ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sábado, 17 de janeiro de 2015

A CATEDRAL DO ROTARY




A CATEDRAL DO ROTARY

dedicado à Conscientização Rotária, ênfase do mês de janeiro.
(Baseado na fábula "Os Três Pedreiros" de Charles Péguy, escritor francês, 1873-1914) - Alberto Bittencourt





Um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação de um importante projeto.
O viajante aproximou-se, curioso. Perguntou ao primeiro pedreiro o que estava fazendo. 
Estou quebrando pedras, não vê? Respondeu o pedreiro. Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento. 
Eu estou morrendo de trabalhar, isto aqui é um meio de morte, as minhas costas doem, minhas mãos estão esfoladas, este trabalho é um sacrifício, concluiu.
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta. 
Estou ganhando a vida, respondeu. Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro: 
O que está você fazendo? Este respondeu: 
Estou construindo uma Catedral! 

Três pedreiros, três respostas, três sentimentos diferentes para o mesmo trabalho. Cada um manifestou sua própria visão. 

Para o primeiro pedreiro, o serviço significava dor e sofrimento. Um sacrifício que certamente tornava a ação muito mais penosa e lhe fazia mal. 
Se você tiver no Rotary o sentimento do primeiro pedreiro, estiver se sentindo de certa forma desconfortável, meio contrariado, até um pouco desmotivado, tudo lhe será muito difícil e penoso. Você estará desperdiçando dinheiro, tempo e energia, bens preciosos em sua vida. Você precisa mudar.

O segundo pedreiro manifestou indiferença. Estava conformado mas não realizado. O trabalho nada lhe significava e ele só o fazia por obrigação.
Você pode estar no Rotary com o mesmo sentimento de indiferença do segundo pedreiro. Comparece, cumpre as obrigações mínimas e nada mais. A indiferença, geralmente, termina em desistência. Mude antes que seja tarde.

Já o terceiro pedreiro tinha a consciência da importância do seu trabalho. Desempenhava a função com orgulho e satisfação. Tinha o sentimento elevado de participar de uma grande obra, o que lhe dava muito mais força, energia, ânimo, felicidade. 
Você, rotariano, como em tudo na vida, deve encarar suas ações, com o sentimento superior do terceiro pedreiro, com a consciência de que é vetor da construção de um mundo melhor, mais justo, mais humano, de que trabalha para o bem da humanidade.

Se você manifestar a visão do terceiro pedreiro, ao atuar em seu clube, ao colaborar com a Fundação Rotária, você estará dizendo com devoção e orgulho: 
Eu estou construindo a Paz e a Compreensão Mundial!

Esta é a visão maior de quem tem a verdadeira Conscientização Rotária -  a consciência de estar participando da grande obra do Rotary. Você estará atuando com alegria, felicidade, amor, com a consciência de quem está mudando o mundo. Você se sentirá rejuvenecido, mais disposto, seu trabalho, tempo e dinheiro renderão frutos, e você terá o sono tranquilo dos justos, daqueles que cumprem com o seu dever. 

Sempre que você comparecer a uma reunião plenária, a um serviço numa creche, ou a um evento rotário, tenha a consciência de que não está só, pois você faz parte da grande obra do Rotary no mundo inteiro. 

E agora, decorridos 110 anos de existência, podemos dizer que os rotarianos, inspirados na vida de Paul Harris, buscam tão somente dar continuidade à construção dessa grande Catedral do Rotary, a Catedral da fraternidade, do entendimento, do bem querer, da paz universal, porque este, sempre foi e será o ideal do Rotary de todos nós. 


"Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças maravilhosas" - ditado africano



Nenhum comentário: