ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 19 de março de 2024

VENDO, VIVENDO E APRENDENDO

 

VENDO, VIVENDO E APRENDENDO

Alberto Bittencourt – set 2009

 

No Seminário do Quadro Social, que aconteceu como pré-evento do XXXII Instituto Rotary Brasil, realizado em Gramado, RS, em setembro de 2009, tivemos uma palavra brilhante e de grande inspiração pronunciada pelo Diretor Convocador, Antônio Hallage.

Ao encerrar o dito seminário, em seus comentários finais, Hallage disse que, ao tomar posse um novo sócio, a primeira coisa que o clube deveria fazer, seria apresentá-lo aos projetos e realizações, antes mesmo de ministrar a Instrução Rotária. Essa é necessária, mas pode ser feita depois, e há muito tempo para tal. Levar primeiro o novo rotariano para conhecer os trabalhos efetivos do clube é o grande ensinamento transmitido por Hallage, pois é Vendo, Vivendo e Aprendendo, que o novo sócio poderá se transformar num verdadeiro rotariano, num líder capaz de atuar dentro e fora do âmbito do clube. É imperioso mostrar ao novo rotariano que o Rotary não é só teoria, não são apenas palavras vazias. Somente vendo, vivendo e aprendendo, nos trabalhos e projetos que o clube realiza, ele terá a compreensão necessária para que o Rotary possa ocupar espaço junto ao seu coração, lá onde mora o seu Mestre Interior, no altar do Pensamento, Sentimento e Vontade.

A parte teórica, informação e instrução rotária, os ensinamentos virão depois e há tempo para isso, para que os líderes do clube transmitam os conhecimentos teóricos que formarão a verdadeira base de novo rotariano.

É conhecendo a parte prática, operacional, primeiro que o novo sócio vai adquirir a motivação para permanecer no clube e se tornar atuante, proativo, um militante do trabalho rotário o em ativista social, disponível e participante para o trabalho.

Parabéns,  portanto, ao diretor Hallage, por suas inspiradas palavras. Que uma comissão de rotarianos se encarregue de marcar as visitas com o novo sócio. Levá-lo para conhecer os projetos do clube é primordial. Ver, Viver e Aprender o que se passa nas creches, orfanatos, escolas, centros de recuperação de deficientes, hospitais infantis, comunidades carentes, favelas. Leve-os aos Interacts, Rotaracts, NRDCs, que veja o que cada um realiza.

Somente Vendo, Vivendo e Aprendendo o novo sócio será um verdadeiro rotariano.

Com freqüência nos deparamos com novos companheiros que entram nos clubes, mas ali restam apáticos, insensíveis, indiferentes, desmotivados. Estes acabarão deixando o Rotary e, por desconhecimento do que o Rotary faz, acabarão saindo e sairão falando mal, dizendo, como já ouvi diversas vezes, que o Rotary só tem teoria, que do discurso à prática ele não passa, que o Rotary gosta de palavras bonitas, de palmas e nada de ação.

Para não deixar que o sócio adquira tais idéias, é preciso levá-lo a conhecer, efetivamente, todos os projetos do clube, pois só Vendo, Vivendo e Aprendendo se poderá tornar grande na prestação do serviço, um verdadeiro soldado da paz, um agente transformado da sociedade.

Convide os novos sócios e os antigos que nunca visitaram um projeto, para acompanhá-lo. Se ele alegar falta de tempo, falta de horário disponível, adéqüe-se ao horário dele, marque as visitas nos dias em que ele possa dar um jeito de comparecer, seja num sábado, domingo ou feriado, claro, combinando antes com a instituição (os rotaractianos sabem fazer isso).

Torne essas visitas obrigatórias para os novos sócios, condição sine qua non para que ele se efetive como rotariano.

Estenda esse convite aos rotarianos antigos que nunca foram aos projetos do clube. É preciso sacudir, às vezes, um companheiro, para tirá-lo da apatia, da acomodação.

Faça uma pesquisa. Verifique quais são os sócios que nunca foram a um projeto, convide-os, leve-os. Torne essa condição obrigatória. Só assim, teremos um quadro social atuante e mobilizado para a grande mudança. É fazendo primeiro, a transformação individual, a transformação interior, para que, Vendo, Vivendo e Aprendendo, ele possa, afinal, ter o Rotary dentro de si, no altar do Pensamento, Sentimento e Vontade.

 

 

Nenhum comentário: