ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONSCIÊNCIA COLETIVA


CONSCIÊNCIA COLETIVA

Alberto Bittencourt 

 

 


CONSCIÊNCIA COLETIVA

Alberto Bittencourt

 

 

A ciência moderna já apresentou provas materiais de sua existência.
Há milênios, os filósofos espiritualistas afirmam que todas as consciências humanas, animais e vegetais estão ligadas umas às outras e que a Terra tem sua própria consciência.

É a Mãe Terra para uns, Gaia ou  para outros. 

O conceito da existência de uma esfera de consciência sobre a Terra foi retomado por Teilhard Chardin que a chamou de noosfera. Os grandes pensadores a chamam de Consciência Coletiva, os espiritualistas de egrégora, os sociólogos de sinergia, os militares de espírito de corpo, os políticos de corporativismo, os meditantes de grupos de coerência.

Os pesquisadores descobriram que a energia, ou a emoção de um grupo é sempre maior que a soma das energias ou emoções de seus componentes, tomados individualmente

 Nós que fazemos parte dessa grande família que é o Rotary e que nos reunimos para estudos e troca de informações, seja de forma presencial, pela internet, ou mesmo híbrida, temos a consciência de que grupos ou listas têm um efeito exponencial na irradiação de emoções. 

A Consciência Coletiva se manifesta através das milhares de mensagens que, trocadas entre seus integrantes, têm a responsabilidade de, onde quer que estejam, serem polos de irradiação dos princípios de convivência, dos ideais de paz, de solidariedade e de amor ao próximo.

Irmã da coerência, a Ética é antes de tudo a capacidade de protegermos a dignidade da vida coletiva. Inclui regras que tornam possível a convivência harmônica. Essas regras de convivência harmônica, em última instância são regras de comportamento, de estar junto, que nos obrigam a afastar qualquer forma de arrogância. 

Há pessoas que se apequenam na vida com o preconceito, com a arrogância, com a intolerância. Gente arrogante é gente que se considera acima dos outros. Gente arrogante acha que já sabe tudo.  Gente arrogante é gente que se acha a única dona da verdade. Em todos os casos, o moderador é o guardião das regras, princípios e objetivos que nortearam a formação do grupo. Ele tem prerrogativas para incluir e remover membros. Deve ter criatividade para propor novos caminhos, bom senso para intervir quando necessário. 

O fato de sermos compreensivos respeitosos e tolerantes não nos impede de adotar medidas firmes quando necessário. Nessas circunstâncias, deve-se pensar que não se trata de sacrificar ninguém, mas de proteger todo um coletivo da ação perniciosa do negativismo. È uma questão de responsabilidade e bom senso.

Em qualquer grupo ou fórum de discussão, o papel do moderador é de não apenas moderar, mas também de estimular. Moderar quando há exacerbação das paixões, excessos a conter. Estimular quando o desânimo, o desinteresse toma conta do grupo.

Afinal, a quantidade é importante, mas a qualidade é fundamental. 

 







 


2 comentários:

Ronaldo carneiro disse...

Como sempre Alberto divulga um texto q leva a reflexões. Grato

Anônimo disse...

Muito obrigado amigo de Rotary e de Academia

Ficarei com a sua última frase “Afinal, a quantidade é importante, mas a qualidade é fundamental.”