ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A FAMÍLIA ROTÁRIA É O TERRENO



A FAMÍLIA ROTÁRIA É O TERRENO

Alberto Bittencourt




A posse de um novo sócio num clube de Rotary é um momento solene, que pode ser comparado a um ritual de batismo, ou aos momentos de devoção de uma cerimônia religiosa, cercada de motivos de alegrias e de festas.

Em todos os clubes do mundo, um dos pontos de maior destaque é quando um novo companheiro, o cônjuge e não raro sua família, comparecem à frente da plenária festiva, para a consagração ao movimento rotário.

O presidente do clube faz a saudação:

Ao receber o distintivo rotário, vocês também ganham os parabéns de todos os companheiros! Vocês agora integram o Rotary International. A partir deste momento vocês podem contar com o apoio da Família Rotária. Sejam bem vindos.

Jamais esqueçam o conceito de que o Rotary é cada vez mais um movimento familiar. É uma grande família que recebe e acolhe em seu seio uma nova família.

Uma das ênfases do programa do Presidente do Centenário do Rotary International, Glenn Estess, 2004-05, era a Família Rotária. Ele assim se expressou:

Não queremos que o Rotary seja visto como uma obrigação a ser cumprida, uma organização que afasta as pessoas das famílias. Os clubes devem promover um ambiente familiar onde prevaleça a amizade e a confraternização para que todos possam participar dos eventos e projetos do clube.

Com o apoio da Família Rotária, torna-se fácil nutrir o espírito rotário do novo sócio, do contrário, se não tem ninguém que o compreenda e o encoraje na trilha do serviço, seu empenho pode esmorecer. Os líderes e padrinhos são importantes, mas na prática, nossos irmãos e irmãs da Família Rotária são o principal ingrediente para se obter sucesso.

Estabeleci, naquele ano, a seguinte metáfora:

A Família Rotária é o terreno e o novo rotariano é a semente. Não importa o quanto a semente é vigorosa, se o terreno não provê nutrição, a semente morrerá. Ao contrário, se o terreno for fértil, irá suprir a semente dos nutrientes essenciais de que ela precisa para germinar, crescer, se desenvolver, florescer, dar frutos, multiplicar-se.

Esses nutrientes essenciais que transformarão o novo companheiro no verdadeiro, autêntico líder rotariano, são três:

trabalho, conhecimento e companheirismo.

1.  Trabalho: 

O novo companheiro ou companheira que chega aos nossos clubes, cheio de boa vontade, ansioso por ser útil, por servir ao próximo, vem para trabalhar. Cumpre à Família Rotária integrá-lo, bem como ao cônjuge e à sua família, atribuindo-lhes funções, tarefas, missões, ajudando-os a desempenhá-las, estando sempre juntos, no caminho do serviço.

2. Conhecimento: 

Como ninguém ama aquilo que não conhece, é importante que o terreno da Família Rotária supra a semente do novo sócio de conhecimentos, de informação rotária, para que ele não apenas conheça, mas compreenda o Rotary, adquira a visão elevada do que representa este clube de serviços, na busca da Paz e da Compreensão entre homens e nações, 

3. Companheirismo: 

Finalmente, o mais importante nutriente é o ambiente de companheirismo e de amizade. Ninguém pode crescer, desenvolver-se, fechado em si mesmo. A transformação só é possível quando se está em contato. O novo sócio precisa saber que pode contar com os amigos que escolheu. Ser rotariano significa depositar confiança numa comunidade cujo convívio é sempre uma fonte de inspiração, de solidariedade, de felicidade.

Trabalho, conhecimento e companheirismo são os três nutrientes essenciais fornecidos pelo terreno da família rotária, para nutrir a semente do novo sócio. Mantendo todo o cuidado e zelo, certamente formaremos um belo e harmonioso jardim.


Sejam bem vindos companheiros, à nossa Família Rotária. Juntos, fortes e unidos como um FEIXE DE VARAS podemos vencer as dificuldades de nossos tempos, podemos caminhar em direção à Paz.















-->


F I M

Nenhum comentário: