ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal
ALBERTO BITTENCOURT - Palestrante, conferencista, motivador, consultor, escritor, biógrafo pessoal

terça-feira, 8 de setembro de 2020

LUÍS VICENTE GIAY

 



LUIS VICENTE GIAY

 Por Alberto Bittencourt - em 12 set 2020


 



 

A Família Rotária mundial chora a morte do grande líder.

Luís Vicente Giay faleceu no sábado, dia 29 de agosto de 2020, na cidade de Buenos Aires, aos 82 anos de idade, completados dia 04 de agosto. Contador Público Nacional, ingressou no Rotary Club de Arrecifes, sua cidade natal, aos 22 anos de idade, mantendo-se como associado ao longo de 60 anos. Foi Presidente do clube no período 1971-72, Governador do Distrito 4880 em 1974-75, Diretor do Rotary International entre 1987 e 1989 e Presidente do Rotary International no período 1996-97, tendo sido até o momento,  o único argentino a chegar a esse honroso cargo.  Entre as funções exercidas foi diretor-tesoureiro do Rotary International em 1989, curador da Fundação Rotária de 1990 a 1993.

 

Seu lema presidencial era "Construir o futuro com ação e visão".

Presidiu a Fundação Rotária por dois períodos: 2001-02 e 2006-07. Durante seu mandato na Fundação Rotária, assinou o acordo com a Fundação Bill e Melinda Gates para erradicar a poliomielite em todo o mundo.

 

Como presidente do Rotary International, Giay foi recebido por personalidades e líderes mundiais, incluindo o Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Nelson Mandela.  Ele visitou grande parte dos países onde o Rotary tem clubes. Como representante das Nações Unidas, atuou como mediador em Chipre entre rotarianos da Grécia e Turquia.

Resumindo sua experiência como presidente, disse que, para ele o mais importante foi ver os rotarianos trabalhando ao redor do mundo.

 

Atualmente, ele estava no Conselho de Ex-Presidentes Internacionais do Rotary, no Comitê de Extensão Rotária de Cuba e Antártica, e foi presidente do comitê "Áreas de Revisão de Interesse" da Fundação Rotária.

 

Giay era casado com Celia Elena Cruz de Giay, professora, escritora, compositora, jornalista e rotariana que serviu ao Rotary como Governadora Distrital em 2005-06 e como Diretora do Rotary International em 2013-15. O líder do Rotary deixou quatro filhos e sete netos. Todos os membros de sua família são Colaboradores Paul Harris  da Fundação Rotária.

 

São palavras do grande líder do Rotary:

 

  • A diferença entre o político e o rotariano é que o político torna privados fundos que são públicos, enquanto o rotariano torna públicos fundos que são privados.
  • Eu os estimulo a cuidar do Rotary pelo que é, uma pedra preciosa real, uma joia. Para que todos cuidem dele, apoiando-o, divulgando-o, fazendo-o crescer e fazendo-o melhorar a cada dia". Esta foi uma de suas frases favoritas.

 

Como presidente do Rotary International, ele deu ênfase  à Família Rotária; estruturou os programas do Rotary Pró Juventude, na época chamado Novas Gerações; priorizou a transparência e o compartilhamento dos ideais e programas Rotários.

 

Sobre a juventude, assim falou Giay:

  • Que nossas ações sejam voltadas para as personalidades em formação, para os caracteres a serem amalgamados.
  • Para tanto, torna-se necessário trabalhar junto com as Novas Gerações, escutá-las, compreendê-las, apoiá-las, educá-las, com vistas à construção de um mundo melhor e mais humano para todos.
  • É nossa missão capacitar os jovens a defender os valores de Paz e Compreensão como essenciais para uma vida plena e útil.

 

Com o Plano Visão do Futuro,". Giay reestruturou os programas de Subsídios da Fundação Rotária. Para divulga-lo percorreu continentes, realizou palestras e seminários, conscientizou rotarianos mundo afora.

 

Suas palestras eram sempre requisitadas, inovadoras, motivadoras.

O grande líder Giay deixa uma obra inolvidável, uma chama que jamais se apagará. Sem dúvida, ele soube elevar o nome do Rotary aos píncaros da gloria.

Sentiremos muito sua  falta. Que Deus o acolha em suas moradas,  conforte e proteja a esposa Célia, filhos e familiares.

Muito obrigado, Giay. A Família Rotária jamais o esquecerá.

 

HOMENAGEM DO DISTRITO 4500

 

 

Numa iniciativa do diretor Mário de Oliveira Antonino, com o apoio do governador do Distrito 4500, Emídio Vasco Leitão da Cunha, os Rotary Clubs do Recife - Largo da Paz e do Recife - Casa Amarela, uniram-se numa homenagem póstuma à memória de Luís Vicente Giay.

O celebrante, pároco Fábio da Paz Queiros, oficiou no dia 03 de setembro, às 19h30 na Igreja Matriz de Casa Forte, em Recife, PE, Missa de Sétimo Dia pela alma de nosso grande líder.

Na ocasião, Mário Antonino fez a leitura da mensagem enviada por Célia Giay para todos os rotarianos, a seguir transcrita:

 

 

 

MENSAGEM DA CELIA GIAY

 

Em 29 de agosto de 2020.




 

Escrevo estas linhas com o coração desamparado pela perda de Luis, o grande ser humano com quem compartilhei 56 anos de minha vida e que foi meu amor, meu professor, meu amigo, meu conselheiro e o pai exemplar de nossos quatro filhos maravilhosos.

 

E faço isso para agradecer a todos aqueles que compartilham suas mensagens e palavras de conforto. Quero dizer o quanto lamento que as circunstâncias em que vivemos não me tenham permitido dar a Luis o abraço sem fim que eu gostaria, neste momento de triste despedida.

 

Revejo a nossa vida e só a gratidão surge na minha alma, pelo privilégio de ter partilhado a vida com um homem excepcional, pelos seus valores, pela sua conduta e pelo seu coração generoso. Um homem que mais do que honrou a vida e deu ao Rotary 61 anos de vida para servir ao próximo.

 

Sei com certeza que o Luís viverá para sempre em mim, nos nossos filhos, noras e netos, e que desde onde estiver cuidará de todos nós. Ele transcendeu na paz e no amor ao lado de Deus, e seu espírito nos acompanha e nos fortalece.

 

Partilho as suas palavras na homenagem que lhe foi feita em vida durante o nosso último Zone Institute, em outubro de 2019, e que reflete a qualidade de ser humano que o Luís foi, está e estará na memória e no coração de quem teve o privilégio de conhecê-lo e desfrutar de sua amizade.

 

Caro Luis, meu amor ... descanse em paz.

 

Celia



Um comentário:

HIPÓLITO S. FERREIRA comentou em 11 set 2020 disse...

Parabéns Alberto,
Com inteligência relembra o grande líder e valoriza , com seu reconhecimento, a liderança de um grande rotariano.
Abs
Hipólito S Ferreira