ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CONSELHOS P FORMAÇÃO DE UM LÍDER









De meu diário, na terça-feira, 20 de setembro de 2005

Existem quatro coisas na vida que não se recuperam jamais:
                                    ∙ A flecha  atirada,
                                    ∙ a palavra proferida
                                    ∙ a oportunidade perdida,
                                    ∙ o tempo  passado.
 
 
Tenho pensado nas qualidades do líder. Cheguei à conclusão, quando assumi a presidência do Rotary Club do Recife-Boa Viagem, em julho de 1996, meio que intuitivamente, que há três premissas importantes em se tratando de liderança:

1ª – Os membros de uma equipe da qual você é o líder, necessitam de liderança, eles querem que o chefe funcione, precisam ser liderados. É só assumir o papel de líder. Os grupos, as massas, a coletividade, todos procuram desesperadamente por alguém que os lidere. São como crianças, que necessitam de um pai, de um orientador, de um guia. Olhe para seus súditos e assuma o papel de rei.
 2ª – Tome todas as iniciativas, saia na frente, com a certeza, com a convicção de quem conhece a trilha, que eles o seguirão. Dê logo os primeiros passos, não fique esperando, vai em frente, assuma as responsabilidades e os riscos. Leve a solução, o caminho, tudo previamente conversado, acertado.
3ª – Não espere que haja unanimidade. Sempre haverá quem critique, quem ache que deveria ter sido feito de outra maneira. Pense, nem mesmo Jesus Cristo obteve unanimidade. É normal. Cumpre armar em seu entorno o Círculo de Proteção.
                 
           Repita comigo:
Eu tenho em torno de mim um poderosíssimo Círculo de Proteção, eu sinto que tenho. Nada, absolutamente nada pode me atingir, alcançar o âmago do meu ser, me transtornar, me alterar. Trato com a mesma amizade e deferência os amigos e os inimigos, se é que os tenho. Aos detratores, aos que me atacam, que me agridem, eu desconheço suas ações, não reconheço seus atos, fico na minha posição, não mudo, permaneço na mesma situação. Nada, absolutamente nada me transtorna.
Aqui vai um grande segredo e uma arma poderosa para galgar postos e posições mais elevadas na vida: o discernimento entre ser proativo e ser reativo. O reativo permite que os estímulos o modifiquem. No reativo, as ações são causadas por estímulos externos. O proativo é sempre o que ele é, jamais seu comportamento será função de um estímulo externo, qualquer que seja ele. O proativo domina o espaço, ele tem a intenção focada, sua vida, em todos os instantes é guiada por um foco, ele controla o espaço entre a intenção e a ação, de modo consciente, sem se perder em desvios.
Esteja sempre ligado a um foco, pois: Não existe vento favorável para aquele que não sabe aonde ir. (Sêneca)
                Siga sempre os seguintes preceitos:
­ Quando a Diretoria pensa que sabe todas as respostas, vem o mercado e muda todas as perguntas.  
­      - As idéias simples são as mais fortes.
      -Tudo o que não é dado, é perdido.
   -Quando não se sabe aonde ir, corre-se o risco de não chegar a lugar nenhum.
      -Antes de um projeto importante, anote cuidadosamente o que faria se não pudesse errar.
        -Aproveite o máximo de cada dia. (CARPE  DIEM)
      -A fortuna sorri para os audaciosos.
        -Não tenha vergonha de dizer: Preciso de ajuda.
        -Seja curioso, faça perguntas. Confie nos outros espontaneamente.
        -Cultue a verdade, jamais finja.
        -Idéia genial não concretizada não tem nenhum valor.
       -Tenha menos ideias e mais ações. Seus atos são cem vezes mais eficazes que seus pensamentos.
       -O  amor é sempre mais poderoso do que o ódio.
       -Faça felizes os que estão próximos e os distantes se aproximarão.

Nenhum comentário: