ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A LIÇÃO DE HALLAGE


A LICÃO DE HALLAGE
Alberto Bittencourt - setembro 2009


Antonio Hallage, diretor de Rotary 2009-2011




O Diretor Convocador do XXXII Instituto Rotary Brasil de Gramado, Antônio Hallage, ao encerrar o Seminário de Desenvolvimento do Quadro Social, na tarde do dia 03 de setembro de 2009, teceu brilhante e inspirador comentário.

Disse o diretor de RI que, a primeira coisa que os rotarianos devem fazer com o novo sócio, recém tomado posse, é apresentá-lo aos projetos e realizações do clube. 

Levar o novo sócio para conhecer os trabalhos efetivos do clube, deve ser o primeiro passo, disse. Tal deve acontecer antes mesmo da tão necessária Instrução Rotária. Esta é fundamental, mas pode ser feita depois, há tempo para isso. Há muitos companheiros para cuidarem da Instrução Rotária, esclareceu. É imperioso demonstrar logo de início, ao novo sócio, que o Rotary não é só teoria, que a filosofia do Rotary, não é constituída apenas de palavras. 

Tal foi a grande lição do diretor Hallage. 

Rotarianos devem levar o novo sócio, antes de tudo, para conhecer de perto as instituições apoiadas pelo clube. Falar com as crianças, idosos, deficientes, enfermos, beneficiários dos projetos, pode ser o grande fator de motivação, para que o novo sócio acredite na força do Rotary. Sentir na pele o drama da miséria, o sofrimento dos desprovidos, as carências, o desconsolo, o abandono, a desesperança, é essencial.

A parte teórica, a informação, os ensinamentos, a Instrução Rotária, podem vir depois, no devido momento. Há bastante tempo para que os líderes transmitam ao novo rotariano os conhecimentos que serão o alicerce, a base de seu futuro em Rotary.

É conhecendo primeiro o lado operacional do clube, vendo, vivendo e aprendendo, que o novo sócio vai adquirir motivação para permanecer, se tornar atuante, produtivo, militante, um ativista social, disponível, engajado e comprometido com o trabalho.

Parabéns, portanto, ao diretor Hallage, por suas inspiradoras palavras. 

Que uma Comissão de Rotarianos do Clube se encarregue de fazer, junto do novo sócio, a programação das visitas às áreas de atuação do clube. 

Que o novo sócio veja de perto o que se passa nas creches, orfanatos, escolas, centros de recuperação de drogados, de deficientes, hospitais, favelas, palafitas. 

Que o novo sócio conheça os clubes de jovens, os NRDCs, tudo o que se faz, pois somente vendo, vivendo e aprendendo, é que ele se transformará num verdadeiro rotariano.

Com freqüência nos deparamos com novos companheiros que tomam posse mas restam apáticos, insensíveis, indiferentes, desmotivados. Esses terminam por desistir. 

E por desconhecerem o que o Rotary faz, saem falando mal: que o Rotary só é bom na teoria; que não passa do discurso á prática; que o rotariano gosta mesmo é de palavras bonitas, mas de ação que é bom, não tem notícia.

Para não deixar que o novo sócio seja contaminado por idéias negativas, é preciso levá-lo a conhecer, efetivamente, todos os projetos e ações do clube.

Mas, podeis dizer: _Meu clube não tem projetos aonde eu possa levar o novo companheiro!

_ “Ora, direis, ouvir estrelas!” Sempre existe alguém que conhece algum trabalho, em algum lugar, que mereça ser mostrado. Se o novo companheiro se engajar em algum projeto, dentro dos princípios e ideais rotários, se duas ou mais pessoas aderirem, então aquele será um projeto do clube.

Torne essas visitas obrigatórias, condição sine qua nom, para que o novo sócio seja efetivado como rotariano.

Estenda o convite aos rotarianos antigos, que andam afastados. É preciso, às vezes, sacudir um pouco um companheiro para tirá-lo da apatia, da inércia, da acomodação.

Só assim, teremos um quadro social atuante, mobilizado para a grande mudança. É fazendo antes a transformação interior, para que, vendo, vivendo e aprendendo, possa o Rotary, afinal, ocupar o lugar que merece no coração de cada rotariano.


x-x-x-x-x-x

Nenhum comentário: