ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AS DUAS PARÁBOLAS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA



AS DUAS PARÁBOLAS DA
 CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA:  


Alberto Bittencourt






1. OS TRÊS PEDREIROS
(Baseado na fábula de Charles Péguy, escritor francês, 1873-1914)

“Uma vez um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação de um  importante projeto.
O viajante aproximou-se, curioso. Perguntou ao primeiro pedreiro o que estava fazendo. Estou quebrando pedras, não vê?  Respondeu o pedreiro.  Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento. Eu estou morrendo de trabalhar, isto aqui é um meio de morte, as minhas costas doem, minhas mãos estão esfoladas, este trabalho é um sacrifício, concluiu.
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta. Estou ganhando a vida, respondeu. Não posso reclamar, pois foi o emprego que  consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro: O que está você fazendo? Este respondeu:  Estou construindo uma Catedral!
Três pedreiros, três respostas diferentes para o mesmo trabalho.  Cada um manifestou sua própria visão. 
Para o primeiro pedreiro, o serviço significava dor e sofrimento. Um sacrifício que certamente tornava a ação muito mais penosa e lhe fazia mal. Se você tiver no Rotary o sentimento do primeiro pedreiro, estiver se sentindo de certa forma desconfortável, sem gostar, meio contrariado, até um pouco desmotivado, tudo lhe será muito difícil e penoso. Você estará desperdiçando um tempo precioso de sua vida. Você precisa mudar.
O segundo pedreiro manifestou indiferença. Estava conformado mas não realizado. O trabalho nada lhe significava e ele só o fazia por obrigação. Você pode estar no Rotary com o mesmo sentimento de indiferença do segundo pedreiro. Comparece, cumpre as obrigações de freqüência, pagamento e nada mais. A indiferença, geralmente, termina em desistência. Mude antes que seja tarde.
Já o  terceiro pedreiro tinha a consciência da importância do seu trabalho. Desempenhava a função com orgulho e satisfação. Tinha o sentimento elevado de participar de uma grande obra, o que lhe dava muito mais força, energia, ânimo, felicidade.

Você, rotariano, como em tudo na vida, deve encarar suas ações, com o sentimento superior  do terceiro pedreiro, com a consciência de que é vetor da construção de um mundo melhor, mais justo, mais humano, de que trabalha para o bem do Brasil.
Se você manifestar a visão do terceiro pedreiro, ao atuar em seu clube, ao colaborar com a Fundação Rotária, você estará dizendo com devoção e orgulho: Eu estou construindo a Paz e a Compreensão Mundial!
Esta é a visão maior de quem tem a verdadeira Conscientização Rotária, a consciência de estar participando de uma grande obra, a consciência de que o Rotary está mudando o mundo. Assim, você será feliz e terá a consciência tranqüila de quem está cumprindo a sua parte. Você estará atuando no Rotary com alegria, com felicidade, com amor.
Sempre que você comparecer a uma reunião plenária, a um serviço numa creche, ou a um evento, você tem que ter a consciência de que faz parte da grande obra do Rotary no mundo inteiro. Todos os que estão em Rotary têm que ter a consciência do terceiro pedreiro, têm que ter a consciência de que estão construindo a paz no mundo e a compreensão entre os homens.







2. O ELEFANTE E OS SEIS CEGOS
(Paul Harris escreveu um livro em 1935, intitulado “Esta Era Rotária”. Ele narra a parábola abaixo)

São palavras de Paul Harris:
“Há uma parábola a respeito de seis cegos do Industão que foram conhecer um elefante. O primeiro dando de encontro ao flanco do animal gritou: _Valha-me Deus! Percebo que o elefante é tal qual uma parede. O segundo ,encontrando o dente, afirmou, com certeza: _o elefante é parecido com uma lança. O terceiro, agarrando-se à tromba que se retorcia, asseverou: _o elefante é parecido com uma cobra. O quarto, esbarrando numa das grandes pernas disse: _o elefante é igual a uma árvore. O quinto, que  encostou a mão numa das orelhas, exclamou: _este grande animal é parecido com um leque. Finalmente o sexto, apoderando da cauda bamboleante, disse: _o elefante é parecido com uma corda.”

Paul Harris continua:
“E assim discutiam longamente esses homens do Industão, firme e insistentemente, cada um segundo o seu modo de pensar. Todos, porém, enganados, apesar de cada qual ter certa dose de razão”.

Na seqüência, Paul Harris nos ensina:
“Grande número de rotarianos se assemelha a estes seis cegos. Algum objetivo em particular, certa atividade especial ou ainda algum produto de Rotary os impressiona como sendo o mais importante e, erroneamente, eles exclamam: Isto é Rotary!
Existem outros rotarianos que se interessem mais por determinadas atividades rotárias e não conseguem enxergar Rotary no seu conjunto. Em vez disso continuam a perguntar: O que é Rotary?
Paul Harris conclui: “E as percepções limitadas de muitos rotarianos conduzem geralmente à conclusões desconexas, como foram as dos cegos a respeito do elefante”.

A expressão Conscientização Rotária não existia na época de Paul Harris, mas a parábola dos cegos e do elefante nos remete a uma... 


Visão Holística do Rotary.
Alberto Bittencourt

Ter Conscientização Rotária é o mesmo que
ter uma visão holística do Rotary,
ou seja, perceber Rotary no seu conjunto.
Não ter Conscientização Rotária é o mesmo que
ter uma percepção limitada do Rotary.
Tem uma percepção limitada do Rotary,
quem acha que Rotary é apenas companheirismo,
ou somente festa.
Que é apenas sessão plenária,
ou somente pagamento das mensalidades...
Esses não têm Conscientização Rotária.

Tem uma visão holística do Rotary,
quem conhece, compreende, propaga e luta
por todo o bem que o Rotary faz no mundo.
Por toda a defesa do meio ambiente,
Por toda a união e companheirismo,
Por toda a amizade, solidariedade, 
cooperação e harmonia
que o Rotary semeia em toda a parte.
Por toda a paz que o Rotary cria,
não importa o país, a raça, a religião, a posição,
nem a classe social de qualquer cidadão.
Estes estão plenos de Conscientização Rotária.


x-x-x-x-x




Nenhum comentário: