ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 21 de julho de 2012

TEMPO DE MUDANÇAS







De meu diário, segunda-feira, 07 de novembro de 2005



Tempo de mudanças, no trabalho e, consequentemente, nas circunstâncias que me cercam. Começa uma nova era, um novo estilo de vida. As decisões estão tomadas, o caminho é irreversível. Contabilizar as perdas é o inevitável. Decisão que pode deixar marcas indeléveis. Em mim, a prática da fuga é um hábito. Refugio-me na atividade física, malho, corro, alongo-me o mais que posso. Bom seria que eu conseguisse meditar, concentrando-me, focando minhas ações no melhor caminho para alcançar meus objetivos. Minha mente, porém, não se adapta à meditação. Ela é rebelde, indomável, os pensamentos pulam de galho em galho, qual um macaco. Então, refugio-me nos escritos do Rotary.

Preparo um novo livro com meus artigos. Já vai lá pelas duzentas páginas.. É só arrumar e coordenar tudo o que escrevi e as palestras que proferi.

Fujo das reuniões, quero me voltar para mim mesmo. Fujo dos diálogos. Fujo de todos os relacionamentos. Eu sou apenas eu, eu só. Quero ser livre como o pensamento, fazer o que me der na telha, sem pensar em ninguém. O pensamento é a única coisa que limita o homem. O pensamento voa livre, mas é o que nos faz prisioneiros de nós mesmos. Millôr dizia: Livre pensar é só pensar.

Resolvi fechar as empresas e me aposentar. Parece ser o fim de tudo, mas o fim de tudo é sempre um recomeço, um novo começo. Assim é a vida, mortes e renascimentos, morrer e renascer, de novo e de novo, em ciclos que não se repetem, pois cada um é diferente do anterior. O fim de uma atividade que durou trinta e quatro anos, meu sonho. Sonhava em ser engenheiro, muito antes de ser militar. No início, meu tempo era dedicado às atividades desempenhadas no Exército, Depois, montei minha empresa de engenharia. Cresci, me desenvolvi, aprendi muito. Faltou-me entretanto a visão de futuro. Nunca pensei no futuro, em construí-lo, sempre agi apenas em função do presente. Construir o futuro exige sacrifícios, economia, visão, previsão. Hoje, minhas frustrações são por não ter pensado no futuro.

Coloquei à venda nossa casa que usufruímos com alegria e felicidade durante mais de 25 anos. Os tempos mudaram e nós nos tornamos mais velhos. Depois que nossos filhos se casaram, ela se tronou enorme e insegura, para nós dois, que gostamos de sair e viajar, rever nossos filhos e netos, nossos familiares que moram em outras cidades. O valor de revenda de uma residência como a nossa seria muito mais elevado se tivéssemos optado por construí-la em outro bairro com mais serviços básicos municipais, mais central ou mais comercial. Faltou-me visão de futuro.

No meio de toda a turbulência que é desativar uma empresa, contas para liquidar, rescisões e indenizações, tudo é motivo de angústia e preocupação, depois de tantos anos ao lado de funcionários e colaboradores dedicados que se tornaram amigos muito chegados, é quando mais sinto a presença de um anjo da guarda, zelando por minha proteção e segurança. É incrível o papel dos anjos da guarda. Eles estão sempre ao nosso lado, nos protegendo, atentos a qualquer perigo. E... posso dizer com certeza que o meu, trabalhou muito durante toda a minha vida e continua ao meu lado, sem cobrar nada por isso, ele é só doação – dar de si sem mesmo pensar em si – podem crer, essa é a maior felicidade, contar com um anjo como este ao meu lado, por isso sou feliz. Tenho a consciência do meu anjo junto a mim, que está e estará sempre comigo, pois não existe distância nem tempo para nos separar. O meu anjo existe, ele é real, eu o vejo, eu o sinto e converso com ele, por isso nunca me sinto só.

Nossas vidas são marcadas por muitos dharmas e carmas. A  roda da vida – samsara, na língua sânscrita continua a girar. E assim vamos vivendo, sempre acreditando no melhor.



-x-x-x-

3 comentários:

2011 2012 ROTARY 4550 disse...

Compreendi cada linha de seu texto, caro EGD Alberto.
É tempo, a dimensão que o Homem criou e que os relógios e os calendários e agendas apenas registram, mas não controlam.

Unknown disse...

Alberto, bom dia

Ainda não fiz como você, juntar meus escritos, meus pensamentos, palavras e obras. Muita coisa, a maior parte, já não tenho mais como fazeê-lo. Parabens, mais uma vez, por tudo que tem feito. Tem "fugido" para ajudar, criar, plantar....É assim que tornamos todo o nosso tempo em tempo de mudança. Um abraço, Carneiro

Lúcia Vasconcelos Lopes disse...

Foi preciso coragem e confiança para tornar público um eu verdadeiro. Um eu confesso sem mêdo da punição. Afinal, porque ter mêdo se há um anjo que não lhe paira ao redor apenas, mas que localiza-se em suas entranhas. Suas angústias passadas são quase palpáveis. Mas, essencialmente amigas.
De todas as suas crônicas, amigo Bittencourt, essa foi a que mais chegou-me ao coração. Sua carne exposta me faz curvar-me em cumprimentos. Isto é vida....Parabéns!
Lúcia Vasconcelos Lopes.