ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quinta-feira, 19 de março de 2009

ASSOCIATION ENFANTS DU BRÉSIL


Carta à presidente da Association Enfants du Brésil,
Neuchâtel, Suíça


Querida amiga Monique Joly

Espero que estejam todos bem.
Estou aqui em companhia de nossa querida irmã Anatília de Souza Viana, presidente do CRVV – Centro de Revitalização e Valorização da Vida. Ela veio novamente agradecer, em nome das crianças, a imensa ajuda que você e os amigos benfeitores da Suíça, têm prestado. Desde o início e sem interrupção, a AEB- Association Enfants du Brésil, tem dado inteiro e total apoio ao Projeto Criança Urgente, o PROCRIU, que atende às crianças em situação de risco da favela do Bode, no bairro do Pina, Recife.
Com os 45 mil reais que você recentemente enviou, apurados na festa de quinze anos da AEB, compramos a segunda casa, vizinha da primeira. Pudemos assim, aumentar de 100 para 150 o número de crianças.
Esse foi mais um presente da Association Enfants Du Brésil. Somando-se aos 60 mil da primeira casa, aos 15 mil do terreno dos fundos, onde funciona a quadra de jogos, e ao tanto que foi enviado para salários, alugueis, despesas e donativos diversos, ao longo dos seis anos de existência da instituição, dá para se ter idéia do quanto de bem tem sido feito pela AEB.
As crianças atualmente recebem aulas de informática, música instrumental, teoria musical, coral, capoeira, artes, danças culturais, além de, é claro, reciclagem e reforço escolar. Na quadra, ainda por concluir, praticam atividades esportivas e de recreação. A sala de informática, conta atualmente com 10 (dez) computadores.
Uma assistente social dá apoio às famílias. Sob a supervisão incansável das irmãs Anatília e Zena, e de instrutores capacitados, ainda são realizados passeios, com visitas a parques, museus, centros culturais e de entretenimento.
Tudo isso graças a você, Monique, e ao seu infinito amor.
A respeito das três irmãzinhas, pelas quais você sempre pergunta e se preocupa, Marcela, 12, Carolina, 11 e Micaela, 9, as notícias não são animadoras. O pai, que estava internado, com câncer, faleceu. A mãe vive pelos cantos, embriagada, drogada, não tem condições, paradeiro, nem interesse pelas filhas. Um homem que se diz padrasto já tentou até estuprar uma delas. As pequeninas estão atualmente com uma tia, num barraco paupérrimo, precisando de apoio e ajuda.
Você acha viável conseguir alguém que as apadrinhe, para que elas não sejam jogadas na rua? É triste, mas sabemos que o destino dessas crianças, quando largadas na favela é a prostituição, mesmo que ainda impúberes
Jamais esqueceremos da história de Mariane (nome fictício). Aos 9 anos de idade, foi apresentada às irmãs como prostituta mirim.
_Como é possível, perguntou você, uma menininha tão pequena?
_Elas recebem 1 real para se prostituirem, responderam as irmãs.
_Que tipo de homem é capaz de tal barbaridade?
_Há de todo tipo na favela, inclusive matadores, estupradores, disseram as irmãs.
Estarrecida, você quis apadrinhar a pequena Mariane. Mandava mensalmente uma quantia para que as irmãs cuidassem dela, pagassem uma escola particular e um plano de saúde. Deu dinheiro para roupas, material escolar e outros itens de necessidade. Mariane passou a residir com as irmãs. Viva e inteligente, aprendeu a ler, escrever, interpretar textos em apenas seis meses. Ficou convencida, esnobava e desfazia das colegas. Dizia que tinha uma madrinha que lhe mandava dinheiro, que ia embora para a Suíça e coisa e tal.
A ajuda acabou quando o pai de Mariane, viciado e ex presidiário, invadiu o CRVV de revólver em punho. Queria o dinheiro enviado para a filha, que ele iria administrar. Passou a ameaçar as irmãs. Daí pra frente, o programa de ajuda à Mariane teve que terminar. Hoje, decorridos mais de três anos, Mariane voltou para as ruas. Vive por aí, nas esquinas. Não estuda, não trabalha, a família desestruturada.
Mas você, Monique Joly, não desiste, segue fazendo o bem. Anjo protetor de nossas crianças, sonha sempre com a viagem anual ao Brasil.
Obrigado, Monique Joly.
Nos seus quinze anos, que a Association Enfants Du Brésil seja cada vez mais forte. Que Deus a proteja e a todos os que fazem a AEB e seus benfeitores.
Merci beaucoup. Au revoir.

Alberto Bittencourt

Um comentário:

pela estrada afora disse...

Alberto
Nao conhecia essa instituicao... Que bom que tem ajudado voces a cuidar dessas criancas, dentro do que e possivel ajudar.
Ha tanto a fazer... Parabens pelo que voce tem realizado.