ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 30 de maio de 2020

VISITA À PIRAPAMA





VISITA À PIRAPAMA

Alberto Bittencourt
Publicado no boletim do RCR Boa Viagem a 09 de dezembro de 1994.

O Rotary Club do Recife-Boa Viagem,  por iniciativa do comp. VICENTE GOUVEIA,  e a convite da Construtora Norberto Odebrecht, visitou, dia 3 do corrente, as obras do SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE PIRAPAMA.
Às 09h30, um ônibus com ar condicionado, uísque, água de coco, comandado pelo relações públicas da empresa, conduzia a animada turma do Boa Viagem.
Em pouco tempo a comitiva chegou ao canteiro de obras, situado no município do Cabo, onde foi recebida por uma equipe de técnicos e engenheiros. Os escritórios da obra, têm posição privilegiada, no topo de um morro, de onde se desfruta de magnífica visão da planície litorânea.
De um mirante panorâmico, divisa-se em primeiro plano as obras iniciadas da ETA (Estação de tratamento d`água) seguida do verde da zona da mata até o mar, com o perfil dos edifícios recifenses contornando o horizonte e mais para direita, o porto de Suape.
Naquele local recebemos uma explanação acerca do empreendimento. Informou-nos o engenheiro da Odebrecht que a produção atual de água que abastece o grande Recife, é de 9,5 a 10m3/seg,  para uma demanda de 13m3/seg, o que significa um déficit diário de 3m3/seg. a conseqüência é que a região metropolitana vive permanentemente num racionamento crônico, o que acarreta uma distribuição de água em rodízio de zonas e de horários.
O sistema PIRAPAMA prevê uma implantação gradual, iniciando com uma produção de 5,6m3/seg, até atingir 14,6m3/ seg, o que praticamente dobrará a produção atual, resolvendo o problema de abastecimento de água a longo prazo.
Entretanto, para essa produção inicial de 5,6m3/seg, são necessários recursos de 200 milhões de dólares, que, por serem escassos, estão muito difíceis de serem obtidos. Torna-se necessária a mobilização conjunta de todas as classes e categorias sociais. À título de comparação, o engenheiro citou que só a construção da Linha Vermelha no Rio, consumiu recursos 24 vezes maiores que esses.
Para suprir a necessidade imediata do consumo, projetou-se uma etapa menor, intermediária, de 3m3/seg, cujas obras compreenderiam a construção de barragem (já iniciada), com capacidade para 61 milhões de m3, uma estação elevatória, uma adutora de água bruta, a conclusão da ETA, e uma linha adutora de água tratada que se ligará à distribuição já existente.
Há dois pedidos de financiamento em andamento na CEF, utilizando recursos do FGTS, já aprovados. Devem ser liberados até junho/95 cerca de 130 milhões de dólares, suficientes para a produção dos 3m3/seg de água tratada.
Além das obras da ETA, já iniciadas, em outro local do município do Cabo, onde se situa a barragem, já estão concluídos os trabalhos de construção da galeria que desviará as águas da calha do rio e a torre de tomada d`água. O total dos recursos aplicados até aqui é de 70 milhões de dólares, oriundos CEF (FGTS) com a contrapartida do estado em cerca de 10 a 15%.
O sistema PIRAPAMA, leva a vantagem de ser abastecido por rios perenes (Pirapama, Ipojuca, Serinhaém), de vazão estável mesmo durante os períodos de seca, o que não acontece com os rios que abastecem a barragem de TAPACURÁ. Esta, apesar de ter uma capacidade de reservação de 94 milhões de m3 chega a secar durante a estiagem prolongada.
Outra vantagem é a localização estratégica do sistema, pela grande economia de energia que proporcionará quando em funcionamento, já que a distribuição d`água será toda por gravidade..
Após a exposição, os visitantes foram brindados com farto lanche de variados salgadinhos, uísque do melhor, água de coco e refrigerantes.
E como não bastasse, a comitiva foi conduzida a seguir para O ALFREDÃO, restaurante de Escada, famoso pelo PITÚ e pela PITUZADA, especialidades da casa. Tudo por conta da Odebrecht.
O entusiasmo da comitiva a levou a assumir o compromisso de conseguir um manifesto de todos os presidentes de clubes do Rotary ao governo do Estado e á Vice-Presidência da República, com o objetivo de pressionar para obtenção dos recursos necessários. Vamos arregaçar as mangas. O Nordeste não pode ficar para trás.




Nenhum comentário: