ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NABIH, O ALFAIATE




O ALFAIATE
'De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate.
Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas.
Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho'
George Bernard Shaw.





NABIH, O ALFAIATE
Alberto Bittencourt - set 2009



Conheci Nabih e a esposa Sania, no Instituto Rotary Brasil de Gramado, RS. O encontro se deu no jantar do presidente de RI, John Kenny, na noite do sábado, dia 05de setembro de 2009.
Entrei sozinho, no grande salão, pois Helena, acometida de ligeira indisposição, ficara repousando no quarto do hotel. Deparei-me logo com Eudes de Souza Leão Pinto, rotariano exemplar de meu distrito, junto a esse extraordinário casal, para mim ainda desconhecido.
Feitas as apresentações, convidaram-me a tomar assento à mesa.

Tratavam-se de Nabih Abou El Hosn, brasileiro naturalizado e esposa Sania. Assim que os conheci, passei a admirá-los. Moram em Belém do Pará, Distrito 4720. Ele foi governador do Rotary, no período de 1991-92. Pelo entusiasmo, antevi ser um grande líder.

Libanês de nascimento, em 1947, aos 16 anos de idade resolveu deixar a terra natal, a família e tentar a vida, sozinho, na América. Largou tudo para trás e tomou um navio com destino a Belém do Pará, onde viviam alguns parentes e amigos da família. O navio veio fazendo escalas em cinco portos para, finalmente, dois meses depois, chegar à terra prometida.

Enquanto sorvíamos um bom vinho, ao som da orquestra que nessa altura tocava músicas suaves, Nabih ia contando passagens de sua vida. Falou que está terminando de escrever um livro de memórias. Pretende lançar no início do próximo ano, no Brasil, Inglaterra, Portugal, França e Líbano, já tendo feito ele mesmo, as versões para os idiomas de cada país. 

É uma verdadeira epopéia, a história desse libanês. Um exemplo de vida, uma memória digna de ser perenizada, tornada imortal, para ser venerada pelos trinetos dos seus trinetos, nos próximos séculos, como ele mesmo observou.

Nabih chegou à Belém já dominando o ofício de alfaiate. Naquele tempo, disse ele, era costume se ensinar um ofício aos jovens. Com a ajuda dos parentes, começou logo a trabalhar. Certo dia acompanhou, por acaso, um tio numa visita ao interventor federal no estado do Pará, coronel José Faustino dos Santos e Silva, ainda no ano de 1947. Vendo-o tão jovem, o interventor lançou-lhe um desafio: 
Seria você capaz de fazer-me uma roupa com este tecido do mais puro linho irlandês?
Nabih não titubeou, fez que sim. O interventor agradou-se do trabalho do jovem, ficou freguês.
A notícia se espalhou. Nabih, ficou famoso. Tornou-se o mais procurado alfaiate de Belém.

Apesar da pouca idade o sucesso não lhe subiu à cabeça. Trabalhou duro. Logo, tinha sua própria alfaiataria. Daí, pulou para uma indústria de confecções. Hoje comanda um importante grupo empresarial e industrial, na construção de residências para vivos e mortos no qual trabalha toda a família.

Nabih amargou 18 anos de viuvez do primeiro casamento, no qual fora muito feliz, até encontrar Sania, no Líbano. Como o marido, a jovem senhorinha aqui chegou sem falar uma palavra de português, sem nada conhecer dos nossos costumes, inexperiente e tímida. Ao vê-la hoje, desembaraçada e falante, ninguém imagina como podem ter sido seus primeiros anos no Brasil.
 
Nabih ama o Brasil e o Rotary. É um rotariano exemplar. São suas as seguintes palavras:
Como governador do Rotary, Distrito 4720 do ano 1991-92, tive o privilegio de fundar Rotary Clubs no distrito 2450 em 1997 no Líbano, minha terra natal. Esse distrito integra 6 países do Oriente Médio. Anualmente o visito para promover informação rotária e trocar idéias sobre a nossa instituição.
Como a convenção anual do Rotary acontece no mês de junho, já programo no roteiro passar pelo Líbano, se a convenção é na Europa. Quando é nos Estados Unidos, participamos de outro evento no dia 04 de julho, que é a Convenção Anual da família Abou El Hosn.
A convenção de Birmingham foi a minha 18ª participação em convenções anuais do Rotary.


O país trouxe para Nabih e Sania a realização dos sonhos. Foi do trabalho suado desses emigrantes, com honestidade e seriedade que o Brasil progrediu, cresceu e se desenvolveu. Eles constituem um exemplo para todos nós.
Quisera que nossos políticos tivessem essa mesma empreendedora visão. Que deixassem de lado apenas o interesse pessoal e imediatista, que pensassem mais nos tempos das gerações futuras, no Brasil de amanhã.
Que este país deixe de ser apenas um sonho, o país do futuro. Que chegue o presente, com menos miséria, menos violência, mais justiça social.
Obrigado queridos amigos imigrantes.
Obrigado, Nabih e Sania.
Que Deus os proteja.


Nenhum comentário: