ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 3 de fevereiro de 2018

ENTRE A SOLIDARIEDADE E O CORPORATIVISMO

Entre a Solidariedade e o Corporativismo - Reflexões.

Alberto Bittencourt - jan 2018






A solidariedade é antes de tudo um compromisso com a vida.

Enquanto a solidariedade é aberta, o corporativismo é fechado.

O corporativismo é um compromisso legal, expresso em organizações empresariais, tribais, clânicas, dinásticas e outras.

A solidariedade é um valor social, baseada no vínculo fraterno com os valores humanos

O corporativismo reúne pessoas com interesses comuns. É encontrado em sindicatos, federações, centrais de trabalhadores, ordens e conselhos profissionais, associações classistas. São órgãos criados para defesa, proteção e satisfação das exigências de seus próprios integrantes.

Entretanto, existem muitas associações corporativas, cuja finalidade é a prática da solidariedade. São as ONGs, irmandades, clubes de serviços, confrarias, cujos campos de intervenção são sempre a favor da humanidade.

A nível institucional, o próprio Estado é uma organização corporativista. A segurança pública, o sistema previdenciário, os três poderes, as empresas estatais e mistas, são exemplos.

O sistema político partidário, que deveria ser solidário, organizado para representar o cidadão, na defesa de seus direitos e, assim, facilitar o cumprimento de seus deveres, na verdade é o mais corporativista, já que seu único interesse reside na conquista e manutensão do poder pelo poder.

A solidariedade humana é especialmente importante. É baseada na atenção ao outro, pela convicção de que todos nós pertencemos a uma humanidade comum e que, portanto, somos irmãos. Essa convicção nos leva a defender uma concepção da sociedade baseada na justiça social, no compartilhamento, na saude e na assistência aos menos favorecidos.

A solidariedade também responde ao desejo de preservar o meio ambiente como um bem comum, para garantir que o futuro do planeta Terra esteja vivo em saúde, segurança e liberdade, capaz de satisfazer às necessidades básicas do ser humano.

Hoje, como ontem, a solidariedade é essencial à cidadania.

Um dos propósitos da solidariedade é mobilizar o cidadão comum, tirá-lo da indiferença e especialmente, resistir àqueles que, sendo moralmente mais fracos, possam constituir massa de manobra para desordeiros de todos os tipos.

A solidariedade abomina, em particular, todas as formas de exploração do homem, geradora de miséria e de sofrimento.

A solidariedade acolhe, protege e cuida de todos os perseguidos, exilados, refugiados, migrantes, clandestinos, vítimas de catástrofes, cataclismas e outros.

No entanto, nem tudo são sombras.
Além das organizações de elevada ação solidária, deve-se destacar, a ação de indivíduos e grupos de indivíduos que se mobilizam para ajudar seres humanos excluídos socialmente, reduzidos às condições mais precárias, indignas, sub-humanas e injustas.

Faz parte da solidariedade, de forma obrigatória, unir forças para exigir dos governantes, lideres e dirigentes do Estado, a implementação das políticas públicas necessárias ao respeito, à proteção, à dignidade humana.
Ação essa que é, sob todos os aspectos, inegociável.

x-x-x-x-x-x

COMENTÁRIOS
[23:32, 2/2/2018] Maura Queiroz Govcent: Gostei. Parabéns.🌹
[00:08, 3/2/2018] +55 81 8844-8129: Obrigado querida governadora Maura
[05:17, 3/2/2018] Moacir Dias da Silva: Muito boa estas correlações companheiro Alberto

Nenhum comentário: