CONSELHOS AO GOVERNADOR ASSISTENTE.
Alberto Bittencourt - fev 2016
O Governador Assistente é a Chave Mestra da administração do Distrito. Existem outras chaves, mas a Chave Mestra é a que abre todas as portas. |
Estimado companheiro,
Inicialmente, receba meus mais efusivos parabéns por ter sido escolhido Governador Assistente.
O governador eleito anteviu em sua pessoa um grande líder Rotário, com potencial para ser em pouco tempo Governador do Distrito.
Deixo aqui os votos do maior sucesso, meus e da Helena.
Aproveito para fazer algumas considerações:
1) Considero muito importante seu comparecimento, aos Seminários de Treinamento Distritais, GATS, PETS, Equipe Distrital e Assembleia Distrital. A sua participação no GATS- Seminário de Treinamento de Governadores Assistentes - é obrigatória. Você não pode faltar.
2) Participar do PETS- Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos, é também muito importante, pois ela vai lhe propiciar uma visão mais ampla do que é o Rotary, dos conceitos de liderança e das metas e objetivos dos clubes, do distrito e do Rotary. Você verá que os programas da Fundação Rotaria, do Desenvolvimento do QA, da Imagem Pública, precisam ser constantemente enfatizados.
O rotariano deve se lembrar sempre da FR que vai completar 100 anos em 2017. Os programas do Seguro Solidário e Empresa Cidadã têm que ser estimulados constantemente. Muitos companheiros acham que não precisam contribuir para a FR, uma vez que já pagam as mensalidades, às vezes elevadas. Se é assim, é o momento de sentar e rediscutir custos.
É fundamental buscar ideias novas.
A prestação de serviços voluntários, requer três coisas principais:
A prestação de serviços voluntários, requer três coisas principais:
Tempo, trabalho e dinheiro.
A realização de qualquer projeto demanda esses três itens:
tempo, trabalho e dinheiro.
Todo mundo tem vergonha de pedir e ninguém quer meter a mão no bolso. No PETS é a oportunidade de se discutir tudo isso.
3) Assembleia Distrital. Lá você aprenderá algo que não funciona em muitos clubes. Refiro-me ao trabalho em equipe - das Comissões Executivas e das Avenidas de Serviços -. As comissões do clube têm que se reunir para planejamento e desenvolverem ações integradas às comissões distritais.
Lá você aprenderá as metas e ênfases do Presidente Eleito do Rotary, os objetivos e as premiações aos clubes que atingirem essas metas.
Lembre-se sempre que você será o representante do governador do Distrito, que, por sua vez representa o presidente mundial do Rotary.
Além de tudo, você terá oportunidade de conhecer e se integrar aos presidentes dos clubes de sua área e respectivas esposas. Planeje com eles a realização de pelo menos um seminário conjunto, chamado interclubes, escolhendo um tema de interesse.
4) baixe no My Rotary o "Guia para lideres- governadores assistentes". Imprima e leia todo, antes do GATS.
5) lembre-se: antes de tudo você está assumindo uma importante função como voluntário.
O momento de um voluntário recusar qualquer missão é quando é convidado. Depois de aceita a função, tudo, tudo mesmo, inerente ás atribuições e responsabilidades desse cargo, torna-se obrigatório. Respondeu SIM ao convite, a partir daí tudo passa ser obrigação. Não é um favor que você estará prestando, nem vai depender de sua boa vontade. Aja como se fosse um funcionário contratado.
Você sabe que em todos os outros países é com seriedade, disponibilidade e zelo que o voluntariado trabalha.
Infelizmente, no Brasil, existe a figura do entupidor de função. Entupir uma função significa aceitar o cargo, assumir a missão para, em seguida, cruzar os braços e não fazer mais nada. Não faz e não deixa fazer porque ele está lá, entupindo a função.
Caro Governador Assistente.
Sua liderança será fundamental para o êxito do governador do distrito. Observe as máximas:
- Um grande líder é aquele que nada teme, nem mesmo uma ideia nova.
- O verdadeiro líder pensa globalmente e age localmente.
- O líder autêntico é aquele que pensa grande. Pensar grande é pensar no tempo dos outros, no tempo dos que virão depois de nós.
Importante:
Clique no link abaixo e leia o texto que escrevi sobre as atribuições do Governador Assistente, publicado na revista Rotary Brasil de setembro de 2004.
http://albertobittencourt.blogspot.com.br/2013/05/o-governador-assistente.html
Clique no link abaixo e leia o texto que escrevi sobre as atribuições do Governador Assistente, publicado na revista Rotary Brasil de setembro de 2004.
http://albertobittencourt.blogspot.com.br/2013/05/o-governador-assistente.html
Estes são os meus conselhos.
Abraços e sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário