ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

domingo, 23 de maio de 2021

BRASIL - CELEIRO DO MUNDO

 BRASIL - CELEIRO DO MUNDO

Alberto Bittencourt - 23 de maio de 2021







                                              Alysson Paolinelli - ex Ministro da Agricultura. 


Há um ponto fundamental, que, é, ao meu ver, a principal alavanca para o desenvolvimento sustentável do Brasil: o agronegócio.

É certo que o crescimento  desse setor depende das obras de infraestrutura, mas, no ano de 2020, em plena pandemia e quarentenas, o crescimento do agrobusiness brasileiro foi de extraordinários 24,31% em relação ao ano anterior.

A responsabilidade por essa revolução verde, foi a modernização da Embrapa, que, através do estudo e pesquisa da composição química do solo, transformou o bioma do cerrado numa das maiores áreas agrícolas do mundo.  Em quarenta anos o Brasil passou a ser um dos maiores exportadores mundiais de alimentos, com a preservação de mais de 60% suas florestas naturais, o quê, por si só, é um feito notável e único no mundo.

A agricultura sustentável representa a integração lavoura - pecuária - floresta, de modo racional e conservando o meio ambiente.

Um professor meu dos bancos escolares, no CMRJ, já dizia o seguinte,  no final dos anos cinquenta: 

O Brasil é o país que tem a maior extensão contínua, de terras agricultáveis do planeta. Aliado à abundância de água doce, o destino de nossa pátria é ser o celeiro do mundo.  

O tempo provou o acerto dessa prospectiva.


Nesse cenário, despontou um jovem, de 35 a 40 anos de idade, ministro da agricultura do governo Geisel de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979, e três vezes secretário da agricultura de Minas Gerais: Alysson Paulinelli.

É ele o responsável por tudo isso, pela modernização da Embrapa. Não é à toa que mais de cem organizações internacionais, e vinte e quatro países estão propondo o nome de Alysson Paulinelli para Prêmio Nobel da Paz em 2021.

Ele quebrou o paradigma de que a agricultura só se desenvolvia no hemisfério norte, em países de zonas temperadas. Mostrou que nos países tropicais, a produção agrícola pode ser mais eficaz, por ser contínua, sem a sazonalidade das safras, produzindo o ano todo.


OBS:

Clique no link abaixo e veja a matéria da revista Exame sobre a indicação de Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz

https://exame.com/economia/indicado-ao-nobel-da-paz-alysson-paolinelli-estara-no-superagro-2021/


Nenhum comentário: