ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

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domingo, 4 de fevereiro de 2024

A ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO E O GEN RODRIGO OCTAVIO

 EVOCAÇÃO DE UM LÍDER



General Rodrigo Octávio Jordão Ramos



"Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia.  Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquistá-la e mantê-la."  




A ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO  E O GENERAL RODRIGO OCTAVIO




Artigo de autoria do Cel Rodrigo Ajace Moreira Barbosa. Publicado na Revista do Clube Militar, do mês de Março de 1998 às págs. de 17 a 20.  


Em junho de 1949, ainda como 1º Tenente, fui transferido do Batalhão Escola de Engenharia no Rio de Janeiro, para o 2° Batalhão Ferroviário, localizado na cidade do Rio Negro, PR.  Naquela ocasião, tratava-se de uma novidade para a minha vida profissional, pois iria servir pela primeira vez em uma Unidade de Construção, engajada na execução de obras civis por delegação do antigo Ministério de Viação e Obras Públicas.  Como de praxe, procurei informar-me, tanto quanto possível, a cerca da nova unidade, inclusive a sua respectiva missão.  

Interessando-me com maior profundidade, a respeito do assunto de construção de estradas, tomei conhecimento de que o Exército, atento às suas responsabilidades atinentes à área de Segurança Nacional, havia realizado um reconhecimento terrestre, partindo da cidade de Rio Negro, PR, até atingir a cidade de Caxias, RS. Desse reconhecimento, surgiu a primeira ideia da nova ligação ferroviária, depois introduzida no “Plano Geral de Viação Nacional de 1934”, atingindo a cidade de Caxias no Rio Grande do Sul, com a denominação TM-7, Tronco Metropolitano 7, futuro Tronco Principal Sul, ligando o Rio de Janeiro a Rio Grande, RS, através de São Paulo - Engenheiro Bley -Rio Negro, Barra do Jacaré-Barreto-Pelotas.  


Em 11 de fevereiro de 1938, pelo Dec. Lei  Nº. 269, foi criado o 2°. Batalhão Ferroviário, com sede na cidade de Rio Negro e com a missão de construir o trecho Rio Negro – Caxias.  O Batalhão instalou-se em Rio Negro no dia 29 de julho de 1938, sob o comando do Cel. José Sérvulo Borja Buarque.  Este, imediatamente empenhou-se no cumprimento da missão da nova Unidade, iniciando as atividades de exploração pelo Vale do Rio da Lança, plantando a primeira estaca (estaca zero) na tangente imediata à saída  da ponte da Viação Paraná–Santa Catarina, na linha Mafra-São Francisco. 


Em julho de 1949, ao chegar à sede do Batalhão, em Rio Negro, o mesmo encontrava-se desdobrado ao longo  dos 231 km, que constituíam sua missão de construção.  Apresentei-me ao sub-comandante da Unidade, Major Alipio Aires de Carvalho, que logo informou que seria o substituto do 1°. Tenente Cássio de Paula Freitas, Chefe da Turma de Locação, acampado há seis meses, devendo preparar-me o mais rápido possível para assumir meus novos encargos. Sem perda de tempo, desloquei-me com destino à ponta do serviço para encontrar o Tenente Cássio e substituí-lo.  Estava ingressando no mundo peculiar da Engenharia de Construção. 


As organizações da Arma de Engenharia engajadas nesses trabalhos de execução de obras civis eram os Batalhões Rodoviários, os Batalhões Ferroviários, e as Comissões Construtoras de Estradas de Rodagem.  Essas organizações haviam, ao longo do tempo, desenvolvido uma mentalidade especial, caracterizada, salvo algumas excessões, por ter, como ideia predominante, o entendimento de que executavam missões técnicas de construção e, por isso, o mais importante era a obtenção de eficiência técnica e rendimento da produção nas construções executadas, relegando a um segundo plano as características militares na sua postura e procedimentos.  Os efetivos militares daquelas organizações eram mais reduzidos e predominava a mão de obra civil.  Esses dois últimos fatores contribuíram para o desenvolvimento daquela mentalidade a que me referi. Eu mesmo, quando cheguei a Turma de Locação do 2°. Batalhão Ferroviário, usei vestuário que não se enquadrava nos padrões do Plano de Uniformes. 

Usei botas de borracha e de couro cru, chapéu de feltro do tipo australiano e algumas vezes blusão de couro ou camurça, com as insígnias do posto na gola). 


Terminada a minha incumbência de Locação, em dezembro de 1949, apresentei-me na sede do Batalhão.  Como era da tradição da Unidade, depois de passar um período no ”mato”, fui designado subalterno da Cia. de Comando e Serviços, na sede. 


Gozei um período de folga, junto de minha família, no Rio de Janeiro, antes de assumir as novas funções.  De regresso a Rio Negro, em princípios de 1950, encontrei a unidade em clima de grande expectativa, em virtude da notícia da designação do novo Comandante do Batalhão, Ten Cel Rodrigo Octávio Jordão Ramos, conhecido pela fama de ser oficial extremamente exigente.  Entre os oficiais circulavam informações de que o Ten Cel Rodrigo Octávio havia participado de estudo realizado no âmbito do Estado Maior do Exército, que concluiu ser absolutamente necessário imprimir maior rapidez na construção do Tronco Principal Sul, de modo a acelerar a sua conclusão, por necessidades imperiosas de Segurança Nacional. Daí decorreu a diretriz de atribuir caráter prioritário à construção do TPS que já contava com as seguintes unidades de Engenharia engajadas na sua construção e que se encontravam já sediadas na Região Sul do país: 


    • 2° Batalhão Ferroviário, em Rio Negro, PR.  

    • 2º Batalhão Rodoviário, em Lages, SC. 

    • 3° Batalhão Rodoviário, em Vacaria, RS. 

    • 1° Batalhão Ferroviário, em Bento Gonçalves, RS. 


Para executar os novos encargos, as unidades deviam  sofrer certa reorganização compatível com tais missões.  Ao novo Comandante do Batalhão, foi determinado promover a sua necessária estruturação, de modo a poder cumprir a missão recebida. 


Naquele período de tempo, chamou-me a atenção um grupo de oficiais que se revelavam muito atarefados.  Esse grupo era constituído pelos Capitães Fernando Allah Moreira Barbosa e Brasilio dos Santos Sobrinho, ambos com o curso de Estado Maior ( que haviam ingressado na ECEME como tenentes), coordenados pelo Major Alipio Aires de Carvalho, também oficial do Quadro de Estado Maior.  A esse seleto grupo veio juntar-se, posteriormente, o jovem capitão Júlio Murilo Ross, diplomado pelo Forte Belvoir, (USA) e especialista em Equipamentos Mecânicos.  Eles estavam, naquela circunstância, elaborando os PPI - Programas Padrão de Instrução, que serviriam de guias para a instrução militar dos novos contingentes a serem incorporados naquele ano e que visavam à necessidade de novos efetivos para atender à reorganização do Batalhão.  Esse grupo de militares era muito respeitado no Batalhão.  

Sentíamos todos que estávamos vivendo um clima da maior vitalidade na rotina de nossa unidade.  


E soou a hora da chegada do esperado novo Comandante!


Percebemos todos os integrantes do 2°. Batalhão Ferroviário, o sopro de renovação que estava por acontecer.  O novo Comandante estabeleceu um prazo de trinta dias para que os oficiais e graduados providenciassem o uso correto do vestuário, de acordo com o Plano de Uniformes.  Logo foi instituída a parada matinal formal, com revista de tropa e o canto do Hino Nacional, seguida do desfile militar.  Iniciou-se a adoção de uma postura em que as atividades militares passaram a ter importância principal na vida diária da Unidade. A instrução militar cresceu de importância, pois era necessária à formação do novo contingente a ser incorporado, visando atender as necessidades de preenchimento dos claros existentes nos efetivos do Batalhão.  Observe-se que na apreciação do resultado de inspeções realizadas, pelo comando da 5ª. Região Militar, o 2º.  Batalhão Ferroviário obteve resultados excepcionais na instrução dos contingentes incorporados.   Essa “militarização” foi acompanhada de ações que buscavam aumentar-lhe a eficiência operativa no cumprimento da missão de construção, sua atividade fim.  A nova mentalidade foi cultivado com tal esmero que, em lugar da antiga organização, o que se viu foi uma unidade “guerreira”, cheia de entusiasmo contagiante, na busca da melhor execução de suas obrigações.  Esse elã e essa crença foram incorporados à vida diária da unidade. 


Tento traduzir o grau desse entusiasmo, mencionando o refrão da Canção do Batalhão. (Letra do Capitão Euler Ribeiro de Couto. Música de Ernesto Togo Guedes) :


Salve o nosso incontido e temerário, 

Segundo Batalhão Ferroviário.


O desempenho exemplar que passou a ter o 2º Batalhão Ferroviário serviu de estímulo às outras unidades engajadas na construção do TPS que, reorganizadas, adotaram a mesma postura em face das missões que lhes cabiam executar. 


Em procedimento aos sucessos alcançados, em 1951, o Batalhão recebeu a denominação honrosa de “Batalhão Mauá” como justa homenagem a Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde de Mauá, empresário dinâmico, industrial e financista brasileiro. Recordo-me do orgulho com que usávamos o distintivo de braço, ostentando as Armas do eminente Visconde de Mauá. 


Ainda no ano de 1951, durante o segundo governo de Getúlio Vargas, o Batalhão recebeu a visita do Vice Presidente da Republica, joão Café Filho (1899-1970), o qual percorreu os canteiros de trabalho das obras de grande porte do Batalhão, tais como túneis, viadutos e pontes. Tal foi a impressão favorável causada pelas obras executadas e em execução que, ao se despedir, o sr. Café Filho manifestou o desejo, como bom nordestino que era, de ver instaladas Unidades de Engenharia no Nordeste, que fossem basicamente, destinadas a promover o desenvolvimento da Região, com o mesmo entusiasmo e competência demonstradas pelo Batalhão de Rio Negro. Mais tarde, quando Café Filho assumiu a Presidência da República, em consequência do suicídio do Presidente Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, pode realizar aquele seu desejo. Efetivamente, por Decreto de 19 de janeiro de 1955 foram criados, no Nordeste, as seguintes unidades de Engenharia de Construção: 


   • 1º Batalhão Rodoviário, em Caicó, RN. 

   • 3° Batalhão Rodoviário, em Campina Grande, PB. 

   • 4° Batalhão Ferroviário, em Crateus, CE. 

  

Logo em seguida foi criado o 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, PB, com o objetivo de enquadrar essas novas Unidades de Engenharia.  


A missão dessas Unidades no Nordeste era muito complexa, pois se destinavam, especialmente, à execução de obras de rodoferroviarias, obras contra as secas e atividades sociais de amparo aos flagelados, vítimas das calamidades cíclicas das secas


Rodrigo Octávio, já promovido a Coronel, foi o grande inspirador da criação dessas Unidades. Para a formação dos seus quadros,obteve a cooperação de vários oficiais e graduados que serviram no 2°. Batalhão Ferroviário e na experiência das unidades que se encontravam engajadas na construção do TPS. Dessa forma conseguiu levar para o Nordeste o mesmo entusiasmo e correção no cumprimento do dever, características marcantes do 2º. Batalhão Ferroviário, que passaram também a ser evidentes no desempenho das Unidades de Construção  do Nordeste. 


No início da década de 60, o Cel Rodrigo Octávio comandou, com o brilhantismo de sempre, o Batalhão Ferroviário de Bento Gonçalves, RS. Foi a segundo Unidade de Engenharia de Construção a comandar e que, também, encontrava-se engajada na construção do TPS. 

Mais tarde, no fim da década de 60, já como General  Cmt do CMA, em Manaus, com a costumeira determinação, Rodrigo Octávio estimulou a criação e instalação do 2º Grupamento de Engenharia, na capital do Amazonas, quando procurou consolidar e transmitir os fundamentos da conduta militar, nas unidades que o 2°. Grupamento de Engenharia passou a enquadrar. 


Hoje pode-se dizer ter sido tão marcante o Comando do Ten Cel Rodrigo Octávio no 2º Batalhão Ferroviário, com as consequentes repercussões na notável atuação da Engenharia de Construção e mesmo na Arma de Engenharia, como um todo dentro do Exército, que ouso afirmar que a história da Engenharia de Construção se divide em dois períodos bem distintos, antes e depois do Comando do Ten Cel Rodrigo Octávio em Rio Negro.  

Os militares de Engenharia que pertenceram aos efetivos do Batalhão Mauá daquela época foram testemunhas e personagens da revolução que se processou na Arma de Engenharia.  


Esse período de serviço no 2º. Batalhão Ferroviário nos permitiu absorver alguns fundamentos do comportamento militar daquele Chefe que constituíam o arcabouço do seu notável desempenho de comando. Vejamos alguns de seus lemas: 


  • A missão que ele cumpria, no momento, era a mais importante da face da terra.
  • Nunca se deve dizer que uma tarefa não pode ser executada, antes de tentar realizá-la com todo empenho.  
  • Quando chegarmos ao limite de nossa capacidade física ou intelectual, ainda assim, podemos solicitar de nós mesmos um esforço adicional. Esse sobre-esforço adicional será dado se o desejarmos com toda a nossa vontade. 
  • As coisas difíceis podem ser efetivadas agora e as impossíveis no tempo imediato. 


Ao desempenhar as funções de Prefeito da sede do Batalhão, identifiquei uma outra maneira de administrar do Ten Cel Rodrigo Octávio. Nunca conseguia, por maior que fosse o meu esforço, “estar em dia” com as tarefas que dele recebia.  Estava permanentemente “devendo alguma coisa”... Isso representava outra característica da sua forma de comandar: exigia da equipe o desempenho máximo e cobrava, permanentemente, os resultados das missões que atribuía a cada um.  Os resultados altamente positivos que alcançava eram evidentes para qualquer observador que analisasse o desempenho do 2º. Batalhão Ferroviário.  


A série de experiências proporcionadas no tempo de serviço no Batalhão Mauá, leva-me a concluir que os numerosos fatos e acontecimentos ocorridos em Rio Negro, tiveram como principal catalizador aquele brilhante chefe.  Digno de registro era o expressivo número de oficiais briosos que se estimulavam mutuamente pelo exemplo do chefe, formando um grupo de alta qualificação constituído por oficiais de Estado Maior e Engenheiros Militares diplomados pela Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia). 


Merece uma referência especial a plêiade de Engenheiros Militares do Batalhão, sob a firme liderança do Major Kelvin Ramos Bittencourt. Este, um técnico por formação e convicção, não se deixou atingir pela aparente maior importância dada aos deveres militares, em detrimento, às vezes, dos aspectos técnicos. Com sua visão arguta, percebeu que a mudança de comportamento militar da unidade acabaria por beneficiar o cumprimento das missões técnicas de construção. Com esta compreensão, liderou sua equipe de Engenheiro Militares, propiciando apoio irrestrito ao seu comandante, fato este que contribuiu para o sucesso invulgar do Batalhão, no afã do cumprimento de sua missão.


Desejo ressaltar, igualmente, o quanto é importante para os oficiais mais jovens ter um comandante que chefie e lidere seus oficiais e demais componentes de sua tropa.  Este fato concorre para a formação de um profissional competente, além de estimular os oficiais mais antigos a transmitir aos mais jovens os ensinamentos que decorrem do exercício do comando. 


Tive oportunidade de servir, posteriormente, mais amadurecido, com o General Rodrigo Octávio, várias vezes, como no EMFA, no Conselho Nacional de Transportes e no Ministério de Viação e Obras Públicas (gestão do Marechal Juarez Távora). Nesses repetidos contatos profissionais consolidei a admiração por aquele destacado chefe militar. 


Não se deve esquecer, finalmente, que Rodrigo Octávio Jordão Ramos (1910-1980) foi promovido a General de Brigada em 25 de julho de 1964 e atingiu o topo da hierarquia militar, como General de Exército em 25 de novembro de 1970. 


Exerceu as altas funções de: 

   –  Ministro da Viação e Obras Públicas (1955);

   –  Chefe do Departamento de Produção e Obras Publica (1970);

   – Comandante da Escola. Superior de Guerra (1971);

   – Chefe do Departamento Geral de Serviços (1972-73);

   –  Ministro do Superior Tribunal Militar  (1973 - 79);


Faleceu no dia 6 de julho de 1980, dois dias antes de completar 70 anos de idade.  


4 comentários:

Claudio Bittencourt disse...

Muito bom, Alberto. Você já conhecia esse artigo ou recebeu agora? Eu servi sob o comando do general Rodrigo Otávio, o RO, quando estava no Parque de Motomecanização da 7a Região Militar, em Recife. Ele era comandante da Região. De fato, um militar de grande valor. Tempos depois ele assumiu o Comando Militar da Amazônia e criou o programa Calha Norte, que o Ajace (eu me lembro bem desse nome) não citou. Mas a referência ao nosso pai, o então major Kelvin, é muito grata.

Anônimo disse...

Eu também servi no Parque de Motomecanização/7 , quando a 7a. RM
era comandada pelo Gen RO e o Ten Cláudio, subalterno daquela OM. Sou testemunha das virtudes militares do referido general e também do tenente.
Conheço o seu irmão Alberto, autor da obra Feixe de Varas, por ser seu companheiro na AMAN. Posso, então, dizer do grande valor dos dois irmãos,
como cidadãos e como militares. E pelo que depreendi do que li a respeito do pai de ambos,fica corroborada a assertiva de que
“Os frutos não caem longe do pé de onde provêm”.
Francisco Helder Queiroz Cavalcante, Cel Ref.

Anônimo disse...

Sendo associado do Clube Militar, recebi a revista na época da publicação, março de 1998. Arquivei o artigo e, fui atrás agora.

Anônimo disse...

O Gen RO tornou-se uma lenda no EB. Há muitas histórias que contam sobre ele. Quando coronel, chegou a levar 23 caronas na promoção a general. Não arredou o pé. A justiça foi feita logo após a queda do Jango.
Como Ministro do Superior Tribunal Militar, aposentou-se em maio de 1979, depois de preterido para a presidência da dita corte.
Foi um dos primeiros oficiais do Exército a reivindicar o retorno do Brasil ao estado de direito e a se manifestar contra a tortura de presos políticos. Por esse motivo, foi preterido na eleição para presidente do Superior Tribunal Militar, mesmo contrariando a tradição da escolha recair sempre sobre o mais antigo dos ministros.