ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O ROTARY E A PAZ


O ROTARY E A PAZ 

O Rotary International é uma associação de  líderes de negócios e profissionais  que, unidos, prestam serviços em suas comunidades e promovem a paz e a boa vontade no mundo.

Ao completar cem anos de existência, vale a reflexão:

·                    O que realmente tem feito o Rotary neste primeiro século de serviços, pela concretização desse sonho da humanidade que é a busca da paz e da compreensão mundial?

·                    Será que o Rotary, que tanto apregoa a paz, tem sido efetivamente, ao longo de sua existência um arauto e defensor da paz?

·                    Será que os 34.445 Rotary Clubs, de 532 distritos rotários, espalhados em 215 países e regiões, têm trabalhado o suficiente na difusão da paz no mundo ou em nossas comunidades?

·                    O que cada um dos 1.230.645 rotarianos do mundo tem feito, no seu dia à dia, para colaborar na construção da paz, seja no mundo, seja em nossas comunidades, seja em nossas relações sociais?

·                    Como é que o Rotary como instituição age para promover a tão sonhada paz no mundo?

·                 E você, rotariano, tem construido a Paz Atraves do Servir na sua casa, na sua família, em seu trabalho e na comunidade que o cerca?
                   

O Rotary é uma organização não governamental, que reúne pessoas de bem, líderes em seus setores, para que, juntos, possam melhor promover a solidariedade humana, a defesa dos direitos de cidadania, a convivência harmônica e pacífica.

Trabalhando juntos, na construção do homem e do mundo, escolher a solidariedade como meio de promover a paz, é escolher a vida.

O Rotary trabalha pela paz interior, na razão de ser um instrumento de crescimento e desenvolvimento pessoal, através de seus programas educacionais e de intercâmbio cultural.

O Rotary trabalha pela paz social, na minoração do sofrimento do próximo, na ajuda a quem precisa, através de seus programas humanitários.

O Rotary trabalha pela paz ambiental, em defesa do meio ambiente, na preservação dos recursos naturais.

Paz, Shalom, em hebraico, não é apenas o contrário de violência, de ódio. Paz é a vida como ela deve ser.

A paz, cujo símbolo é a pomba branca com o ramo de oliveira no bico, é sinônimo de bem estar, de felicidade, de saúde, de segurança, de  relações sociais equilibradas, de harmonia consigo mesmo, com o próximo, com o meio ambiente e com Deus.

A paz não chega pela mentira, pela guerra, pela imposição da vontade do mais forte.

A paz não chega pela miséria, pela fome, pelo desemprego, pela exclusão social.

Os caminhos para a paz foram ensinados por Jesus. A prática de amor incondicional, da fraternidade, da solidariedade, do perdão.

A paz é a eliminação dos excluídos, das desigualdades, da injustiça social, da concentração da renda.

Feliz é o tema da Campanha da Fraternidade em 2005, pela segunda vez ecumênica, abraçada pela reunião de sete igrejas, em que propõe o tema “Solidariedade e Paz”, e “Felizes os que promovem a paz”.

Felizes são os heróis pacifistas, exemplos de dedicação de suas vidas em prol da solidariedade, como Paul Harris, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Martin Luther King, Desmod Tutu, Nelson Mandela, Zilda Arns, através da pastoral da Criança, Viviane Senna do Instituto Ayrton Senna, e nosso grande arauto da paz, nosso irmão e pastor, Dom Helder Câmara.

Felizes somos os rotarianos de todos os tempos que temos a oportunidade de construir a Paz através do Servir.




Um comentário:

JOSE HATERAS disse...

Meu Caro EGD Alberto, Lí ss-e-mails : Rotary e Paz;Reveillon na
Praia;Tempo de Mudanças( aguardo s/livro);Conselho e Formação de um
Líder;Habitação;Mostre que você se interessa;O desafio de 200 milhões
de US$;Visita ao Sítio " Cristo Liberta e a Casa dos meus Avós ( já
comentado dias antes ). Suas palavras bem escritas, caro Alberto, nos
proporciona a oportunidade de sentir o quanto você se interessa,
p/família,p/amigos, p/companheiros, p/profissão e sobretudo pelo
Rotary. Obrigado mais uma vez e um Grande Abraço José Háteras EGD
99/00 D. 4490