ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FELIX CHRISTINGER LANÇA DESAFIO


Acabo de voltar de uma reunião com Felix Christinger. É um velho amigo de Zurique, Suíça, que há precisos 14 anos vem ao Brasil, sempre no mês de fevereiro.
A princípio ele costumava vir para o carnaval, mas com o correr dos anos, a multidão, a violência passaram a assustá-lo. Em geral permanece aqui por três semanas e regressa antes do período carnavalesco.

Felix é um grande benfeitor das crianças brasileiras, mais precisamente do Lar de Cáritas. Ele pertence ao Kiwanis Club de Zürich – Höngg.
O Kiwanis International é uma organização mundial de voluntários semelhante ao Rotary e Lions. Compreende aproximadamente 8000 clubes em 96 países e mais de 260.000 membros. Tem como ênfase melhorar a vida das crianças e dos jovens e desenvolver programas de liderança juvenil.

A história de como conheci Felix Christinger é interessante.
Aconteceu no carnaval de 1997. Na ocasião eu exercia o cargo de presidente do Rotary Club do Recife – Boa Viagem. Susan Clarke, minha auxiliar inglesa na elaboração de projetos da Fundação Rotária, bolou um folheto intitulado - Let's take a look behind the mask – Vamos dar uma olhada por trás da máscara. O texto, ilustrado por fotos, conclamava os turistas estrangeiros a dar uma olhada na outra realidade, escondida por trás da máscara da folia, da alegria, do carnaval. Descrevia as necessidades das crianças do Lar de Cáritas e terminava com um pedido de ajuda. Os jovens do Rotaract e Interact Clubs, então muito atuantes, chefiados pelas companheiras Vânia e Ednice, se encarregaram de distribuí-los pelos principais hotéis e pousadas de Boa Viagem.
Felix estava hospedado no hotel Canarius em Boa Viagem e recebeu um desses folhetos. Após o carnaval, quando retornei ao meu escritório, encontrei o bilhete de Félix, escrito em alemão e à mão. Como não entendi e o Felix já havia regressado para a Europa, esqueci o assunto. Um ano depois, de volta ao Brasil, Felix tornou a me procurar. O encontro foi produtivo. Levei-o ao Lar de Cáritas e ele começou a ajudar a creche com o dinheiro que conseguia arrecadar junto aos companheiros de seu clube de serviços.

A contribuição de Felix é muito importante, não apenas em dinheiro, mas também em trabalho e dedicação. Ele realmente ama nossas crianças. Já trocou duas vezes a Kombi doada pelo Rotary por outras mais novas, ajudou na reconstrução das salas de aulas, além de outros benefícios.
Este ano ele doou um computador novo, marca HP, o melhor e mais completo, que pode encontrar. Ainda pagou a reforma dos jardins e colocou novos adesivos na Kombi.
Felix sempre tira muitas fotos, para manter o interesse e a ajuda de seus companheiros de clube. Ele diz que precisa de um tema: troca da van, reforma dos jardins, ampliação das salas de aulas, assim ele vai conseguindo os recursos necessários, a cada ano.

Como bom suíço que é, Felix reclama muito da bagunça e desorganização do Brasil. Também reclamou do Lar de Cáritas dizendo que os WCs das crianças têm cerâmicas quebradas, que os jardins estão ruins, que o grande salão do galpão está servindo de depósito, que o gabinete odontológico está sem dentista e por aí vai. Vindo de um país em que tudo é muito certinho explica-se o temperamento impaciente do Felix. Para culminar, enquanto fazia compras num supermercado teve a bolsa furtada. Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém diz nada, segundo Felix.

Este ano, Felix conheceu o Espaço da Criança, cuja razão social é ARH - Associação Para Restauração Do Homem, creche dirigida pela companheira Núbia Mesquita, rotariana do Boa Viagem,
Recebido pela presidente, Felix visitou e tirou fotos das instalações e das crianças. Espantou-se ante a grande quantidade de lixo acumulado na rua dos fundos pelos moradores e donos de bares visinhos. Conheceu o terreno de propriedade da ARH onde serão construidas as futuras instalações, pois a creche funciona atualmente em prédio alugado.
Felix ficou impressionado com o trabalho desenvolvido no Espaço da Criança.
Antes de partir, lançou o desafio: enviem-me desenhos feitos pelas crianças, sob temas como paz, amor, fraternidade. Mandaremos transformar em cartões postais para venda na Suíça e no Brasil, com renda destinada às creches.
Obrigado, Felix. Que Deus o proteja. Até o ano que vem.

Um comentário:

Girley Brazileiro disse...

Alberto,
Gostei muito do relato e, sobretudo, da atenção que esse suiço dá aos nossos necessitados. Vou procurar desenhos infantis e lhe entregar.
Gostei do seu Blog. Alimente-o.
Saudações rotárais,
Girley Brazileiro