ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

RELACIONAMENTO


RELACIONAMENTO EM ROTARY
Alberto Bittencourt


Creio que, em Rotary, tudo depende de uma simples palavra que é, ao mesmo tempo, um gesto, uma atitude, uma disposição: relacionamento. 
Estou convencido de que a chave do sucesso é sobretudo a riqueza dos relacionamentos. O grande vilão, ao contrário, é a pobreza dos relacionamentos.
Relacionamento é a pedra fundamental que mantém o clube ativo, eficaz, trabalhando em prol da comunidade. Se não houver relacionamento entre os companheiros, entre a família rotária, você pode despejar toneladas de informação rotária, você pode fazer preleções, ditar regras, evocar normas, que tudo vai cair num terreno árido, infértil, inútil.
Relacionamento é cuidar das pessoas. É estar junto, como uma família. É ter um comportamento amoroso, sem distinção. A alegria, o entusiasmo, o otimismo, são reflexos do bom relacionamento. O relacionamento cria circunstâncias favoráveis em que uns se apóiam nos outros – é o que mantém acesa a chama do Rotary. A chave do sucesso é promover o relacionamento dentro do grupo, dentro da família. Quer ter sucesso? Aproxime as pessoas. Promova encontros, fortaleça os relacionamentos.
O relacionamento é que dá fertilidade ao terreno para que, a semente da informação rotária frutifique, para que o novo sócio possa crescer e se transformar um rotariano de escol. O relacionamento é o principal requisito dentro do clube. 
Um relacionamento afetivo é sempre baseado na mútua confiança. A mútua confiança é a cola que une os relacionamentos, disse James Hunter, o autor de O Monge e o Executivo. Porém, você só vai adquirir confiança se frequentar. Por isso a presença é importante porque é ela que faz com que uns confiem nos outros
Investir nos relacionamentos, companheiros, é um trabalho constante, contínuo, para fazer com que o seu clube seja sempre e cada vez mais a extensão de sua família.
Relacionamento é você acolher o companheiro mais idoso com carinho, com amor, com afago, porque é esse companheiro quem mais precisa do trato afetivo, da cortesia, da palavra amiga. A gente reclama às vezes que a pessoa idosa é mais intransigente. Que ela quer que o Rotary de hoje seja o mesmo Rotary de há 40 anos. Mas temos que entender que geralmente o idoso tem os seus medos ampliados, seus medos de perdas são maiores, por isso também ele é mais conservador.  Daí ele se sentir bem com uma palavra de carinho, um afago, uma consideração maior. Então esse relacionamento é importante, é você ter um relacionamento afável com todos os companheiros, principalmente os mais idosos.
Dizem que as mulheres são mais eficientes do que os homens, porque elas investem nos relacionamentos. Realmente, não há nada que uma palavra carinhosa, um beijo, um abraço não resolva. Precisamos aumentar a presença das mulheres em nosso quadro social. Já os homens, são mais voltados para as tarefas, investem menos nos relacionamentos. 
Companheiros, não deixem de investir no relacionamento, porque o terreno onde vai frutificar a semente do novo sócio, a semente da informação rotária e a semente da prestação de serviço é o relacionamento. Esse terreno é a própria família rotária, forte e unida como um FEIXE DE VARAS.

Nada vai funcionar se não houver um bom relacionamento. Se o companheiro se afasta, fica apático, distante, sem motivação, é porque não tem um relacionamento adequado dentro do clube.
Paul Harris, disse, em 1935, no livro “Esta Era Rotária”:
“A amizade é maravilhosa; ilumina o caminho da vida, espalha alegria e tem valor inestimável.
A amizade prospera na atmosfera do Rotary, onde formalidades e artificialismos são deixados de lado; onde homens, independente de sua origem e posição social encontram-se no mesmo plano.
Perder a oportunidade de cultivar relações de amizade é mais tolo do que jogar diamantes no oceano.
Você está se sentindo sobrecarregado com as tarefas do dia a dia? A visita a um amigo ao entardecer irá renová-lo. Visitar ou receber a visita de um amigo é o melhor remédio de que se tem notícia. Eu peço de todo coração que experimentem.”
Sábias palavras de Paul Harris. Visitar um companheiro que está ausente, por motivo de saúde é revigorante para ambos. Mas, não se esqueça de levar sempre uma lembrancinha, não apenas para marcar a visita mas, principalmente, como prova de apreço e afeto. É de bom tom.






x-x-x-x-x

15 comentários:

SERAFIM CARVALHO MELO disse...

Parabéns companheiro Bittencourt,
como sempre brilhante e oportuno seus artigos.
Ontem, na reunião do Rotary Club de Cuiabá, foi abordado este assunto, com relação aos companheiros faltosos, que não se relacionam e não se integram às inúmeras atividades do Clube, sobrecarregando os demais e sempre os mesmos.
Com sua devida permissão, já estou remetendo-o aos companheiros do meu Clube e aos demais do Distrito 4440.

Abraços e saudações rotárias

Serafim Carvalho Melo
Instrutor Distrital 2013-2014
Governador 2010-2011
Distrito 4440 do Rotary International
Rotary Club de Cuiabá
Classificação: Geologia-Produção Mineral.

EDUARDO MOTA disse...

EXCELENTE, CARO AMIGO ALBERTO, MUITO OPORTUNO O SEU ARTIGO QUE SE ENCAIXA PERFEITAMENTE EM ALGUNS CLUBES, INCLUSIVE O MEU.
SINTO A AUSENCIA PROLONGADA DE ALGUNS COMPANHEIROS DO MEU CLUBE E ELES PRECISAM SABER DISSO.
VOU REPASSAR ESSE ARTIGO PARA QUE ELES POSSAM LER E QUEM SABE VOLTAR A FREQUENTAR O CLUBE.
GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS.
ATENCIOSAMENTE

EDUARDO MOTA

Anônimo disse...


Parabéns Alberto, ótimo e oportuno.



Neli Lúcia Coradini Abascal
Coordenadora da erradicação da Pólio
Zonas 22A e 23A

José Eustáquio disse...

Magnífica Mensagem,

As conhecimento iluminam o caminho de todos nós, entretanto poucos possuem o dom de torná-lo, claro e insofismável. O Governador Alberto faz-nos refletir sobre um tema de inegável importância nos relacionamentos humanos. Nas lides rotárias o senário não se apresenta de modo diferente. Agradeço-lhe pelo envio da mensagem, ao tempo em que informou que encaminhá-lo-ei aos diversos clubes do Distrito 4440, para que se consolide a máxima de que o conhecimento tem obrigatoriamente de ser compartilhado. José Eustáquio Governador Eleito.

CÉSAR TADEU DE MENEZES disse...

Obrigado Companheiro!

SDS

César Tadeu de Menezes

Dora sodré disse...

Prezado Alberto;
O relacionamenmto dá margem a grandes amizades. E , segundo Emerson, in Ensaios I; "Amizade", " Um amigo pode ser considerado a obra-prima da Natureza."
Obrigada Amigo!
Abraço fraterno,
Dora Sodré

CARLOS EDUARDO VASCONCELOS disse...

Caro Alberto.
Você foi muito feliz na abordagem deste tema. Relacionamento, enquanto expressão da afetividade nas relações interpessoais, é o caminho para que nos mantenhamos unidos, amigos e motivados.
Com o devido respeito e consideração à diferença, sim, inclusive a consideração das circunstâncias em que se encontram os mais idosos entre nós, como tão bem exposto no seu artigo inspirador.
Vou estar mais ligado, doravante, na priorização das visitas, dos apoios, dos gestos de solidariedade e de celebração. Não podemos permitir que as exigências da sociedade contemporânea nos afastem da preferência que devemos dispensar aos relacionamentos e, portanto, à afetividade.
Obrigado, companheiro. Parabéns e um grande abraço.
Carlos Eduardo de Vasconcelos
RC RECIFE BRUM

LEONEL NASCIMENTO disse...

Grande companheiro !
Obrigado pela mensagem e parabéns pela matéria divulgada no seu blog.
Abraços
Leonel Nascimento

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Prezado Bittencourt,
Muito feliz sua escolha da temática dos relacionamentos. Creio que o mundo da informação está nos afastando destes gratos afagos. Justamente por ver essa "nova onda" invadir os espaços relacionais, talvez seja viável a idéia de pensar-se que os relacionamentos começam dentro de cada um de nós. Assim, me parece pertinente um convite. Que todos nós reflitamos naquilo que ofertamos ao próximo. E que sejam nossas ofertas sem esperas ou expectativas de retorno. Mas sim, e antes de tudo, um ato de amor a nós mesmos. Assim agindo, com certeza se poderá ver bem mais homens felizes. E unidos...
Fraterno abraço e meus parabéns.
Lúcia Vasconcelos Lopes

SUELY ARAUJO CAVALCANTI disse...

Querido Alberto ,
Parabéns por mais essa rica reflexão!
Como você bem observa, não se destina, apenas, aos rotarianos, mas a qualquer grupo social que busca crescimento x humanismo .
Se as pessoas atentassem para o movimento da estrutura cósmica perceberiam que tudo é entrelaçado, a quebra desses laços, independente das razões, tem sido a causa dos males que danificam a PAZ que tanto almejamos.
Se somos UNOS em SINCRONIA , como não zelarmos pelo RELACIONAMENTO saudável ??? Vamos que vamos, perseverar nessa trajetória que você , e tantos outros , abraçou .
Abrs .
Su...

joaobferraz disse...

Companheiro Alberto Bittencourt, o texto é oportuno, rico e permanente. Vou guarda-lo, pois sempre estará no presente!
João Bosco
Pres. RC João Pessoa Norte

joaobferraz disse...

Parabéns ao companheiro Alberto Bittencourt, pelo excelente artigo. Este texto é oportuno, real e sempre no presente, por isso precisamos guarda-lo para recorrer e ele sempre que necessário.

ANA HERTZ disse...

Concordo... importante em qualquer grupo social, em qualquer atividade.
Ana Hertz
Tambem concordo com a oembrancinha... mostra apreço.
beijos texanos

SUELY MATTOS disse...

QUERIDO AMIGO ALBERTO
MUITO PRÓPRIO SUE ARTIGO, COMO SEMPRE.
TRATA DE UM TEMA QUE DEVERIA SER MAIS CONSCIENTIZADO , POIS É A BASE DE TUDO.
PARABÉNS!
SUELY MATTOS

ASSIS BEZERRA disse...

PARABÉNS, meu fidalgo Companheiro e Amigo Bittencourt pelo seu feliz artigo "RELACIONAMENTO EM ROTARY", que noutras palavras nos esclarece sobre o valor da solidariedade.
De fato, como é inútil a vida daqueles que se isolam a conversar com os seus botões, que é mesmo que conversar com o infinito, levianamente sem nenhim interesse de ouvir o eco de uma só boa atitude sua em relação aos outris!
Como ser solidário aqueles que não se relacionam?
Vou enviar este seu artigo para o Júlio com meu pedido de publicação imediata em nosso boletim.
Um forte abraço do seu admirador - Assis.