ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

SUSTENTABILIDADE NO MICROCRÉDITO

SUSTENTABILIDADE NO MICROCRÉDITO

Caros companheiros 

O Distrito 4500 desenvolve atualmente um importante projeto de Subsídios Globais de Crédito Rotativo, também chamado de Microcrédito, patrocinado pelo E-clubD4500, em parceria com a CEAPE e FECOMERCIO

O projeto segue seu curso normal, em atendimento às famílias mais necessitadas com o aporte de crédito para micro empreendedores individuais.

Como acompanhei o projeto desde o início, na qualidade de presidente da CDFR, gostaria de dar um alerta a todos os associados do E-clube.

Este projeto difere dos demais subsídios globais por ser um projeto financeiro, em que o dinheiro não é para ser gasto, simplesmente, mas sim, para ser investido, de modo a retornar, acrescido dos juros, e poder servir a novos empreendedores.

É obrigação do clube patrocinador do projeto, acompanhar todos os investimentos com os recursos da FR, desde o início, a partir do processo de seleção e triagem dos beneficiários, fazer relatórios constantes e mensais ao D.4500, acompanhados de fotografias dos empreendedores e negócios instalados
Coloquem uma profusão de imagens das pessoas beneficiadas pelo projeto, do impacto que teve em suas comunidades, das mudanças e transformações que acarretou. Mostrem fotografias dos objetos dos créditos recebidos, dos pagamentos efetuados, das prestações de contas realizadas. A Fundação Rotária vai exigir extratos mensais com os comprovantes dos pagamentos.
Esse é um trabalho que tem que envolver a totalidade doQuadro Associativo, o qual, deve ser dividido em equipes. O Clube não pode ficar um só dia de braços ccruzados.

É da maior importância que se façam esses relatórios mensais.

A qualquer momento a FR poderá enviar um "Cadre", consultor especializado para auditar todo o projeto. Estejam preparados para isso, portanto.

Por se tratar de um dos melhores e mais transformadores projetos da FR, somos todos responsáveis pelo seu sucesso.

O fato do E-club ter recebido o dinheiro FR e firmado parcerias com a  CEAPE e FECOMERCIO, não significa que o clube possa lavar as mãos e considerar o serviço terminado. Pelo contrário. Agora é que o trabalho começou verdadeiramente. Do contrário o projeto não terá a sustentabilidade apregoada pela FR.

Outra coisa. Mandem informações sobre a bolsa de estudos recebida pelo estudante americano Gabriel Gardiner, vinculado ao presente projeto.

A FR está atenta para o caso de clubes que receberam  verbas, repassaram  para terceiros e cruzaram os braços. Achavam que não precisavam fazer mais nada, como acontecia com os projetos de Subsídios Equivalentes.

Hospitais, escolas, creches, comunidades, estão cheios de equipamentos quebrados, doados por  Rotary Clubs, que nunca ou pouco funcionaram. Os clubes inauguraram e acharam que o trabalho  estava encerrado. Na realidade, estava apenas começando.
A parte principal é o monitoramento, acompanhamento, verificação dos resultados, um trabalho que compete aos rotarianos.
Não é outra a minha intenção, senão a de fazer um alerta. 

Fica aqui o meu conselho: 
não esperem um ano para o primeiro Relatório Intermediário. Façam-no mensalmente. Criem uma rotina. A FR exige a apresentação de extratos bancários mensais, com a comprovação documental de todas as despesas. Garanto que estarão sendo muito mais eficazes.

Alberto Bittencourt

Nenhum comentário: