ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SAUDAÇÃO AO GOVERNADOR EDUARDO MOTA E KÁTIA




SAUDAÇÃO AO GOVERNADOR 
EDUARDO MOTA E KÁTIA
Governador do Distrito 4500 no ano rotário 2014-15

A visita oficial do governador de distrito é, sem dúvida, um dos mais importantes acontecimentos do ano, na vida de um Rotary Club. É quando o governador toma conhecimento das atividades do clube, conhece os associados e aproveita para conhecer a comunidade local à qual o clube se dedica. É a oportunidade em que o governador dá o seu recado e transmite as mensagens e objetivos do presidente do Rotary.

Companheiro governador Eduardo Mota e Kátia. Como membro da sua equipe e na qualidade de Instrutor Distrital e presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, tenho o maior orgulho e satisfação em prestar-lhes esta singela homenagem.

Em 2004- 05, quando exerci o cargo de governador do Distrito 4500, por ocasião do centenário do Rotary, tive em Eduardo um dos mais eficientes e dedicados colaboradores. Não hesito em dizer que devo grande parte do sucesso de minha governadoria ao competente trabalho profissional desse companheiro. 

Empresário de sucesso, capitão de renomada indústria gráfica, líder classista, chefe de família exemplar, Eduardo foi encarregado de editar as minhas Cartas Mensais, o meu Guia Distrital, além de todas as outras publicações de meu ano de governador, sem falar do famoso Calendário do Centenário, obra memorável, de sua própria inspiração, que trazia os 365 dias de ações rotárias do Distrito 4500 naquele ano. 

Tudo Eduardo fazia, para servir ao Rotary, sem pensar no dinheiro, apesar de receber o pagamento muitas vezes com atraso. Tenho, portanto, uma eterna dívida de gratidão com o governador Eduardo Mota.

Eduardo e Kátia representam o pensamento, o sentimento e a vontade do presidente mundial do Rotary, Gary Huang e esposa Corinna. Trazem a mensagem, os objetivos, e o lema deste ano, “Faça o Rotary Brilhar”.

Qualquer organização que trocasse seus dirigentes todos os anos, certamente estaria fadada ao fracasso. Porém tal não ocorre com o Rotary, graças a dois conceitos modernos da administração organizacional: continuidade e sustentabilidade. 

Continuidade é uma palavra chave, usada no Rotary há algum tempo. Todos os rotarianos e líderes rotários são elos de uma corrente. O sucesso do todo não pode ser medido pela força isolada de qualquer elo. Já se disse que uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Por isso, as transições de um ano rotário para outro devem ser bem planejadas. Para garantir a continuidade dos serviços, os clubes devem ter seu planejamento estratégico com objetivos e metas traçados para os próximos três anos e a participação dos presidentes eleito e indicado. A continuidade nas prioridades estratégicas dos clubes certamente os levará a prestar 
serviços mais eficientes. 

Antes, eu ouvia dizer que o sucesso de um clube dependia do presidente. Dizia-se: quando o presidente é bom, o clube é bom, quando o presidente é fraco, o clube é fraco. Hoje eu tenho a firme convicção de que o sucesso de um clube não depende do presidente, mas sim dos rotarianos. O clube é o reflexo de seus associados. Rotarianos conscientes, devotados ao ideal de servir fazem um clube forte. Um clube nunca será forte se a maioria for desmotivada, desinteressada, acomodada, por melhores intenções que possa ter o presidente.

Um Rotary Club não pode ficar isolado entre quatro paredes. O isolamento é o atalho mais rápido para o fechamento definitivo. É papel do governador do distrito incentivar os Rotary Clubs a manter uma integração forte entre associados e familiares. Integração entre clubes, dos clubes com a equipe distrital, com o terceiro setor, com empresas públicas e privadas, com as pessoas nas comunidades. Quanto maior for a integração de um clube, maior será o brilho da chama do Rotary. 

A visibilidade é consequência da integração. Visibilidade para o público interno, nossos companheiros rotarianos. Visibilidade para o público externo, que nos observa, para que mostremos nossa imagem, nossa força. Visibilidade para o público alvo, beneficiário de nossas ações, para que eles saibam e entendam como somos, quais os nossos ideais e objetivos. Quanto maior for a visibilidade de um clube, maior será a sua força. 

E assim chego ao conceito do que é sustentabilidade.

Embora a continuidade seja uma palavra conhecida, sustentabilidade é algo do qual só ouvimos falar recentemente. 

A sustentabilidade, em sua essência, significa que o trabalho não terminará quando acabarem os recursos de nossos projetos. Na verdade, projetos sustentáveis exigirão um pouco mais de esforço e de recursos, mas a sustentabilidade é essencial para o sucesso.

Quando falamos de sustentabilidade no Rotary, não estamos falando somente em garantir
que nossos serviços durem; queremos garantir que o Rotary dure. E isso significa garantir que nossos clubes sejam sustentáveis, que eles permanecerão fortes depois de os termos deixado.

A vocês companheiros governador Eduardo e Kátia, que estão neste momento sendo os embaixadores maiores do Rotary neste Distrito 4500, os nossos cumprimentos pela brilhante gestão e por estarem levando avante e contagiando a todos com o lema “Faça o Rotary Brilhar”.

Muito obrigado governador, o Rotary Club do Recife-Boa Viagem se enaltece com sua visita. Nós, rotarianos, ficamos agradecidos e felizes por termos desfrutado de momentos tão agradáveis com vocês.

Que Deus os abençoe e continue protegendo-os nessa bela jornada.

Alberto Bittencourt



Nenhum comentário: