ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 27 de março de 2013

CALENDÁRIO para uns, FOLHINHA para outros.


CALENDÁRIO para uns, FOLHINHA para outros.
                  
                                                                                                                             De meu diário, em
23 de janeiro de 2009


Natal


      Ganhei do Reverendo Salomão Azulay, sogro de minha filha Cris e pai do meu genro Solano, um desses calendários de mesa, não muito grandes, em que cada folha destacável corresponde a uma semana.  No verso, há mensagens inspiradoras, que nos convidam à reflexão.
      A desta semana, caiu como uma luva nas  minhas carências e vicissitudes. No momento, não me lembro aonde a coloquei, mas dizia, mais ou menos o seguinte:

      Se você tem uma tarefa para fazer em uma data pré determinada, não deixe para fazer tudo na última hora. Comece agora, mesmo que seja com muita antecedência, a tomar as providências necessárias, de modo a chegar com calma e precisão ao que você se propôs. Verá que você ficará muito mais tranquilo e chegará com muito mais eficiência ao resultado final.

      É isso aí! A mensagem era tudo o que eu precisava. Parece que foi escrita para mim.
      Tenho algumas palestras já agendadas para fevereiro e maio. Devo começar a preparar os audiovisuais, os slides em Powerpoint,  pesquisar o que há de bom na internet, procurar filminhos motivadores, escrever os textos, para não improvisar na hora.
      Invariavelmente, eu sempre deixo tudo para o momento final, para resolver às pressas, madrugadas a dentro. O resultado, modéstia à parte, sempre sai bom, mas poderia ser muito melhor. Vou começar agora mesmo a preparar a palestra do Rio, para os governadores assistentes de Rotary.

      Segue abaixo o texto da folhinha, na íntegra:

Administrando a energia acumulada
Descobrir seu objetivo na vida e retirar dela
os elementos que roubam sua energia vital.
A tendência natural é deixar para a última hora.
A excelência acontece quando começamos bem cedo
 a andar em direção ao nosso chamado individual.
Começando cedo, há tempo suficiente para
ajuntar recursos, montar estruturas de apoio, contatar pessoas.
Se tiver que dar uma aula,
comece a se preparar no mesmo dia em que foi convidado.
Leia, medite, crie seus recursos audiovisuais,
invente novas e diferentes maneiras de cativar a atenção dos alunos.
Calcule o tempo que falta,
aquele que você dispõe para esta preparação e
divida seu trabalho em pequenas tarefas diárias,
que possam ser feitas com calma e concentração.
Pequenas atitudes como essa,
nos levam a uma vida de excelência.
E, a excelência, nos leva a Deus. 


E mais:

      Procuro a verdade humildemente, mas com toda a seriedade e, no caminho dessa busca, confio totalmente nos meus companheiros de jornada, de maneira que eu possa conhecer os meus erros e corrigi-los. 
                                   GHANDI    

Modelar uma estátua e dar-lhe vida, é belo;
modelar uma inteligência e dar-lhe verdade, é sublime.
                                        VICTOR  HUGO

3 comentários:

Anônimo disse...

Apreciado Comp.Alberto, GRAÇA, PAZ, BEM, ALEGRIA e AMOR ! .
Parabéns pela sua dedicação ao 'melhoramento' das pessoas. Registro ainda que desfruto da amizade de meu conterrâneo Salomão Azulay. Um grande abraço. FELIZ PÁSCOA a você e a todos os seus.Djalma Bentes.

ANA HERTZ MAGALHÃES disse...

Eu gosto de organizar com anteceência... bjs

Unknown disse...

Prezado Companheiro Alberto... na minha experiencia precisamos fazer as duas coisas: Preparar com antecedencia, sim, mas tambem "queimar o oleo da meia-noite". Depois de muitos anos fazendo palestras em todo o mundo, e tambem lecionando para anfiteatros com 300, 400 estudantes nas Universidades de Michigan e Delaware nos USA, sei que a preparacao com antecedencia razoavel e fundamental, mas sei tambem que aqueles detalhes que adicionam o "brilho", que diferenciam a palestra ou a aula como "sua", na grande maioria das vezes sao adicionados na decima-primeira hora... madrugada a dentro, como voce diz. Como em tudo na vida, IN MEDIO VIRTUS... PARABENS pelo texto, e uma Feliz Pascoa a voce e aos seus.