ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROJETO EDUCAÇÃO IGUAL


                  Recife, PE, fevereiro de 2010

Em 1995, o jovem holandês Sander den Hartog, veio estudar por um ano no Brasil. Participava de um programa do Rotary International denominado Intercâmbio de Jovens, que envia jovens com menos de 18 anos, de um país a outro.

Vindo de um país mais adiantado, Sander conheceu a realidade brasileira. Morou no Recife em casa de família, estudou em colégio particular, praticou esportes, frequentou festas, como qualquer outro jovem da classe média. Entretanto, de espírito inquieto, logo se sensibilizou com o sacrifício das gerações mais pobres. Não entendia por que os alunos das escolas públicas, não conseguiam ingressar nas Universidades Federais, gratuitas, únicas ao alcance de suas condições.

O impacto do inctercâmbio foi tão grande a ponto de provocar profundo crescimento espiritual em Sander. De volta ao seu país, reconhecido, quis devolver ao Brasil uma parte dos benefícios aqui recebidos. Reuniu quatro amigos e criou a Fundação Educação Igual (Stichting Equal Education). Em seu casamento, no ano 2004, pediu aos convidados que não lhe dessem presentes, mas dinheiro para começar o projeto. O resultado foi surpreendente, segundo relatou.

A Fundação Educação Igual, fundada na Holanda, tem o objetivo de proporcionar a estudantes brasileiros do ensino público, condições de prestarem vestibular para Universidades Federais, em igualdade de condições com os alunos das escolas particulares.

Numa prova de que nada acontece por acaso, em 2007, a então presidente eleita do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, Núbia Mesquita, ao participar como líder de outro importante programa do Rotary, o Intercâmbio de Grupos de Estudos, reuniu-se, em Amsterdã, Holanda, com Sander e esposa Viola para  o planejamento inicial do projeto.

O encontro resultou num convênio firmado entre o Rotary Club do Recife-Boa Viagem e a Fundação Educação Igual. Ficou acordado que o Rotary entraria com um terço dos recursos necessários, enquanto a fundação holandesa aportaria os outros dois terços.

Os rotarianos fizeram o planejamento, levantamento das necessidades, e orçamento do projeto. Os alunos selecionados receberiam aulas em um curso especializado, material escolar, alimentação e auxílio transporte. 

Os rotarianos do RC Boa Viagem seriam conselheiros, um para cada aluno, com a responsabilidade de monitorar o aproveitamento escolar, verificar as necessidades individuais, procurar soluções, acompanhá-los passo a passo.

Em novembro de 2007, os rotarianos selecionaram um grupo de 35 alunos da terceira série dos Colégios Estaduais Assis Chateaubriand em Brasília Teimosa e Santos Dumont em Boa Viagem.

Nova parceria foi firmada a seguir, com o Colégio e Curso Contato, uma escola particular, especializada, com mais de trinta anos de experiência na área de cursinhos, e os mais conceituados professores do Recife.

As áreas escolhidas pelos alunos para prestar vestibular foram Medicina, Ciências Contábeis, Administração, Física, Matemática, Química, Engenharia.

Foi então resolvido que, para melhor preparar os alunos, seria necessário criar um novo formato de ensino, em turma fechada e com professores escolhidos. O primeiro ano, (2008) foi dedicado a reforçar e complementar o programa escolar que, em várias áreas, estava muito aquém do nível exigido nas provas do vestibular. Neste segundo ano, (2009), os alunos se integraram ao ensino preparatório, regularmente ministrado pelo Colégio e Curso Contato, com mais três escolas Púbicas integrando a parceria – a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, a escola Prof. Fernando Mota e o Centro de Ensino Experimental Cícero Dias.

Para provimento dos recursos de responsabilidade do Rotary em 2009, o Rotary Club do Recife-Boa Viagem e o Rotary Club de Hulst, Holanda, aprovaram na Fundação Rotária do Rotary International o Projeto de Subsídios Equivalentes número MG 68505.

Há, ainda, outros parceiros, não menos importantes, como o SESI-PE e a ABCC- Associação Beneficente Criança  Cidadã, além do patrocínio de várias empresas locais.

Este é um projeto da maior relevância. Dá para sentir a esperança no coração daqueles jovens, ver o brilho nos seus olhos quando, com a voz embargada pela emoção e alegria afirmam que este é o maior presente que já receberam, que tudo farão por merecer, que não vão desapontar nem desperdiçar a oportunidade.

O resultado foi excelente. 18 participantes foram aprovados em Universidades Federais, numa prova de que, com seriedade, dedicação e empenho, o jovem de escola pública pode chegar lá.
VOCÊ SABIA QUE...

- O Rotary Club do Recife – Boa Viagem é o coordenador e principal patrocinador do PROJETO EQUAL EDUCATION – EDUCAÇÃO IGUAL que, em 2008-09, preparou 35 estudantes das escolas públicas Assis Chateaubriand e Santos Dumond, em Boa Viagem, para prestar vestibular em faculdades, neste fim de ano, nos campos de medicina, química, engenharia, direito, matemática, administração, economia, entre outros?
- Que, para financiar esse projeto, o Rotary Club do Recife – Boa Viagem estabeleceu parcerias importantes com a Fundação Rotária do Rotary International; com a Fundação Equal Education, criada na Holanda por um ex intercambista e estudante do Rotary, chamado Dan Hartog; com o Rotary Club de Hulst, na Holanda; com o Colégio e Curso Contato; com a Associação Beneficente Criança Cidadã; com o SESI-PE?
- Que foram aplicados recursos da ordem de R$ 100.00,00 no projeto?
- Que as despesas custeadas pelo projeto incluem o pagamento do curso, com supervisão e avaliação permanentes, acompanhamento do rendimento, aulas de reforço, material escolar, fornecimento de camisa padrão, merenda escolar, vale transporte e o pagamento da inscrição para os exames vestibulares.

   - Que, dos 35 estudantes de escolas públicas, matriculados no projeto Equal Eucation, 18 foram aprovados nos concursos vestibulares da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2009?


12 comentários:

FLORIPA disse...

"Com a responsabilidade de monitorar o aproveitamento escolar",esta é que é a certeza do bom andamento das providencias tomadas,o que não se vê nas tão famosas "bolsas escolas" que o controle é para ingles ver.
Parabens aos administradores deste empreendimento que realmente dá cidadania aos mais necessitados.
Florimar.

FLORIPA disse...

"com a responsabilidade de monitorar o aproveitamento escolar",esta é que é a providencia máxima a fim de se controlar o objetivo a alcançar,o que não se vê nas "bolsas família",onde o controle governamental é para ingles ver,pois tudo peca pela intenção política.
Florimar.

MARIAThereza - Vip RECEPTIVO Recife Pernambuco disse...

MUITO interessante este PROJETO do companheiro ROTARIANO e do ROTARY Boa Viagem , Alberto !
Como seria BOM conseguirmos repetir o FEITO com NOVAS PARCERIAS do GOVERNO e da PREFEITURA ...
grande abço ,
Companheira Tereza Gonçalves de Medeiros Pereira
ROTARY 13 de MAIO
reuniões ás terças no CABANGA HIATE CLUBE PINA
19:30hs.

dandomaispalpites disse...

Os projetos que realmente fazem diferença devem ser apoiados, e devem servir de exemplo para novos projetos.

CEL CARMO / 7ª RM disse...

CELCARMO7RM
PREZADO ALBERTO,BOA NOITE!
COM OS CUMPRIMENTOS PELO TRABALHOS DESENVOLVIDOS E PELA CLARIVIDÊNCIA NAS AÇÕES.
CEL CARMO.
27 AG0

SUZETE SERODIO disse...

27 ago
Que trabalho lindo.
Suzete

SUELY CAVALCANTI disse...

29 AGO
Querido Alberto :
Parabéns a todos os mentores e executores desse projeto , maravilhoso!!! Com prazer , conforme abaixo , partilho-o com amigos sensíveis aos problemas sociais . Abrs. Su...

Girley Brazileiro disse...

Puxa Alberto! Essa experiencia tem que ser mais divulgada. Eu, pelo menos, só tomei conhecimento agora. Parabéns a vcs. Companheiros do Boa Viagem. Em tempo de discussão de cotas para acesso ao ensino universitário publico, é importante mostrar as fragilidades do ensino básico das escolas publicas.
Meu abraço,
Girley Brazileiro

PATRICIO disse...

SÓ NOS RESTA ENVIAR OS PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS .
BOM SERIA QUE OUTROS CLUBES ENTRASSEM NA PARCERIA E AMPLIASSEM AS REALIZAÇÕES
ABRAÇO ROTÁRIO
PATRÍCIO

Unknown disse...

Esta iniciativa é das mais louvaveis. O governo acaba de facilitar o ingresso de jovens da rede publica pelo aumento de cotas. Uma ação diametralmente oposta a esta iniciativa destes nobres rotarianos.

Genesio Vivanco disse...

São projetos dessa natureza e envergdura que fazem a diferença. Gostaria de obter maiores detalhes de como poderia participar, através da entidade que presido - CRESCER -, em parceria com o Rotary Club de São Paulo-Santo Amaro e escolas públicas de primeiro e segundo graus, da região. Abs. Genesio.

REILTON CARDOSO disse...

Prezado Dr. Alberto,

Parabéns pelo trabalho apresentado. Você se identifica muito bem com seus pensamentos e sabe apresentá-los de forma simples e sincera. Continue explorando esse universo, e com certeza, teremos mais um cidadão escritor que vem se revelando.

Abraços/Reilton