ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 18 de maio de 2020

POLÍTICA SANITÁRIA OU POLÍTICA PARTIDÁRIA?

POLÍTICA SANITÁRIA OU POLÍTICA PARTIDÁRIA?
Alberto Bittencourt - 18 maio 2020

Só mesmo no Brasil. É o único país democrático do mundo em que a política partidária prevalece sobre a política sanitária.
Quantas vidas poderiam ter sido salvas se esse protocolo tão simples tivesse sido adotado há pelo menos dois meses.
Um porteiro aqui do meu prédio começou com sintomas de gripe.
Sendo eu o síndico, recomendei que ficasse em casa até a cura. Vitamina C e cama, disse, repetindo o slogan escutado desde os tempos de criança. Em uma semana ele estava de volta se dizendo em perfeita saúde. Com mais dez dias os sintomas da gripe voltaram e ele pediu dispensa novamente. Voltou com doze dias.
_ O que fez para se curar? Perguntei.
_ Muita vitamina C, canja de galinha e mingau de cachorro.
_ ?
_ Um mingau a base de gemas de ovos e outros ingredientes que se toma quente.
Eu então mandei que ele procurasse um posto de saúde para fazer o teste da covid-19, mesmo já tendo superado os sintomas da gripe.
_ É gratuito e o resultado sai em meia hora, disse-lhe pelo que já tinha lido em algum lugar. Ele foi e retornou dizendo que o testara positivo.
_o médico me mandou ficar mais uma semana em casa e disse que depois eu poderia voltar a trabalhar.
_ Não prescreveu nenhum medicamento? Não recomendou quarentena?
_ Não sr. Ele disse que não precisava, já que não tenho mais os sintomas. Disse que só voltasse no posto se tivesse falta de ar.
_Interessante, pensei. Mas ele tem o vírus. Pode sair contaminando todo mundo por aí.
Na realidade os postos de saúde aqui em Pernambuco não estão aparelhados e o protocolo do SUS não prevê aplicação de nenhum medicamento aos primeiros sintomas. Somente quando o quadro se agravar e o paciente apresentar falta de ar.
Foi preciso uma pressão enorme dos médicos que fizeram um abaixo assinado com mais de duas mil assinaturas para que começassem a rever esse protocolo.
Para o atual governo do estado, a política partidária é mais importante que a política sanitária. Pouco interessam as vidas, só a velha prática importa.
Tal só acontece nos governos socialistas e populistas, que são extremamente autoritários e totalitários. Nem nos chamados “anos de chumbo”, da fase mais pesada dos governos militares se viu tamanha arbitrariedade, principalmente em Pernambuco e São Paulo.

Um comentário:

DORA SODRÉ disse...

Falta ao nosso presidente e filhos a virtude do altruismo = Pensar primeiro nos outros. Para eles só vale o que eles acham e pensam.
Dora sodré -- RC RJ Dois Irmãos -- Distrito 4571