosos e improdutivos.
Cada organização bem sucedida, cada equipe bem sucedida e cada projeto bem sucedido funciona com apenas uma coisa: energia.
A tarefa do líder é transformar-se na fonte de energia que impulsiona os outros.
A parábola abaixo, de autor desconhecido, ilustra porquê. 



Assembleia na Carpintaria



A CARPINTARIA
Contam que, na carpintaria, houve uma vez uma estranha reunião.
Foi uma reunião de ferramentas para tirar as suas diferenças. O martelo exerceu a presidência. Entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por que? Fazia demasiado ruído. E, também, passava o tempo todo golpeando.
O martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa. Ante o ataque, o parafuso aceitou também mas, na sua vez, pediu a expulsão da lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais. A lixa estava de acordo, com a condição que também fosse expulso o metro, que sempre ficava medindo os demais segundo seu próprio padrão, como se fora o único perfeito.
Nisso entrou o carpinteiro, colocou o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a grossa madeira inicial se converteu em um lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a reunião recomeçou.
Disse o serrote: “Senhores, ficou demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, superemos nossos pontos negativos e concentremo-nos na utilidade de nossos pontos positivos.”
Todos concluíram então que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para afinar e limar a aspereza e observaram que o metro era preciso e exato. Sentiram-se então uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.




VEJA O VÍDEO A SEGUIR: A CARPINTARIA

(Clique nas 4 setas do canto inferior direito para ver em tela cheia.)






x-x-x-x-x-x

2 comentários:

Marlene Manso disse...

Amigo, dizem que nada acontece por acaso. Eu estava precisando de algo "sutil" para me ajudar a arrumar a caixa de ferramentas do meu clube. Essa fábula veio a calhar. Só espero não levar uma martelada na cabeça....

REGINA TOCANTINS disse...

Muito obrigada, Alberto.
Nada como um carpinteiro para ressaltar o talento de cada um.
Com um forte abraço,
Regina.