ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 27 de julho de 2023

A PONTE B4-A1

 A PONTE B4-A1

Alberto Bittencourt 


A PONTE B4-A1

A ponte B4-A1 era transportada em caminhões da marca DODGE de 5 ton e reboques de 2,5 ton.  Um sistema extremamente precário, instável, inconcebível nos dias de hoje.

As viaturas DODGE eram caminhões comuns, comerciais, com a carroceria adaptada para o tipo de carga, modelo B1 JM 161, motor a gasolina, tração 4x2, de apenas um eixo. Apenas a pintura VÓ os caracterizava como militares. 

O Ten Eduardo Lima de Almeida Neves, comandante do Pelotão de Pontes,  (sacanamente), pediu-me para seguir na boleia do caminhão da frente, de vez que subiríamos a serra das Araras,  na BR-101,  muito movimentada e a velocidade máxima não deveria ultrapassar de 30km/h.

Vi então que dirigir um veículo desses era realmente coisa pra macho, pelas seguintes razões:  

1- Calor insuportável, vindo do motor,  sem ar condicionado e sem isolamento térmico na cabine.

2- sem direção hidráulica, o que exigia esforço hercúleo do motorista, verdadeiramente braço forte.

3- Caixa de marchas sem sincronização, o que exigia dupla debreagem para reduzir.

4- Ausência de isolamento acústico. O barulho, vindo do motor, dentro da cabine, era ensurdecedor.

5- Ausência de amortecedores e de estabilizadores.  O piloto e o copiloto pulavam feito cabritos quando passavam em qualquer buraco. Chegavam a perder o controle da viatura. 

6- a velocidade na subida da serra era de, no máximo,  5 km/h.


A dotação do  BEsE era de cerca de 30 desses caminhões. Como não existiam peças para reposição, a canibalizacao era a prática comum. Para dar a partida, alguns deles tinham que ser rebocados por outros, o que era erroneamente feito com cordas, pois não havia barras metálicas como seria recomendável. Um motorista recruta, certa vez colidiu com a viatura da frente, por não ter tido tempo de freiar. O sargento encarregado da manutensao tinha que se virar.  Problemas e mais problemas.

Nenhum comentário: