Alberto Bittencourt
FILME “UM PUNHADO DE BRAVOS” de 1945, estrelado por Errol Flynn
OBJETIVO DA MISSÃO: Desativar uma estação de radar japonesa, instalada em Burma, país no Sudeste Asiático, também chamada de Birmânia, depois Myanmar.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR UM TRECHO DO FILNE.
O filme, disponível em DVD, retrata com precisão o que eram os primórdios do paraquedismo militar, no início da 2ª GM - 1941.
O equipamento era um paraquedas modelo T-7 , depois substituído pelo modelo T-10. A aeronave era um C-47, versão militar do Douglas, DC-3. Essa aeronave foi substituída pelo C-82, e depois pelo C-119, ambos apelidados de vagões voadores
Estes, por sua vez, deram lugar aos aviões C- 115, Buffalo, canadense, e em seguida aos C- 130, Hércules, de fabricação americana, pela Locheed. usados para fins militares, como transporte de pessoal e de carga.
Minha experiência vai só até o final dos anos sessenta.
Este é o filme que melhor retrata a “missão dos condores” que encontrei.
O tenente, comandante do pelotão, com o curso de “Mestre de Saltos”, é sempre o primeiro a saltar, numa prova inconteste de liderança, que só o paraquedismo oferece. O último a saltar é, em geral, o sargento mais graduado do pelotão.
Uma vez no solo, recolhe-se o paraquedas, que é colocado numa bolsa para ser posteriormente enterrado e camuflado, como pode ser observado no filme.
Uma vez reagrupados os soldados, parte-se para o cumprimento da missão, sob o comando e liderança do tenente paraquedista, comandante do pelotão.
— 1 PRONTO, 2 PRONTO, .....
— LUZ VERDE!
— Ã PORTA... JÁ
— HUM MIL, DOIS MIL, TRÊS MIL, QUATRO MIL... VELAME!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário