ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

JANEIRO, MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA


JANEIRO, MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA
Alberto Bittencourt




Neste mês de janeiro do ano de 2015, consagrado por Rotary à “Conscientização Rotária”, às vésperas de completar 110 anos de existência, veio à nossa mente a grandeza e sabedoria de Paul Harris, o fundador daquela que é a primeira e a mais internacional das organizações de prestação de serviço do mundo, integrada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, praticam elevado padrão de ética profissional, bem como, promovem a paz e a compreensão mundial.

Paul Harris que, através de seu exemplo de vida e legado impresso, tem vencido as barreiras do tempo, convida-nos a refletir, a informar, a motivar e consciencializar a todos sobre a verdadeira magnitude de Rotary.


Em um de seus livros, escrito em 1935, denominado "Esta Era Rotária", ele nos presenteia com a seguinte parábola: "O Elefante e os Seis Cegos".



"Seis cegos do Industão foram conhecer um elefante.
O primeiro dando de encontro ao lado do animal gritou: Valha-me Deus! Percebo que o elefante é tal qual uma parede. O segundo, encontrando o dente, ficou certo que o elefante é parecido com uma lança. O terceiro, agarrando-se à tromba que se retorcia, asseverou. O elefante é parecido com uma cobra. O quarto, esbarrando numa das grandes pernas disse: - o elefante é igual a uma árvore. O quinto, que acertou encostar a mão numa das orelhas, exclamou: esta maravilhosa alimária é parecidíssima com um leque! Finalmente o sexto, apoderando-se da cauda bamboleante, disse: O elefante é parecido com uma corda".
“E assim discutiam longamente esses homens do Industão, firme e insistentemente, cada um segundo o seu modo de pensar. Todos, porém, enganados, apesar de cada qual ter certa dose de razão”.

Paul Harris nos ensina :


"Grande número de rotarianos se assemelha a estes seis cegos. Algum objetivo em particular, certa atividade especial ou ainda algum produto de Rotary os impressiona como sendo o mais importante, e certos disso exclamam: Isto é Rotary! Existem outros rotários que se interessam mais por determinadas atividades rotárias e não conseguem ver Rotary no seu conjunto. E continuam a perguntar: - O que é Rotary? E as percepções limitadas conduzem, geralmente, a conclusões desconexas, como foram as dos cegos a respeito do elefante”.


A parábola dos cegos nos remete à reflexão: 

O que é ver Rotary no seu conjunto?
O que é ter conscientização rotária?
É o mesmo que ter uma visão holística do Rotary,
ou seja, perceber Rotary no seu conjunto.

Não ter consciencialização rotária é o mesmo que
ter uma percepção limitada do Rotary.
Tem uma percepção limitada do Rotary,
quem acha que Rotary é apenas companheirismo, ou somente festa.
Que é apenas sessão plenária,
ou somente pagamento das mensalidades.

Tem uma visão holística do Rotary,
quem conhece, compreende, propaga e luta
por todo o bem que o Rotary faz no mundo.
Por toda a defesa do meio ambiente,
Por toda a união e companheirismo,
Por toda a amizade, solidariedade, 
cooperação e harmonia 
que o Rotary semeia em toda a parte.
Por toda a paz que o Rotary cria e propaga, 
não importa o país, a raça, a religião, a posição, nem a classe social de qualquer cidadão.
Por toda a ética que ensina a agir sempre com seriedade e responsabilidade.

Estes estão plenos de conscientização rotária.



É um verdadeiro rotariano todo aquele que consegue sair de si mesmo e ir ao encontro do outro praticando a máxima rotária de:  “Dar de si antes de pensar em si".

Porque "o Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características de Paul Harris, um ser humano de espírito elevado, sentimentos nobres e capacidade visionária".
Cabe a cada um de nós rotarianos aprendermos com Paul Harris, a transmitir os valores que elevam o rotariano ao patamar da conscientização rotária, para que possamos assim, colocar em prática os ideais e objetivos do Rotary, em toda sua plenitude com a mesma intensidade com que Paul Harris o fez.

A grandiosidade do movimento rotário está no momento presente, e não no passado, tampouco no futuro. Esta grandiosidade é hoje. Aqui e agora o rotariano constrói o futuro, trabalha por um mundo melhor. 

Desde o nascimento do Rotary, o apelo por ideias penetrantes, conscientes e receptivas nunca foi tão insistente. A humanidade desperta cada vez mais para esse apelo.

Os líderes do futuro serão escolhidos entre aqueles que estiverem mais envolvidos com a ética e a filosofia do Rotary.

Que bom que o mundo possui milhares de bons rotarianos, de pessoas que estão sempre atentas às causas humanitárias e às necessidades dos menos favorecidos!



NÃO FIQUE SÓ !!!
JUNTE-SE A NÓS,
TROQUE IDEIAS,
DESPERTE O LÍDER
QUE HÁ EM VOCÊ.

Nenhum comentário: