ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 18 de maio de 2013

CONSUMIR É PRECISO




CONSUMIR É PRECISO
Alberto Bittencourt






Companheiros, lá pelo ano de 1988, ainda neófito em Rotary, aprendi uma lição da qual nunca me esqueci e que tem pautado, desde então, minhas atitudes em Rotary.
Era véspera da Feirinha da Amizade, evento realizado todo ano pelo Rotary, no primeiro jardim de Boa Viagem, uma aprazível pracinha à beira mar, nesta cidade do Recife.
Estando eu então em visita ao Rotary Club do Recife – Boa Vista, ocupou a tribuna o sócio daquele clube, ex-governador do Distrito 4500, 1969-70, Luís Priori Sobrinho. Fez uso da palavra para uma exortação, uma recomendação, um ensinamento, na forma incisiva, repetitiva, como devem ser as aulas destinadas a impregnar as consciências.
Falou o mestre, mais ou menos assim: 



_ Amanhã, na Feirinha da Amizade, a palavra de ordem é CONSUMIR. Convoco a todos os companheiros para ali comparecerem, com disposição para consumir. Levem seus amigos, parentes, filhos, para consumir. Aproveitem para desfrutar do companheirismo, da amizade, da alegria, do bom humor e consumam nas barraquinhas montadas na praça. O ambiente é agradável, favorece a confraternização, o companheirismo, o espírito de solidariedade, mas não deixem de consumir. Consumam, levem para casa um pouco de tudo que lhes é oferecido: comidas típicas, bebidas, artesanato. Participem dos leilões e sorteios de brindes. Saboreiem da cerveja geladinha ao tempo em que estiverem curtindo um bom papo de fim de tarde. Mas não esqueçam que o objetivo da feirinha é angariar recursos para as obras sociais dos clubes patrocinadores. Eles tiveram muito trabalho, despenderam muito dinheiro, gastaram muito tempo e energia na organização, montagem, obtenção das licenças, aquisição dos produtos e tudo o mais. O papel de vocês é apenas consumir e fazer consumir. É o que se espera de todos os rotarianos.

Assim falou Luís Priori. Motivou os companheiros, fez uma preleção, lembrou os verdadeiros objetivos do evento.
Os resultados foram bons, mas não chegaram a compensar o imenso trabalho. O fato é que o evento só veio a se repetir na abertura do ano do centenário, em julho de 2004, quando fui governador, por iniciativa da nossa querida, saudosa e inesquecível governadora Dulcinéa de Oliveira e de seu ajudante de ordens, também governador e marido, Reinaldo de Oliveira.
Tudo isso me veio à mente agora, com o FORRÓ INTERCLUBES DOS NAMORADOS. A festa foi o maior sucesso, tanto que todos desejam que se torne uma tradição no distrito e envolva maior número de clubes patrocinadores. Não obstante, o resultado financeiro poderia ter sido melhor. É preciso o empenho de todos, na venda dos ingressos, na participação dos amigos e família, no consumo dos produtos.

Não esqueçam a lição do governador Priori:
Quando o objetivo é nobre, CONSUMIR É PRECISO. Vale a pena até pagar mais caro.

 x-x-x-x-x-x

Um comentário:

Alberto Bittencourt disse...

Por Geraldo Araujo Alves, em 05 de maio de 2021:
Mais um artigo digno de um grande líder e mestre, que muito nos enriquece.