ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 24 de março de 2013

HORÓSCOPOS


HORÓSCOPOS


                                                                                                                                   Abril de 2010

Raramente leio horóscopos. Quando o faço, apenas para não passar batido  ao folhear o jornal do dia, às vezes dou uma vista rápida, de forma automática, sem nem mesmo chegar à assimilação do que está escrito. Esqueço tudo imediatamente. São sempre os mesmos chavões, frases feitas, que nem de longe nos dizem respeito.
Hoje foi diferente.
Foi a segunda vez que tal me aconteceu. A primeira, nos meus vinte e quatro anos de idade, após o término do curso de paraquedista militar. Senti como se as singelas linhas do horóscopo daquele dia fossem dirigidas especialmente para mim. As palavras penetraram em minha alma, não com a força de uma previsão, mas como a confirmação do que eu queria muito que acontecesse. Era como se alguém me dissesse o que eu mais queria ouvir.  Passei a não ter a menor dúvida de que tal fato, dentro em pouco, iria se tornar realidade. E, a sequência dos acontecimentos veio, em seguida, confirmar as expectativas do meu coração - em breve, eu faria uma viagem. Realmente, aconteceu, mesmo sem constar do calendário daquele ano, nem estar programado. Logo após a entrega dos brevês de paraquedista, foi instituído o Curso de Mestre de Salto, que eu tanto queria fazer. Foi a concretização de um sonho. Como coroamento do curso, veio a viagem, prevista no meu horóscopo. Viajamos pelo Brasil, nos C-135, famosos vagões voadores da FAB, fazendo exercícios de salto em diversas cidades, de Curitiba, PR, até Uruguaiana, na fronteira do RGS com o Uruguai. Foram saltos em campo aberto, em mata fechada, diurnos, noturnos e até no mar. Saltos com equipamentos pesados, com cães de guerra, lançamentos de canhões, jipes e viaturas. No fim, tínhamos cursado, na prática, a mais autêntica e verdadeira escola de liderança que possa existir. O tenente Mestre de Salto, comandante de pelotão, à frente de 40 soldados, é sempre o primeiro a saltar da aeronave. Atrás dele vêm os seus homens, seguindo-o com confiança. Ao aterrar, repetia-se a tarefa de dobrar, ensacar e enterrar o paraquedas, com as pequenas ferramentas de sapa que cada um trazia. Depois o tenente reagrupava seus soldados e partia para cumprimento da missão.
Hoje, o fato se repetiu. O jornal caiu por acaso em minhas mãos, em Teresópolis e, sem querer, ao abri-lo, deparei-me com o horóscopo do dia. Baixei os olhos para Escorpião, o meu signo e lá estava escrito, ao lado do desenho do execrável inseto:
Escorpião (de 23/10 a 21/11); Regente  Plutão:
 “Momento de progresso e sucesso. As pessoas vão respeitar e admirar suas opiniões e buscarão apoio em você. Boa oportunidade para firmar ou reabilitar a sua reputação e assim criar uma reserva de paz de espírito para os momentos adversos.”   
Esta mensagem me chegou exatamente no momento em que pretendia tomar importante decisão. Caiu como uma luva na minha pretensão de me tornar escritor de mensagens edificantes, um construtor de pontes de amizade, um arauto da paz, um desenvolvedor de homens e de mentes.
Ao ler meu horóscopo de hoje, senti a aprovação do cosmo para continuar meu caminho, a despeito de tudo que possa acontecer, pois, escrevendo, estarei “criando uma reserva de paz de espírito para vencer os momentos de dúvidas e angústias”.
Mas é bom frisar, não escrevo por egoísmo ou por vaidade. Escrevo para mim, para ordenar meus pensamentos, para colocá-los em sintonia com o meu íntimo, porque me sinto bem ao fazê-lo. Assim, divulgo, meus sentimentos, minhas ideias e meus conhecimentos, ordenadamente. De uma certa forma, me sinto útil, transmito algo meu. Escrevo para me comunicar com as pessoas, para ajuda-las. Eu me faço conhecer. É uma forma de expressar o que me vai no fundo da alma, um modo de dar vida à minha criatividade. Para mim, essa forma de criação representa a expressão do meu mestre interior, do meu Eu superior e divino, características que trazemos conosco, cada um de nós, todos nós.  
Tenho a intenção, com estes meus ditos, de deixar alguma marca da minha passagem pela Terra. Escrevo, em primeiro lugar, para mim mesmo, para dar vazão a esta força de pensamentos que me invade, é uma necessidade, como uma bonança após a tormenta. Depois, procuro sempre  transmitir aos leitores a palavra amiga, encorajadora, animadora, de amor e de esperança.
Os reconhecimentos são consequência, mas funcionam como combustível, para que eu sempre me lembre, pois esta é uma missão que eu sempre aspirei, desde a juventude.      
      

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns comp. Gov. Alberto Bittencourt,
Gostei do seu artigo e das façanhas militares. Continue escrevendo.
Voce tem talento, experiência de vida e pode contribuir com ações e palavras amigas que confortarão e melhorarão a vida de muitas pessoas.
Um abraço cordial,
Fernando Magnus

ASSIS BEZERRA disse...

Gostei muito da manhã de hoje.
Li "Horóscopo", "Resiliência" (que belo exemplo motivador que deu da ostra) e "Ação com continuidade e sustentabilidade".
Mas que necessidade sinto (e penso que não só eu) de não ter seus artigos em casa, em nossa estante, as nossas mãos... Não perca tempo (perdoe-me falar assim, debite o tempo), o tempo foge e isto seria um favor que nos faria, nós, de idade já avançada, no finalmente da vida. e penso que o ilustre Amigo pode fazer isso independentemente de lucro ou prejuizo. Quem pula de paraquedas não tem nada a temer - maior determinação só quem tem é Deus e determinaçãp lhe é uma palavea tão íntima!
Um forte abraço e até segunda-feira próxima. Seu pequeno admirador Assis

EDVALDO ARLEGO MARQUES disse...

Caro companheiro.
Assim é que deve ser o escritor. Guardar consigo o conhecimento, a sabedoria, o amor e a felicidade, é mesquinhes, ou egoísmo.
Dinheiro parado não gera riqueza. Do mesmo modo, inteligência que não se revela não produz sabedoria.
E s c r e v a!
Abraços,
Arlégo. 

Anônimo disse...

Muito bem Alberto,
continue escrevendo. É sempre com satisfação e admiração que leio tuas opiniões.
Abraço,
Silvia Mallmann Guariglia

DJALMA BENTES disse...

Comp.Alberto Bittencout,
Com a sua qualidade de paraquedista aí vai uma boa maneira de descer do topo da montanha. O problema é que você ainda tem que chegar ao topo para iniciar.
Depois de assistir este vídeo você vai entender realmente o termo lunático !
Antes de pular dá uma consultada no horóscopo....
A adrenalina que eles experimentam provavelmente seria suficiente para matar a maioria das pessoas. Olha o quão perto eles conseguem as paredes do Canyon. Sem querer desestimular, mas um erro de cálculo muito pequeno e chega-se ao além...
Um grande abraço.
Felicidades, hoje e sempre.
Djalma Bentes.
DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO
http://player.vimeo.com/video/56534375

SUZETE SERÓDIO disse...

Parece mensagem de Deus masmo.
Abraços
Suzete

HERMES PEREIRA DA SILVA disse...

Companheiro Gov.Alberto Bittencourt,
Cumprimento-o pela bela iniciativa. Divida com seus amigos a bondade do seu coração.
Quero ser seu leitor.
Abraços -
Hermes Pereira da Silva

MÁRIO MORAES disse...

Excelente!
Mário Moraes

Joel Muricy disse...

Meu caro Alberto.

Parabéns pelo que é e principalmente pelo que transmite e ajuda as pessoas.

Ser civilizado é se importar com a felicidade dos outros e você não só prega isto, mas pratica, ensina com o exemplo.

Eu me orgulho e me sinto muito bem só em ser seu amigo e sorver sua sabedoria.

Um abraço amigo e fraterno. Joel
Muricy

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Caro Bitteecourt.
Belíssimo texto, escrito de um fôlego só. Vou tentar ser suscinta. Já estagiei em jornais sérios no Rio de Janeiro há algum tempo. E, o espaço para o Horóscopo era sempre motivo de brincadeiras na redação. Mas, havia algumas colocações sérias advindas das posições dos astros, colocadas por outros. Importa para mim, ressaltar que comungo com a idéia de um nosso bem conhecido dístico popular. Falo daquele que apregoa sobre a existência de mais coisas entre o céu e a Terra do que imagina nossa vã sabedoria. Entretanto, a ciência igualmente me sopra agora no ouvido. Creio também, que não podemos olvidar de uma outra força, talvez igualmente conhecida nossa. Refiro-me á força mental que faz morada nas mentes de todos nós. Talvez até, ela possa ser denominada também de fé. Intrínseca e sempre latente. Nossos cotidianos podem ter encontro marcado com esse elemento, que agora ouso denominar de fé. Fé em si. Fé no próximo. E fé nos deuses das várias crenças da humanidade. Outro aspecto se destaca nessa bela crônica. Me refiro às forças particares e típicas da liderança. Ela é inata a alguns. Aos verdadeiros líderes como você amigo, que em qualquer ou algum momento de sua vida a sentiu surgir, sem que nada em você a pudesse deter. Continue Bittencourt a exercer essa força. Conduza e alerte. E nos doe sempre que lhe falar esta força. Que nós, seus seguidores, agradeceremos sempre. Até a sua próxima crônica.
Lúcia Vasconcelos Lopes.

Adalberto Arruda disse...

Prezado ALBERTO: Parabens por mais este brilhante artigo, agora sobre o polêmico assunto, horóscopo. Na sua verve de escritor você depõe, e muito, ao registrar que por cerca de cinco décadas de leituras e mensagens de horóscopos, apenas ocorreram duas coincidências com fatos indicados nos horóscopos e ocorridos em sua vida. Um, aos 24 anos de idade, quando você realizaou aquelo fantástico exercício de paraquedista, em complementação de seu curso na Aeronáutica, e, recentemente, ao constatar observação em horóscopo sobre suas habilidades e atividades de escritor voltado sempre para qestões humanas e precocupado com a felicidade e bem estar de todos. De fato a história da humanidade registra esse angustioso sentimento humano de tentar prever o imaginário e temeroso futuro, e para isso recorrendo através a fantasias, rituais diversos às vezes até macabros e também a recursos intelectuais com ansiedade e desesperro. Como exemplos históricos, destaco:a cabala, com seu apelo a forças sobrenaturais misteriosas; os prognósticos astrológicos como recurso aos astros distantes, luminosos e indecifráveis; a linha das mãos pela quiromância; a cor da fumaça exalada da cremação de vísceras de animais domésticos sacrificados por advinhos profissionais; o sacrifício de seres humanos; a bola de cristal, etc. Enfim, todo um fantástico caminho de angústia e desepero do homem, na tentativa de conhecer o futuro ignoto e ameaçador, se bom ou mau. Saudo seu espírito racionalista, sua senbilidade humana e sua preciosa arte de bem escrever. Vá em frente. Navegar é preciso. Abraços ADALBERTO ARRUDA

SIMONE LUCENA ARAUJO disse...

Prezado Dr. Alberto
Bom dia!!!
Espero que esteja bem e juntamente toda família.
PARABÉNS!!! Adoro a forma como escreve, rica em detalhes............. é quase como uma viagem deliciosa ler cada um deles!
É interessante como já li coisas, horóscopos, que parecem ter sido escritos pra mim. Os escorpiões são pessoas que admiro muito pela obstinação e determinação que possuem quando resolvem realizar tarefas, assumir compromissos.... são perfeccionistas, excelentes amigos!!! O meu é Áries!
Quero aproveitar também para desejar uma Feliz Páscoa! Que esse simbolismo nos faça lembrar os ensinamentos do cristianismo e nos anime a continuar acreditando que podemos trabalhar para melhor convivermos, baseados nos ensinamentos que Jesus nos deixou em seu percurso de vida, morte e ressurreição.

EDUARDO MOTA disse...

Meu caro Gov de Rotary Alberto, o seu texto construído das entranhas de sua memória , vem mostrar a sua sensibilidade com as letras , mostrando ao leitor a sua aguçada observancia com um simples HOROSCOPO, a visão de um paraquedista tem que ser perfeita, de águia, para enxergar os perigos ao longe, voce como INSTRUTOR de paraquedistas, aprendeu na caserna a combater o mau, trilhando o bem.
Voce foi e será sempre um grande "INSTRUTOR".
A propósito o meu signo é Escorpião

Eduardo Mota

Leni Peixoto disse...

Este é o nosso companheiro de Rotary...transparente, sério, bem informado e com muitos conhecimentos para compartilhar de forma simples e verdadeira...Ler os seus escritos é muito bom!