ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA - Um novo enfóque


Conscientização Rotária:
UM NOVO ENFÓQUE

Alberto Bittencourt
(Palestra proferida em diversos clubes a partir de janeiro de 2006)

Janeiro, mês da Conscientização Rotária

SUMÁRIO

I – OBJETIVOS
II – INTRODUÇÃO – Parte teórica
·      Conceituação Genérica
·      Conceituação Filosófica
·      Conceituação Rotária
III – DESENVOLVIMENTO – Parte prática
·      A peça de teatro do Rotary
·      Os três passos para adquirir Conscientização Rotária
IV – CONCLUSÃO
·      Conseqüências da Conscientização Rotária


I – OBJETIVOS

1.  Transmitir ao rotariano um novo conceito de Conscientização Rotária
2.  Capacitar o rotariano a adquirir a Conscientização Rotária
3.  Motivar o rotariano a ter Conscientização Rotária

II- INTRODUÇÃO – Parte teórica

1.  Conceituação Genérica

Qual o significado genérico do termo conscientização?
Nos dicionários o termo conscientização significa ato ou efeito de conscientizar. Conscientizar, por sua vez é dar, tomar ou ter consciência de alguma coisa. Ter consciência é sinônimo de ter noção, idéia, ciência, conhecimento.
Alguns exemplos:
a)  No sentido de tornar ciente, dar conhecimento, alertar:
O rotariano conscientiza a todos da necessidade de um comportamento ético.
O rotariano procura conscientizar a comunidade para o risco da poluição ambiental.
b)  No sentido de tomar consciência, ter noção ou idéia de alguma coisa:
O rotariano conscientiza bem os problemas sociais.
O rotariano é um ser consciente de suas responsabilidades.
c)   No sentido de estar alerta:
Só há três dias o paciente voltou a estar consciente.
d)  No sentido de proceder com ética:
Um país precisa de líderes conscientes para dirigi-lo.

Em outras palavras, podemos definir conscientizar como:
                                       saber,
fazer saber,
saber fazer, 
fazer fazer.


2.  Conceituação Filosófica

A definição que nos interessa é a do sentido filosófico da consciência:
“CONSCIÊNCIA é o atributo altamente desenvolvido na espécie humana, pelo qual o homem toma conhecimento em relação ao universo, da possibilidade de níveis mais altos de integração”
Daí se depreende que a consciência é um atributo inerente ao homem. Os animais são desprovidos desse atributo.
Conscientização é o conhecimento ou noção de que o homem não é um ser isolado, separado, estanque, que inicia e termina nele mesmo mas sim, que o homem é antes de tudo, um ser integrado, unido, uma parte, um pedaço do universo.
Quanto maior for o nível de consciência de cada um, maior será o seu sentimento de união com o todo.
Segundo Maharish Mahesh Yogui, o guru da Meditação Transcendental, os três níveis mais elevados de consciência são:
- a Consciência Universal, na qual temos a noção de que somos parte integrante da natureza, da Terra, do mundo tal qual o percebemos;
- a Consciência Cósmica, em que nos sentimos como parte do Cosmos.
- a Consciência Divina, em que somos um só com Deus, unos com a força criadora e amorosa responsável por tudo o que existe. É o nível de percepção dos grandes yogues e dos iluminados homens santos.

3.  Conceituação Rotária

E a CONSCIÊNCIA ROTÁRIA, o que vem a ser?
Creio, firmemente que a Consciência Rotária é a percepção de que, cada um, dentro de sua singularidade, é unido ao coletivo, ao todo, que é o Rotary. É o sentimento de que os valores coletivos da comunidade rotária, tudo o que ela defende, prega e tem por objetivos, são os valores de que cada um, são o que cada um pensa, fala e faz.
A consciência rotária é o que faz com que o rotariano sinta uno com a filosofia do movimentos rotário, que ele e o Rotary se confundem, expresso na afirmação: “EU SOU ROTARY”
Isso é a consciência rotária, e ter Concientização Rotária é o ato ou efeito de viver no dia a dia, em todos os minutos, sob a inspiração dos ideais rotários.
Ter Conscientização Rotária significa que o rotariano tem integrado dentro de si a consciência plena de que em todas as ações, seja no companheirismo, seja nos serviços, seja ao dar sua contribuição espontânea para a Fundação Rotária, ele está Construindo a Paz e a Compreensão, entre homens e nações.


III – DESENVOLVIMENTO – Parte prática

·      A peça de teatro do Rotary
Para saber como obter a Conscientização Rotária, podemos fazer analogia do Rotary com uma peça de teatro.
O roteiro trata de uma quantidade de experiências. Pode ir da comédia ao drama, passando pelo suspense.
Se não houvesse conscientização, os participantes simplesmente não estariam concentrados em seu papel e não se entenderiam.
Os atores interfeririam nas tarefas do pessoal dos bastidores, os músicos dariam palpites nos trabalhos  dos iluminadores e assim por diante.

Os três passos para se adquirir a 
Conscientização Rotária

Para que haja a integração e a harmonia, é preciso que todos estejam sintonizados com os objetivos do coletivo, nessa grande peça de teatro que é o Rotary. Isso é Conscientização Rotária. Para que ela exista, são necessários três passos:   

1) O primeiro passo é: “descobrir e reconhecer qual é o seu papel”.
 Para ser um rotariano consciente, você precisa primeiro identificar o seu papel dentro do clube, em seguida, verificar como é a sua atuação, e depois, saber como você está se sentindo como rotariano. Feche os olhos e faça a seguinte reflexão:

_Onde está você neste momento?

_O que está você fazendo aqui e agora?
_O que você está fazendo no seu clube de Rotary?
_Qual o seu papel dentro do seu clube?
_Como está você se sentindo como membro do Rotary International?
_Sabendo ser o tempo o seu bem mais precioso, você o gasta de forma proveitosa no Rotary?

2) O segundo passo é: “aprender as suas falas”. 
Tendo identificado e reconhecido o seu papel nesta   peça hipotética de teatro que é o Rotary, o próximo passo será decorar os diálogos e conhecer as falas dos outros personagens. 
Para adquirir a consciência rotária, é  preciso desenvolver o seu potencial, estudar, aprender, deixar que seus talentos naturais  evoluam, que as capacidades adquiridas se manifestem. 
Então você precisa conhecer os trabalhos e programas, as metas e sonhos de seu clube, sintonizar-se com os objetivos do Rotary International, do presidente de RI. Significa que você tem que estudar, participar de seminários, de treinamentos, capacitar-se e adquirir Informação Rotária. Leia o boletim de seu clube, a Carta Mensal do governador, a revista Brasil Rotário. Adquira as publicações disponíveis no RIBO, busque informações no site do Rotary, navegue na web, você verá que tudo o que diz respeito ao Rotary está escrito, está previsto, está didaticamente exposto, à nossa disposição.

3) Em terceiro lugar, “confiar e respeitar as escolhas dos outros”.
Neste segundo século de existência do Rotary, a preocupação maior é saber como anda o Quadro Social de seu clube ou distrito.  Estudos, pesquisas, seminários, programas pilotos, são lançados a toda hora para avaliar o presente e o futuro de nossa instituição. Relatórios e mais relatórios são elaborados.
Para se adquirir a consciência rotária é preciso que cada um seja vetor da integração e do bom relacionamento no clube. Para tanto, é bastante desenvolver a consciência que o Rotary é uma grande família, da qual você faz parte. 
Para viver de forma harmoniosa em qualquer coletividade, basta confiar e respeitar as escolhas dos outros.
Sabendo que todos os rotarianos também adquiriram conhecimentos e informações, a sugestão é aprender a observar os talentos de cada um, aproveitar esses talentos e capacidades para desempenhar o seu papel de forma competente. Isso lhe permitirá curtir com alegria o grupo, e adquirir a consciência de que você faz parte de um todo.
 Entenda que cada companheiro é único no mundo. Você pode querer dançar uma valsa e ele querer dançar um samba. Se alguém quiser ser de um jeito, pensar de um jeito diferente do seu, respeite-o. Você não é obrigado a amá-lo, mas é obrigado a tratá-lo como gostaria de ser tratado.  Você tem que entender a singularidade e a diversidade do ser humano e cultivar a integração, o companheirismo, o bom relacionamento, a amizade, porque senão, tudo vai por água abaixo. Aqui, no Rotary, é o lugar onde se adquire a mútua confiança, se consolidam amizades e relacionamentos, tudo em harmonia e alinhamento com os demais participantes. Deixe de se preocupar com os demais e redirecione suas energias e atenção para o desempenho de seu próprio papel. Respeite as escolhas dos outros.

Em resumo, são as seguintes os requisitos para a Conscientização Rotária que são também lições para uma vida harmoniosa em qualquer coletividade:
1.  Discernimento – descobrir qual é o seu papel;    descobrir qual é a dança que você quer dançar. Saber qual é o próximo passo;
2.  Singularidade do ser – aprender as suas falas; aprender os passos; desenvolver os talentos.
3.  Aceitação da diversidade individual: confiar e respeitar as escolhas dos outros; aprender a dançar sem pisar nos pés dos outros; saber dividir o espaço. 

IV – CONCLUSÃO

·      Conseqüências da Conscientização Rotária:

Ao adquirir a Conscientização Rotária, a consciência de que você é uno com o grupo, de que você é o Rotary, então o personagem deixa de ser o “eu”, indivíduo, e passa a ser o “EU SOU ROTARY”. 
Você terá superado a separação e a limitação, estará voltado para o que é melhor para o todo, procurando apenas servir ao grande projeto.
Você reconhecerá a singularidade e a diversidade de todos, estabelecerá contato com a sua divindade interior, com o seu Mestre Interior e descobrirá o líder que você é.
Nesse ponto o campo energético do coração está completamente aberto. A peça se torna mágica e você desfrutará da “magia de ser rotariano”.
Você então viverá naturalmente os objetivos maiores do ideal rotário: A BUSCA DA PAZ E DA COMPREENSÃO MUNDIAL, que será a sua  experiência e seu estilo de vida.

-x-x-x-x-

5 comentários:

Café Verde disse...

Obrigado pela mensagem, participo de uma instituição que a maioria desses homens usam em sua lapela o simbolo do Rotary Internacional,e você me presenteou com a essa matéria e saber que você foi aluno da pessoa que escreveu o meu guia de bolso preferido preciso ir a uma de suas palestras e ainda encontrar o nosso irmão em mais uma oração.

SUELY ARAUJO CAVALCANTI disse...

Querido Alberto :
Acabara de refletir , com imensa tristeza , para onde caminha nossa HUMANIDADE, atrelada a fundamentos separatistas e destrutivos, carente de uma compreensão de que nossas diferenças culturais, sem o devido respeito, jamais nos movimentará na sincronicidade que nos dá o sentimento de UNO > GRANDE SÍNTESE !!! E chega seu artigo " CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA " , cujos valores , objetivos e crença se fortalecem no compromisso de que perseverar em comunhão pela PAZ do MUNDO é preciso!!! Aterrisei ao terminar a leitura , reanimada pelo trajeto rotariano, que segue a partir de cada um e de onde se está. O meu sonho cósmico retornou ao seu lugar de UTOPIA , que por momentos se perdera enrolado nos tumultos que ainda perpassam as relações entre os povos. Uma recaída que seu FEIXE DE VARAS tocou-me e me colocou como antes, de pé !!! Parabéns pelo seu trabalho e dos irmãos rotarianos . Abrs . Su...

Roberto Flavio disse...

Amigo Alberto, aqui você abre com objetividade e sabedoria estudos e debates sobre um tema importante para o desenvolvimento do Rotariano. Essa consciência passa pelo profundo conhecimento do Rotary e da Região que acolhe o Clube e suas respectivas necessidades. O Rotary tem necessidade de ser conhecido e de marcar presença através de seus Rotary Clube e de ter base para financiar sua operação planetária e os diversos projetos de alcance mundial. Essa necessidade será atendida com um trabalho efetivo de Imagem Pública e captação de recursos para Fundação Rotária. A Região que acolhe tem todas as necessidades que devem ser conhecidas e atendidas por projetos. Vejo assim o fundamento da Conscientização Rotária. Muito obrigado.

Roberto Flavio disse...

Amigo Alberto
Apenas um complemento sobre Consciência Rotária.
http://www.youtube.com/watch?v=ipSc4p2pPAE

EUDES DE SOUZA LEÃO PINTO disse...

Caríssimo Alberto Bittencourt:
Esse seu Feixe de Varas, tratando sobre Conscientização, tem um valor cultural extraordinário, capaz de valorizar os Rotarianos, que o assimilem corretamente.
Pelo seu mérito intrínseco, cabe aos Companheiros do Distrito 4500, pensar em elegê-lo candidato à Presidente de Rotary International, para o qual já está devidamente preparado.
Receba o meu abraço solidário e feliz,

Eudes de Souza Leão Pinto.