ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 10 de novembro de 2020

QUEM NÃO CONHECE REINALDO OLIVEIRA?

QUEM NÃO CONHECE REINALDO DE OLIVEIRA?

Alberto Bittencourt - 2006

 


Quem não conhece o EGD Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira, ou simplesmente Reinaldo Oliveira?

Trata-se, de um talento múltiplo facetado que vai do médico cirurgião afamado, passa pelo escritor festejado, contista, ensaísta e cronista, pelo ator, autor e diretor teatral, pelo músico, compositor e poeta para chegar ao showman, ao palestrante motivador, inspirador, ao orador âncora, imperdível nas reuniões rotárias.  

Como escritor, é membro da Academia Pernambucana de Letras, do Conselho Estadual de Cultura, da Academia Pernambucana de Artes e Letras e de outras congêneres. Cronista, está presente todas as semanas nos jornais do Recife em colunas que tratam do quotidiano da vida e não raro do Rotary. Entre outras obras, é de sua autoria o premiado livro de contos “Manga Rosa”.

Do compositor destaco o excelente “Hino do Centenário do Rotary”, letra e  música de sua autoria, cujo ritmo vibrante explodiu no coração de todos os  rotarianos do  Brasil, na celebração do centenário do Rotary. Ainda dirige o fabuloso coral do Rotary Club do Recife-Casa Amarela que apresentou o hino em diversos Institutos e Conferências, Brasil afora.

Teatrólogo, é diretor do Teatro Valdemar de Oliveira, templo sagrado de seu grupo, o Teatro de Amadores de Pernambuco. Participou como ator e diretor de inúmeras  peças nacionais e estrangeiras, dentre elas, o vaudeville “Um Sábado em Trinta”, do pernambucano Luís Marinho, que há  mais de cinqüenta anos vem sendo exibida no Recife, desde os tempos de seu pai, o também médico, escritor e teatrólogo, saudoso Valdemar de Oliveira. Sempre com sucesso de público e de crítica, a casa permaneceu lotada todos os dias. Foi um dos atores do espetáculo da Paixão de Cristo, que eu me lembre, no papel de Herodes. De vez em quando o vemos na tv, fazendo comerciais em que o sucesso é garantido só por sua presença.

O showman Reinaldo de Oliveira é insuperável. Estão gravados para sempre em nossa memória os inesquecíveis “Reinaldo ao Vivo” ns. 1 e 2, espetáculos solo,  apresentados no teatro para angariar fundos para obras rotárias de seu clube. E as palestras sobre a história do frevo? Reinaldo é ao mesmo tempo o exímio dançarino ao ensinar técnicas difíceis, passos e malabarismos típicos e o instrumentista virtual a emitir apenas com a boca os sons variados da mais completa orquestra de frevo, enquanto, em mímica, representa o pistonista, o trompetista, o baterista e demais músicos.

Como médico cirurgião geral, Reinaldo está todas as manhãs em hospitais públicos salvando vidas, aliviando sofrimentos, transmitindo carinho e amor a não importa quem precise de sua ajuda e perícia. Como pessoa humana, nunca diz não, jamais recusa um convite, um pedido de ajuda, seja para o que for, seja aonde for.

Reinaldo tem no sangue o Rotary. Seu pai, Valdemar de Oliveira, fundador do Rotary Club do Recife, é lembrado a todo instante, como rotariano exemplar que foi. Seu irmão, Fernando de Oliveira é também rotariano. E, não obstante, é casado com a também rotariana, psicóloga, dona de extensa folha de serviços voluntários em prol de pacientes terminais do Hospital do Câncer de PE, a governadora indicada 2007-08 do Distrito  4500, nossa querida Dulcinéa de Oliveira.

Por termos tudo isso na pessoa de Reinaldo de Oliveira, podemos dizer, do Distrito 4500, sem medo de errar: “Eita, Distrito arretado!” 

Nenhum comentário: