ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

AS LIÇÕES DO CAMALEÃO

Fonte:  Escola Americana do Recife. 

Curso de francês. Professora Dominique Jacob

Adaptação de Alberto Bittencourt 


Tivesse eu um conselho a dar, diria: 

— Abra seu coração e siga os ensinamentos do camaleão. 

Afinal, quem é esse Camaleão? 

Observe e tire suas conclusões. 


LIÇÃO 1:  

Quando o camaleão segue numa determinada direção, ele jamais gira a cabeça para trás.  

Então: Tenha um objetivo bem definido na vida e, por nada neste mundo desvie-se de sua rota. 

LIÇÃO 2 : 

Mas, o que faz o camaleão? 

Ele não gira a cabeça para trás. São seus olhos que se movimentam. Os olhos do camaleão podem ser independentes um do outro ou não, ter movimentos independentes ou sincronizados. 

Cada olho, de forma independente, olha para a frente, olha para trás, olha para cima, olha para baixo, olha para os lados.  

Então : Evite improvisar. Toda improvisação termina mal. Prepare-se. Recolha o máximo de informações possíveis.  Você não é o único ser vivente sobre a Terra.  Existe todo um sistema ambiental no entorno de sua pessoa. 

LIÇÃO 3:  

Quando o camaleão chega num local, atinge um determinado objetivo, ele assume as cores desse local. Ele não faz isso por hipocrisia. É antes por uma questão de adaptação ao novo meio ambiente, uma maneira de desenvolver a tolerância e o saber viver. Chama-se mimetismo. Brigar com os outros não leva a lugar nenhum. Nada se constrói na hostilidade.  As brigas só desconstroem. 

Então: Desenvolver a empatia, a mútua compreensão é uma questão de sabedoria. Aja com diplomacia e tente compreender as razões do outro. Coloque-se no lugar do outro. Entenda o ponto de vista do outro. Se você existe, admita que o outro também existe.  

LIÇÃO 4: 

O que faz o camaleão para se deslocar? Primeiro ele levanta uma patinha. Depois a outra. A seguir balança o corpo para saber se os dois pés estão bem assentados. Depois ele repete o procedimento com os dois outros pés: balança, levanta...

Então: isso significa ter prudência antes de avançar. 

Além disso, a cauda do camaleão funciona como uma arma eficaz. Ela tem a faculdade de derrubar e  pegar presas.  O camaleão  não se desloca sem os devidos cuidados.  Se a frente parece ameaçadora, ele se levanta sobre os quatro pés. não se desloca sem uma cuidadosa verificação do ambiente à sua volta. Significa investigar a retaguarda para não ser pego de surpresa.   Jamais seja imprudente!

LIÇÃO 5: 

E o que faz o camaleão antes de  atacar uma presa? Ele não se precipita.  Ele estira a língua, que pode chegar ao comprimento de 1 metro. . É a língua que vai buscar a presa. É uma forma de proteção, pois não é o tamanho da presa que vai determinar se ela é ou não  mortalmente perigosa. Ele lança a língua à frente, envolve a presa, imobiliza-a e a arrasta para a boca. No caso de haver qualquer perigo, há sempre o recurso de rejeitar a presa, recolher a língua e evitar o mal.  

Então: aja sempre em todas as suas ações com diplomacia. Ou seja, com equilíbrio. Isso significa ter, ritmo, ponderação  e equilíbrio. E sobretudo, paciência. 


CONCLUSÃO: Se você quer construir uma obra durável, seja paciente, seja prudente, seja bom, seja  alerta, seja humano.  

Manifeste ternura no olhar, bondade na voz e amor no coração. 

Jamais aja com agressividade.  

Seja manso e humilde, como foi Jesus Cristo. 

Use os recursos do camaleão: mimetismo,  disfarce, dissimulação, e camuflagem.

Nenhum comentário: