ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

HOMENAGEM PÓSTUMA A ALUÍSIO DE FREITAS ALMEIDA.



 HOMENAGEM PÓSTUMA  A ALUÍSIO DE FREITAS ALMEIDA

Alberto Bittencourt - nov 2023 

                              ALUÍSIO DE FREITAS ALMEIDA


Sessão plenária realizada pelo Rotary Club do Recife –  Casa Amarela no dia 04 de dezembro de 2023.. 

Palavras do presidente da ABROL-PE, membro do Rotary Club do Recife - Boa  Viagem, Alberto de Freitas Brandão Bittencourt. 


Boa noite 


Agradeço, inicialmente, ao presidente do Rotary Club Recife-Casa Amarela, companheiro Marcos Gallo, a quem parabenizo pela organização desta homenagem em memória do nosso querido e  inesquecível  companheiro Aluísio de Freitas Almeida. 

Minha saudação também, emocionado, à Iêda, aqui presente. 

Vindos do Rio de Janeiro, eu, Helena e as duas filhas mais velhas, Annie e Simone, chegamos no Recife, em janeiro de 1972, transferido pelo Exército, após haver concluído  o curso do IME - Instituto Militar de Engenharia. Aqui no Recife, nasceram posteriormente, Cristiane e Bruno. 

Em 1987, há 36 anos, portanto, ingressei no Rotary Club do Recife -Boa Viagem.  Uma dos primeiros  casais que conhecemos e firmamos amizade, foi Aluísio e Ieda.  

Fiquei muito emocionado na missa de Sétimo Dia, celebrada na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Matriz de Casa Forte pelo pároco, padre Fábio Paz, por dois motivos principais.  

O primeiro foi a leitura da carta escrita pelo filho, Aluísio Almeida Jr., contendo um histórico da vida de Aluísio.  Uma obra que a todos emocionou. Pedi ao Aluísio Jr. que me enviasse uma cópia, para constar do acervo documental da ABROL-PE (Academia Brasileira Rotaria de Letras - seção Pernambuco). 

No dia 10 de agosto passado, Aluísio tomou posse como acadêmico titular, fundador, ocupando a cadeira número 11, numa bela cerimônia realizada nos salões da APL, Academia Pernambucana de Letras.  

Eu lhe peço cópia dessa carta, Aluísio Jr, pois seu pai, continuará imortal, agora na condição de patrono da cadeira de número 11. 


Eu sempre me lembro de uma passagem do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupery. 

Diz o menino, ao despedir-se da raposa, lá no asteroide:   

— Eu vou partir. 

A raposa ficou triste, cativa que era da alegria e do sorriso do menino.

Ele repetiu: — eu vou embora e você vai perder. 

A raposa respondeu — eu não perderei. 

Ele repetiu: — Como não vai perder, se eu vou embora?

A raposa então falou: — Eu não vou perder porque tenho a beleza dos campos de trigo. 

Ela se referia à beleza dos cabelos dourados e cacheados do menino, semelhante à cor dos campos de trigo.  

Então, Aluísio não nos deixou.  Ele estará sempre presente, através de sua voz, de sua imagem, de sua lembrança, sempre viva, conosco, para todo o sempre.  


Aluísio foi o único rotariano deste distrito 4500 a ter servido como governador por duas vezes.  A primeira, em 2002-2003, escolhido pelos companheiros do distrito,  quando , nas colinas de Chã Grande, durante a Assembleia Distrital realizada no hotel Highlander, ele transmitiu a mensagem recebida do presidente Bhichai Rattakul, 

da Tailândia, “Plante Sementes do Amor”, lema do Rotary para aquele ano. 

A segunda vez em que Aluísio foi governador foi em 2007-08, para preencher a lacuna deixada por Dulcinéa Oliveira, falecida no mês de setembro de 2007, em pleno exercício  de governadoria do Distrito 4500,  vitimada por doença agressiva e falal. 

O presidente do RI era o canadense Wilfrid J. Wilkinson e o lema daquele ano era: “Rotary Compartilha”. 

Aluísio e Ieda não se furtaram ao chamamento do Rotary Casa Amarela, clube ao qual pertencia a governadora Dulcinéia   e do Distrito 4500. E você, Ieda, foi o anjo da guarda, a heroína e, por que não dizer o motor que levou Aluísio a novamente, deixar tudo de lado, aceitar  a governadoria do Distrito 4500, para se dedicar inteiramente ao Rotary. O que é, sem dúvida, um imenso sacrifício mas, aceito com fé e amor ao Rotary, tornou-se uma missão fácil e gratificante de ser conduzida com êxito, até o final. 


O lema do ano 2002-03 trazido por Aluísio na primeira governadoria, “Plante Sementes do Amor”, caiu  como uma luva na mão de Aluísio, posto que no sangue que corre em suas veias existe  o DNA do lavrador.  


                                                                 troféu "O LAVRADOR"



Guardo comigo o belíssimo troféu distribuído por Aluísio na conferência distrital, confeccionado em Gravatá, feito em alumínio fundido, representando um homem lavrando a terra.  Quaisquer que sejam as sementes, disse Aluísio, o lavrador sempre a planta com amor.  

Uma semente pode ser pequenina, às vezes preta e esférica, mas o lavrador sabe que dentro dela está a fonte da vida. 


Aluísio ainda completou, dizendo que, os homens recebem uma enxada de 3,5 libras enquanto que, para as  mulheres é dada uma enxada de 2,5 libras. Essa afirmação causou rebuliço em todos os presentes naquele auditório, no qual eu e Helena nos encontrávamos.  

Desde antes Aluísio e Ieda já eram alvo do nosso respeito e admiração.  Um casal perfeito porque um completa o outro, um não é um sem o outro, pois vocês dois foram e são um só. E continuam sendo, pois Aluísio está vivo, presente em nossos pensamentos, sentimentos e lembranças. 


Na missa de Sétimo Dia, celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a Matriz de Casa Forte, tive outra emoção, porque o celebrante, pároco padre Fábio Paz, durante o sermão, afirmou que Jesus Cristo, como ser humano era manso e humilde.  Imediatamente me veio à mente a imagem de Aluísio. Eu nunca vi Aluísio alterar a voz, se estressar em todos esses anos de amizade.  Para mim, Aluísio é o retrato do que o padre falou, referindo-se a Jesus Cristo.  Aluísio era e é uma pessoa mansa e humilde, podendo ser por vezes enérgico e afirmativo, como foi Jesus, ao expulsar os vendilhões do templo. 

Essa mensagem, do celebrante, calou profundamente no espírito de todos os presentes. 


Peço desculpas por Helena não estar presente. Para ela fica difícil sair ã noite, especialmente num dia como o de hoje, em que tivemos, na hora do almoço a confraternização da Casa da. Amizade dos cônjuges do Recife. 


Gostaria de completar, dizendo que, assim como os cabelos do Pequeno Príncipe estão imortalizados nos campos de trigo, Aluísio é imortal na ABROL-PE por tudo o que ele fez, pelas sementes que plantou,  sempre em terreno fértil.  Como diz a Bíblia, para plantar uma semente não  basta lançá-la no solo,  pois este pode ser pedregoso, árido, infértil e ela pode não prosperar.  

Aluísio em sua sua mensagem disse que o rotariano, ao lançar as sementes do amor, elas sempre vingarão,  

Aluísio disse que o lavrador não é apenas um semeador.  Ele é antes um cuidador, ele cuida para que ervas daninhas não sufoquem aquela plantinha, para que ela possa crescer, se desenvolver e se multiplicar. 

A palavra de Aluísio sempre foi nesse sentido.  



Eu lembro bem, no dia em que eu e Helena o visitamos na fazenda, em Mimoso, perto de Arcoverde, quando Aluísio nos chamou com alegria para  ver uma coisa lá fora. 

— Venham ver, olhem a beleza da flor de Mandacaru, disse com orgulho de lavrador. 

Realmente, lá estava, inteiramente desabrochada,  forte e brilhante, nascida no tronco do pé de Mandacarú, esplêndida, em toda a sua beleza natural. 

A flor de mandacaru é também chamada de “ Rainha da noite”. Ela vive apenas o espaço de uma noite.  Na noite de primavera, ela desabrocha ao entardecer  e  sucumbe ao amanhecer do dia seguinte.  

Simboliza a resistência e a tenacidade do sertanejo nordestino, ante as inconsistências da escassez de chuvas e da falta d’água. 



                                                                                    FLOR DE MANDACARU. 


Obrigado, Aluísio. Jamais esqueceremos tudo o que você nos ensinou.  

Que Deus o tenha para novas missões, guarde e conforte a sua família. 




Palavras de Ieda:

Alberto e Helena, posso afirmar que vocês também são nossos fiéis amigos, sempre foram .Agradeço essas belas palavras dirigidas ao meu amado Aluísio e lhes digo : palavras que saíram do coração de um amigo que tenho certeza de tudo que escreveu veio de dentro da nossa amizade.

Obrigada Alberto vou guardar para sempre tudo que você falou e guardarei em meu coração, como bem diz o Roberto Carlos amigos oara sempre.

Obrigada !!!

Ieda 

Nenhum comentário: