ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 29 de março de 2020

FALIMENTOS OU FALECIMENTOS?

FALIMENTOS OU FALECIMENTOS?
ECONOMIA X SAÚDE.
Alberto Bittencourt
É impossível encontrar o ponto de equilíbrio. Para o primeiro existem remédios. Para o segundo, não tem jeito.
O debacle da economia, assim como as mortes causadas pelo covid-19, acarretarão danos irreversíveis, tais como fome, desemprego, violência, doenças e, em consequência, mais sofrimentos e mais mortes por causas diversas.
Pagamos o preço de séculos de descasos em questões como educação, segurança, saúde, saneamento, água potável, favelização, desigualdades, corrupção, ética e, principalmente, pelos privilégios de uma classe oligárquica dominante que, desde antanho se locupletou no poder, para ser cada vez mais rica, às expensas de um povo sofrido, explorado, violentado.
Ao término desta epidemia, com o vírus sob controle, além das mortes físicas e das mortes de micro, pequenas e médias empresas, terá, talvez, iniciado um período de recessão econômica de dimensões e consequências imprevisíveis.
Não tenho dúvidas de que, resilientes, renasceremos para uma nova era, para um novo ciclo histórico de paz, de crescimento e de desenvolvimento.
Acredito que estamos a caminho de uma mudança cultural ampla, advinda dos dois grandes choques heterodoxos que vivemos no momento: a Lava-jato e o Corona vírus.
Essa mudança será tanto mais definitiva quanto mais natural seja. Não advinda de uma ruptura institucional, mas de um novo comportamento e de uma nova postura cultural e ética do povo, sem deixar espaço para aproveitadores e hipócritas, sempre à espreita para abocanhar o melhor naco.
Que desses dois choques a sociedade emerja criativa, no sentido de exigir mudanças radicais, com a erradicação das práticas nocivas que tanto mal fizeram a este país. Que se extingam órgãos e cargos públicos desnecessários, mordomias exacerbadas, compadrios, afilhadismos, conchavos abusivos do poder.
Que o compromisso dos gestores e representantes do povo seja, única e exclusivamente, com a seriedade e com o futuro da nação brasileira.
Assim espero.
AMÉM.

19 comentários:

Unknown disse...

Estamos colhendo o que plantamos. Que Deus nos ajude a cumprir os seus mandamentos e a plantar sementes de ética e amor ao próximo.

Olbiano Silveira disse...

Impecável

RC Rio de Janeiro-Tijuca disse...

Parabéns, amigo, Companheiro e Confrade Alberto Bittencourt. De fato, a Humanidade se vê diante do dilema que você aborda com tamanha propriedade. Dependendo das circunstâncias sociais de cada País ou região, esse dilema entre a economia e a saúde ganha outros contornos com possibilidades de consequências tão danosas quanto a infecção causada pelo novo Coronavirus. Oremos para que a sociedade mantenha o equilíbrio necessário para que passemos por esse período com a capacidade de se recuperar logo adiante. Existem duas ondas reconhecidas: a da saúde e a da economia; uma terceira onda, a social, merece ser considerada com a devida atenção. Parabéns! Joper Padrão

Unknown disse...

Caro governador e amigo Bittencourt.
Como sempre brilhante em suas abordagens. De acordo no que se refere ao Brasil. Oque dos países onde se origina essas epidemias que se alastram para o mundo todo. São hábitos e costumes que contrariam a ciência e prejudica a saúde de todos, e tudo continua com eles da mesma forma, como se nada tivesse acontecido.

Fernando Quintella disse...

Texto na medida certa. Parabéns pela avaliação sempre sensata, amigo. O cenário desenhado por você pode ser até um pouco melhor, mas só acontecerá se entrarmos no jogo vencedor já. Forte abraço

Claudio Bittencourt disse...

Excelente texto, Alberto, pelo otimismo e pela esperança demonstrados. Parabéns.

joaobferraz disse...

Parabéns Alberto Bittencourt. Síntese bem posta do momento que nos afeta. Como economista complemento afirmando que a responsabilidade econômica hoje deve ser compartilhada por todos os poderes (incluo aqui o Congresso e o STF), não apenas do Governo Federal. Os Estados e os municípios tomaram a decisão de nos recolher em casa. Ponto, não entro no mérito. Posso até discordar. Mas discordo de querer passar a conta $ apenas para o Governo Federal. Que aprendamos com essa nova transição que a vida está nos ofertando.

Gerson disse...

COMPANHEIRO ALBERTO, PERFEITA A ABORDAGEM QUE VOCE FAZ SOBRE ESTE MOMENTO TAO TRISTE NA HISTORIA DO BRASIL E DO MUNDO. A INCURIA PASSADA CUSTA CARA AO TODO PRESENTE.

Alberto Bittencourt disse...

Muito bem Alberto, uma verdadeira "oração rotária".
José Otávio Patricio de Carvalho

Alberto Bittencourt disse...

Obrigado, caro mestre e companheiro diretor Gerson Goncalves.

Alberto Bittencourt disse...

Como sempre com muita lucidez você aborda temáticas relevantes ao nosso país.
Essa, em especial, mostra-se um desafio hercúleo para os governantes e para o povo.
Venho usando quase a mesma frase de sua _lead_: Para o falimento há solução; para o falecimento não!
Não obstante entendo que se possa encontrar o caminho das pedras na travessia deste caudal econômico/sanitário/ético e assomarmos na outra margem como uma sociedade Utopiana em tempos modernos.
Otávio Santana do Rego Barros

Unknown disse...

Se a "pandemia econômica", não superar a pandemia do coronavirus, nada feito.

Alberto Bittencourt disse...

Camila Guedes comentou em 28/03/2020:

Pura verdade !!!

Alberto Bittencourt disse...

Comentário de Aldenio Barreto
Realmente, duas grandes lições: A Lava jato e o Covid 19. A primeira para parar a ação dos bandidos e o segunda para mostrar o mal que nos fizeram.

Alberto Bittencourt disse...

Fantástico seu comentário, amigo Aldenio. Obrigado.

Alberto Bittencourt disse...

Comentário de Arnaldo Moura Leite Filho, em 29 mar 2020:
Parabéns Alberto, como sempre você nos brinda com palavras sérias e coerentes, com a sensibilidade de um grande líder, diferentemente de deboches e colocações fora do contexto em momento de tanta dificuldade pelo qual a humanidade atravessa.
São pessoas como você que me fazem permanecer no grupo, não devemos abdicar de nossas responsabilidades quando alguns só plantam a discórdia!
Abraço forte

Alberto Bittencourt disse...

COMENTÁRIO DE RONALDO CAMPOS CARNEIRO, EM 29 MAR 20
Excelente texto. Oxala possamos şair desta crise num mundo mais humano. Forte abraco. Ronaldo

nogueira.rotary@blog.gmail.com disse...

Distinto Companheiro em Rotary; Governador do Centenário - Alberto Bittencourt.
Não é surpresa para mim, os excelentes texto, que disponibiliza par refletirmos o Mundo cão em que vivemos. O Ho,em e sempre o Homem descobre coisas maravilhoas, para logo de seguida destruir tudo. Não e novidade o mal que temos feito ao Planeta e agora estamos a sofrer as consequências, Tenho fé que as cosas voltem ao normal e que possamos viver em paz mis uns anos, Por mim cumpri a minha vida na Terra, bem ou mal o caminho percorrido, Ao chegar aos 87 anos, preciso de calma e Paz. Oxalã venha sem sem sobressaltos. Embora desligado já do Rotary continuo a minha missao: SERVIR. Como sou sócio Honorário em vários Clubes e ate´do RC D 4570 RC DUQUE DE CAXIAS, continuo a considerar-me Rotariano. Uma vez de vez enquando publico informação e formação Rotária porque sinto que os Clubes não praticam. São Rotrianos para se servirem e nõ servi, Mas isso é outro assunto para outra altura. Saudações Rotarias. do amigo Boaventura Nogueira - Portugal. Agradeço que apresente a Senhora sua Esposa os meus Cumprimentos. Nunca esquecerei o trababalho que teve em digitalizar: ESTA ERA ROTÁRIA.

Unknown disse...

Suas mensagens são sempre muito bem elaboradas. O tema em questão é de absoluta prudência após o término do novo coronavírus - COVID-19, pois temos eleições neste ano OU não teremos? Percebe-se que muitas ações de políticos experientes em degradar o dinheiro do povo, estão absurdamente abocanhando as reservas do Governo Federal, usando o coronavírus como instrumento de força, de uma ou de outra forma e isto é muito complicado de se resolver, pois a equipe do Presidente em exercício fica lutando pelo atendimento às necessidades com o coronavírus e no futuro o que sobrará? Dívidas para o povo, pessoas desempregadas que já aumentou e vai aumentar ainda mais, além da falta de continuidade na administração do governo federal, se o atual não tiver fôlego ou atitudes para suportar estes maus interessados em comandar um Brasil com elevado índice de necessidades. Tenho plena convicção que teremos recessão violenta e fechamento de muitas pequenas, médias e até grandes empresas e como serão substituídas? Creio que o meio eletrônico será uma ferramenta cada dia mais usada e tem que se pensar em substituir menos os trabalhadores, senão pior será. Sei que é irreversível esta posição, mas temos que ter um governo mais rigoroso neste sentido. Parabéns, caro Amigo, Governador e confrade Bittencourt. Abs. Bemvindo Augusto Dias.